Ligue-se a nós

REGIÕES

BRAGANÇA APRESENTA PLANO PARA A MOBILIDADE

O município de Bragança apresenta, no sábado, o Plano para a Mobilidade Sustentável com a aposta em mais espaço para bicicletas e peões e novidades nos transportes públicos urbanos.

Online há

em

A iniciativa assinala a Semana Europeia da Mobilidade com o lema “uma nova energia para a mobilidade sustentável” e, segundo divulgou hoje a Câmara Municipal, e visa dotar a cidade de “boas condições” para os cidadãos recorrem menos ao automóvel.

A autarquia transmontana pretende incentivar “o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta e as deslocações a pé, bem como o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou de viaturas elétricas”.

O plano está em linha, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, com o trabalho que tem sido desenvolvido para tornar Bragança numa ‘smart city’ (cidade inteligente).

“É importante dar continuidade a esta estratégia para que, num futuro próximo, possamos ser cada vez mais sustentáveis, dotando a cidade de infraestruturas que facilitem a mobilidade e que contribuam, também, para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis para todos”, considerou.

Na cidade, “será criada uma rede ciclável segura e confortável, incluindo o melhoramento dos passeios e ainda a introdução de soluções ‘smart’, como as passadeiras inteligentes”.

Esta rede “visa também garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis”, de acordo com a autarquia.

As principais alterações previstas para concretizar são a construção de ciclovias na avenida Sá Carneiro, a principal avenida da cidade e que se somam aos 22 quilómetros já existentes, assim como a alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares com o estacionamento em espinha.

Mais espaço para peões e esplanadas é outra das medidas, em que se incluiu também a iluminação LED autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia, na avenida Abade Baçal e na Zona Industrial/Núcleo Empresarial.

A Câmara promete também uma reestruturação dos transportes públicos com a aquisição de dois novos autocarros elétricos que possibilitam o transporte de bicicletas, melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos e um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte.

Será ainda disponibilizada informação em tempo real a quem espera pelos autocarros nos abrigos inteligentes, que terão um sistema próprio de produção de energia.

O plano contempla ainda ‘workshops’ com a PSP e Unidade Local de Saúde do Nordeste sobre segurança ciclável e as vantagens para a saúde de andar a pé e de bicicleta.

Outras das medidas previstas é a “implementação de transporte a pedido que sirva as zonas de mais baixa densidade do concelho”.

Anunciada está também a atribuição de bicicletas elétricas de montanha e viaturas elétricas para passeios na natureza nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho, no Parque Natural de Montesinho.

O plano será apresentado, no sábado, no Dia Europeu sem Carros, no centro histórico de Bragança, e a informação ficará disponível durante todo o dia, na praça da Sé, com a exposição “Estratégias do Município” e também a exposição “Frota Elétrica do Município”.

Para os mais pequenos, haverá uma ciclovia onde se vai ensinar as regras de segurança e os principais cuidados a ter para pedalar de forma confortável e segura.

Na fotografia; Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

LUSA

REGIÕES

LISBOA-SEIXAL: POLÍCIA DESMANTELA “ESQUEMA” DE TRÁFICO DE DROGA

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Online há

em

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que efetuou na quinta-feira buscas domiciliárias nas freguesias do Lumiar (Lisboa) e de Fernão Ferro (Seixal), tendo detido dois homens, de 37 e 51 anos, suspeitos de tráfico de droga.

Na sequência desta operação, as autoridades apreenderam 8.931 doses de cocaína, 82.204 de haxixe, assim como 366.280 euros, três armas de fogo, 37 munições, três automóveis e dois motociclos de alta cilindrada, entre outros objetos.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Lisboa para primeiro interrogatório, aguardando medida de coação.

“A PSP tem vindo, de forma incisiva, a combater o tráfico na capital e a quem a ele se dedica, estratégia que se materializa na prossecução de dezenas de operações de investigação criminal nesta área”, sublinha a nota do Cometlis.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: DUAS FAMÍLIAS DESPEJADAS DE CASAS MUNICIPAIS DEVIDO AO TRÁFICO DE DROGA

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Online há

em

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Fonte da autarquia esclareceu esta sexta-feira à Lusa que as duas famílias foram notificadas a 10 de maio pela empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional, Domus Social, de que teriam de sair das habitações.

A “ordem de despejo” foi acionada depois de um dos elementos das respetivas famílias ter sido condenado em tribunal.

“Num dos casos ficou ainda provado que a arguida pertencia a um grupo organizado, cabendo-lhe especificamente a função de armazenar a droga na habitação municipal e de fornecer outros traficantes com estupefacientes ali guardados”, refere.

Segundo o município, a família terá recorrido da ordem de despejo, mas o tribunal deu razão à Câmara do Porto.

“O município do Porto não permitirá a utilização das casas de habitação social para tráfico de droga e/ou quaisquer outros fins ilícitos”, salienta.

No final de março, a Câmara do Porto despejou outras quatro famílias, três no Agrupamento da Pasteleira e uma no bairro Dr. Pinheiro Torres, que também eram usadas para tráfico de droga.

“A resolução deste tipo de situações, para além de proteger e zelar pelo património municipal, visa, acima de tudo, garantir a segurança e qualidade de vida dos restantes moradores do parque de habitação pública e dos munícipes em geral”, acrescenta.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS