Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA APRESENTA PLANO PARA A MOBILIDADE

O município de Bragança apresenta, no sábado, o Plano para a Mobilidade Sustentável com a aposta em mais espaço para bicicletas e peões e novidades nos transportes públicos urbanos.

Datas:

em

A iniciativa assinala a Semana Europeia da Mobilidade com o lema “uma nova energia para a mobilidade sustentável” e, segundo divulgou hoje a Câmara Municipal, e visa dotar a cidade de “boas condições” para os cidadãos recorrem menos ao automóvel.

A autarquia transmontana pretende incentivar “o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta e as deslocações a pé, bem como o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou de viaturas elétricas”.

O plano está em linha, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, com o trabalho que tem sido desenvolvido para tornar Bragança numa ‘smart city’ (cidade inteligente).

“É importante dar continuidade a esta estratégia para que, num futuro próximo, possamos ser cada vez mais sustentáveis, dotando a cidade de infraestruturas que facilitem a mobilidade e que contribuam, também, para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis para todos”, considerou.

Na cidade, “será criada uma rede ciclável segura e confortável, incluindo o melhoramento dos passeios e ainda a introdução de soluções ‘smart’, como as passadeiras inteligentes”.

Esta rede “visa também garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis”, de acordo com a autarquia.

As principais alterações previstas para concretizar são a construção de ciclovias na avenida Sá Carneiro, a principal avenida da cidade e que se somam aos 22 quilómetros já existentes, assim como a alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares com o estacionamento em espinha.

Mais espaço para peões e esplanadas é outra das medidas, em que se incluiu também a iluminação LED autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia, na avenida Abade Baçal e na Zona Industrial/Núcleo Empresarial.

A Câmara promete também uma reestruturação dos transportes públicos com a aquisição de dois novos autocarros elétricos que possibilitam o transporte de bicicletas, melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos e um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte.

Será ainda disponibilizada informação em tempo real a quem espera pelos autocarros nos abrigos inteligentes, que terão um sistema próprio de produção de energia.

O plano contempla ainda ‘workshops’ com a PSP e Unidade Local de Saúde do Nordeste sobre segurança ciclável e as vantagens para a saúde de andar a pé e de bicicleta.

Outras das medidas previstas é a “implementação de transporte a pedido que sirva as zonas de mais baixa densidade do concelho”.

Anunciada está também a atribuição de bicicletas elétricas de montanha e viaturas elétricas para passeios na natureza nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho, no Parque Natural de Montesinho.

O plano será apresentado, no sábado, no Dia Europeu sem Carros, no centro histórico de Bragança, e a informação ficará disponível durante todo o dia, na praça da Sé, com a exposição “Estratégias do Município” e também a exposição “Frota Elétrica do Município”.

Para os mais pequenos, haverá uma ciclovia onde se vai ensinar as regras de segurança e os principais cuidados a ter para pedalar de forma confortável e segura.

Na fotografia; Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REGIÕESPublicado há 23 horas

FURACÃO LESLIE: ALUNOS NA FIGUEIRA DA FOZ SEM AULAS

O vereador da Educação da Figueira da Foz, Nuno Gonçalves, disse hoje à agência Lusa que na segunda-feira não haverá...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

FURACÃO LESLIE “DESLIGA” 50 MIL CLIENTES MEO

A Altice Portugal disse hoje que cerca de 50 mil clientes da rede fixa estão com serviços afetados, na sequência...

REGIÕESPublicado há 1 dia

FURACÃO LESLIE DERRUBA ESTAÇÃO EMISSORA DE RÁDIO

Também a comunicação social foi vítima do Furacão Leslie. Na Região Centro a tempestade derrubou a estação emissora da Rádio...

REGIÕESPublicado há 1 dia

FURACÃO LESLIE TROUXE A MAIOR RAJADA DE VENTO DA HISTÓRIA

Uma rajada de vento atingiu os cerca de 176 quilómetros por hora no sábado à noite na Figueira da Foz,...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

GOVERNO DIZ QUE “NÃO HÁ” PROVAS DE FALHAS DO SIRESP

A notícia é do Jornal Público, mas não pode deixar de ser publicada. O Governo "diz" que afinal não há...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 3 dias

MOODY’S TIRA PORTUGAL DO “LIXO” FINANCEIRO

A agência de notação financeira Moody's subiu hoje o 'rating' de Portugal para 'Baa3', com perspetiva estável, retirando o país...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 3 dias

HORAS EXTRA VÃO DESCONTAR MENOS PARA O IRS

Os rendimentos com horas extra poderão vir a beneficiar de uma taxa de retenção na fonte de IRS menor no...

INTERNACIONALPublicado há 3 dias

HACKERS ACEDERAM A 29 MILHÕES DE CONTAS DO FACEBOOK

Uma falha de segurança descoberta em setembro na maior rede social do mundo permitiu a piratas informáticos terem acesso a...

POLÍTICAPublicado há 3 dias

PROFESSORES AMEAÇAM COM GREVE ATÉ … AGOSTO DE 2019

Os professores prolongarão até agosto de 2019 a greve prevista para entre 15 de outubro e 31 de dezembro deste...

REGIÕESPublicado há 3 dias

NOVO HOSPITAL PRIVADO EM VILA REAL CRIOU 500 EMPREGOS

O hospital privado da Trofa que abre segunda-feira em Vila Real representa um investimento de 50 milhões de euros e...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS