Connect with us

REGIÕES

BRAGANÇA APRESENTA PLANO PARA A MOBILIDADE

O município de Bragança apresenta, no sábado, o Plano para a Mobilidade Sustentável com a aposta em mais espaço para bicicletas e peões e novidades nos transportes públicos urbanos.

Data:

em

A iniciativa assinala a Semana Europeia da Mobilidade com o lema “uma nova energia para a mobilidade sustentável” e, segundo divulgou hoje a Câmara Municipal, e visa dotar a cidade de “boas condições” para os cidadãos recorrem menos ao automóvel.

A autarquia transmontana pretende incentivar “o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta e as deslocações a pé, bem como o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou de viaturas elétricas”.

O plano está em linha, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias, com o trabalho que tem sido desenvolvido para tornar Bragança numa ‘smart city’ (cidade inteligente).

“É importante dar continuidade a esta estratégia para que, num futuro próximo, possamos ser cada vez mais sustentáveis, dotando a cidade de infraestruturas que facilitem a mobilidade e que contribuam, também, para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis para todos”, considerou.

Na cidade, “será criada uma rede ciclável segura e confortável, incluindo o melhoramento dos passeios e ainda a introdução de soluções ‘smart’, como as passadeiras inteligentes”.

Esta rede “visa também garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis”, de acordo com a autarquia.

As principais alterações previstas para concretizar são a construção de ciclovias na avenida Sá Carneiro, a principal avenida da cidade e que se somam aos 22 quilómetros já existentes, assim como a alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares com o estacionamento em espinha.

Mais espaço para peões e esplanadas é outra das medidas, em que se incluiu também a iluminação LED autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia, na avenida Abade Baçal e na Zona Industrial/Núcleo Empresarial.

A Câmara promete também uma reestruturação dos transportes públicos com a aquisição de dois novos autocarros elétricos que possibilitam o transporte de bicicletas, melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos e um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte.

Será ainda disponibilizada informação em tempo real a quem espera pelos autocarros nos abrigos inteligentes, que terão um sistema próprio de produção de energia.

O plano contempla ainda ‘workshops’ com a PSP e Unidade Local de Saúde do Nordeste sobre segurança ciclável e as vantagens para a saúde de andar a pé e de bicicleta.

Outras das medidas previstas é a “implementação de transporte a pedido que sirva as zonas de mais baixa densidade do concelho”.

Anunciada está também a atribuição de bicicletas elétricas de montanha e viaturas elétricas para passeios na natureza nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho, no Parque Natural de Montesinho.

O plano será apresentado, no sábado, no Dia Europeu sem Carros, no centro histórico de Bragança, e a informação ficará disponível durante todo o dia, na praça da Sé, com a exposição “Estratégias do Município” e também a exposição “Frota Elétrica do Município”.

Para os mais pequenos, haverá uma ciclovia onde se vai ensinar as regras de segurança e os principais cuidados a ter para pedalar de forma confortável e segura.

Na fotografia; Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

LUSA

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 14 horas

TAÇA DE PORTUGAL: LEIXÕES SURPREENDEU E VENCEU O TONDELA

O Leixões, da II Liga, eliminou hoje o Tondela, do primeiro escalão, após vencer por 4-2 nos penáltis, depois de...

DESPORTOPublicado há 14 horas

FC PORTO VENCE MOREIRENSE E SEGUE PARA OS QUARTOS DA TAÇA DE PORTUGAL (vídeo)

O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na...

SOCIEDADEPublicado há 14 horas

MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES VACINADOS CONTRA A GRIPE

Mais de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, representando dois...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

PROFESSORES LANÇAM ULTIMATO AO GOVERNO

Os sindicatos de professores ameaçaram hoje 'bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo' se o Governo não abrir negociações sobre...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

MÉDIA CAPITAL ‘GARANTE’ QUE A LUZ DE SINALIZAÇÃO DA ANTENA ESTAVA A FUNCIONAR

Média Capital 'garante' que a luz de sinalização estava a funcionar; mas técnicos dizem que 'é difícil' de garantir.

REGIÕESPublicado há 17 horas

LISBOA DUPLICA A TAXA TURÍSTICA DE 1 PARA 2 EUROS

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje a duplicação da Taxa Turística na capital, de um para dois euros...

SOCIEDADEPublicado há 19 horas

PEÇAS DO HELICÓPTERO DO INEM À VENDA NO OLX

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem identificados os furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo, mas...

REGIÕESPublicado há 20 horas

TRÊS HOMENS ‘APANHADOS’ A ROUBAR COMBUSTÍVEL AO EXÉRCITO

A PSP de Espinho identificou três homens com idades entre 41 e 44 anos, que estavam alegadamente a furtar gasóleo...

POLÍTICAPublicado há 22 horas

MARCELO DIZ QUE: ‘A SER VERDADE, O ESTADO FALHOU’

O Presidente da República afirmou hoje que caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero...

JUSTIÇAPublicado há 1 dia

RELATÓRIO PRELIMINAR DA PROTECÇÃO CIVIL APONTA FALHAS

O relatório preliminar da proteção civil aponta para falhas nos procedimentos e vai ser enviado hoje aos ministros da Defesa...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS