RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

BRAGANÇA E COIMBRA LIDERAM ACEITAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM PORTUGAL

O estudo Energias Renováveis – Perceção e Atitudes dos Portugueses, elaborado pela Marktest para a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), revela um forte apoio à transição energética a nível regional.

Bragança lidera o índice de aceitação local, seguida de perto por Coimbra e Viseu, ambos com uma taxa de aprovação de 80%.

A análise demonstra uma recetividade alargada em todo o território continental. No topo do ranking surgem também Portalegre, com 79%, e o Porto, com 77%. Regiões como Beja, Braga, Setúbal e Lisboa mantêm níveis de apoio acima dos 74%, evidenciando um consenso que atravessa diferentes geografias e realidades socioeconómicas.

A nível nacional, os dados são ainda mais expressivos: 91% dos cidadãos defendem o reforço do investimento em energias limpas em detrimento dos combustíveis fósseis.

Para 90% dos inquiridos, a instalação de novas centrais de produção renovável é considerada uma prioridade estratégica para o país. Quanto às motivações para este apoio, os portugueses destacam dois fatores principais com igual peso de 66%: a redução do custo da eletricidade e o contributo para o combate às alterações climáticas.

O trabalho de campo decorreu entre março e abril de 2026, com 1.999 entrevistas realizadas a residentes em Portugal Continental, entre os 15 e os 64 anos.

A recolha de dados foi feita através de métodos CAWI e CATI, garantindo a representatividade demográfica, com uma margem de erro máxima de 2,19 pontos percentuais.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

CCDR NORTE: 4,3 MILHÕES PARA MEIOS DE COMBATE AOS INCÊNDIOS

Rádio Regional

VIMIOSO: NOVO CONCURSO LANÇADO PARA LIGAÇÃO CARÇÃO-VIMIOSO

Rádio Regional

GP DOURO INTERNACIONAL 2026: DE VILA REAL À FOZ DO PORTO

Rádio Regional

AF BRAGANÇA ESCLARECE CLUBES SOBRE NOVAS REGRAS 2026/2027

Rádio Regional

VILA REAL: GNR DETÉM HOMEM POR SUPEITA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Rádio Regional

MIRANDA DO DOURO: ENCONTRO IBÉRICO DE RAÇAS AUTÓCTONES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.