Connect with us

SOCIEDADE

BUROCRACIAS ATRASAM A ENTREGA DE MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS

A entrega dos vouchers do Ministério da Educação para que os pais dos alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade tenham manuais escolares gratuitos está atrasada. E a culpa é da burocracia associada ao processo.

Data:

em

A entrega dos vouchers do Ministério da Educação para que os pais dos alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade tenham manuais escolares gratuitos está atrasada. E a culpa é da burocracia associada ao processo.

Uma fonte do Ministério da Educação assegura ao Jornal de Notícias que o processo está a decorrer de forma normal, com a plataforma Mega, criada para a distribuição dos manuais escolares gratuitas, “a funcionar como previsto”.

O Ministério nota que 67% dos estudantes, ou seja, cerca de 335 mil alunos, abrangidos pela medida já estão inscritos na plataforma e que já há encarregados de educação a irem às livrarias trocar os vouchers pelos livros escolares, conforme relata o JN.

Mas do lado das escolas e dos pais nota-se o atraso no processo que se deverá à burocracia, atesta o JN, frisando que a necessidade de confirmar os números de contribuinte dos encarregados de educação está a complicar a distribuição dos manuais.

O jornal apurou que os agrupamentos de escolas têm estado a contactar milhares de encarregados de educação para confirmar os seus números fiscais na plataforma Mega, um processo essencial para a distribuição dos vouchers.

E há casos em que as escolas se viram mesmo obrigadas a contratar assistentes operacionais para telefonarem aos pais, como relata o presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamento e Escolas Públicas, Filinto Lima, em declarações ao JN.

A complicar o processo está também o atraso na constituição das turmas, motivado pela greve às avaliações que perturbou o fim do passado ano lectivo. Com os funcionários das secretarias ocupados com as transferências de alunos entre escolas e a constituição das turmas, não sobram mãos para o processo de distribuição dos vouchers.

ZAP

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 4 horas

FC PORTO VENCE NOS AÇORES E REVALIDA LIDERANÇA (vídeo)

O FC Porto soma a décima terceira vitória consecutiva. Em Ponta Delgada o porto venceu por 1-2 após estar temporariamente...

SOCIEDADEPublicado há 5 horas

HELICÓPTERO DO INEM DESPENHOU-SE EM VALONGO

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros estará “desaparecido”, depois das comunicações com...

REGIÕESPublicado há 7 horas

MINISTRA DA CULTURA: FOZ CÔA ‘PRECISA’ DE NOVOS PÚBLICOS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje em Vila Nova de Foz Côa que é preciso atrair novos públicos...

SOCIEDADEPublicado há 8 horas

PROFESSORES MANIFESTAM-SE CONTRA A SEGURANÇA SOCIAL

Cerca de 30 professores contratados com horários incompletos, que se dizem lesados pelos descontos para a Segurança Social, manifestaram-se hoje...

DESPORTOPublicado há 9 horas

CHAVES: NOVO TREINADOR E VELHAS DERROTAS (vídeo)

Na estreia do novo treinador Tiago Fernandes, o Chaves sofreu em casa uma nova derrota: Chaves 1 - Moreirense 2.

DESPORTOPublicado há 9 horas

VEJA AQUI OS GOLOS: CHAVES 1 – MOREIRENSE 2

Veja aqui todos os golos do Chaves 1 - Moreirense 2 (vídeo).

REGIÕESPublicado há 1 dia

CARRIS VAI INVESTIGAR O ACIDENTE DO ELÉCTRICO

A empresa rodoviária Carris vai abrir um inquérito detalhado para apurar quais as razões que levaram ao descarrilamento de um...

REGIÕESPublicado há 1 dia

LISBOA: ELÉCTRICO DESCARRILOU E PROVOCOU 28 FERIDOS LIGEIROS

As autoridades conseguiram já desencarcerar todas as vítimas do descarrilamento do elétrico da carreira 28, em Lisboa, que provocou 28...

DESPORTOPublicado há 1 dia

SANTA CLARA ACREDITA NA VITÓRIA FRENTE AO FC PORTO

O treinador do Santa Clara admitiu hoje que quer manter "identidade" da equipa para vencer o líder FC Porto este...

REGIÕESPublicado há 1 dia

AUTARQUIA DE GAIA ANUNCIA NOVA LIGAÇÃO FLUVIAL AO PORTO

Dois autocarros anfíbios, cada um orçado em um milhão de euros, vão fazer a ligação entre Crestuma e o cais...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS