A mudança aprovada pelo senado canadiano (225 votos a favor, 74 contra) alterou em muito pouco o hino nacional do país. Ainda assim, a alteração prende-se com a tentativa de criar uma versão sem género da mesma escritura.
Onde se lia, ou se cantava, “verdadeiro amor patriota em todos os seus filhos”, passa agora a entoar-se “verdadeiro amor patriota em todos nós”.
De acordo com a imprensa canadiana, a proposta de alteração já não era nova. Aliás, já tinham sido feitas 12 tentativas de alterar o hino, desde que em 1980, o ‘Canadá’ tomou o lugar de, ‘God Save The Queen’, tornando-se oficialmente o hino do país.
O primeiro-ministro, Justin Trudeau, eleito em outubro passado, mostrou-se radiante com a conquista do seu governo que dá um grande passo para a igualdade de géneros.
“Mais um passo positivo rumo à igualdade de género”, escreveu no Twitter o governante que já tinha divido os seus 30 ministérios irmãmente entre homens e mulheres.

