RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

CARÊNCIA DE RECURSOS NO ENSINO ESPECIAL AFETA MILHARES DE ALUNOS EM PORTUGAL

Portugal regista quase 100 mil alunos com necessidades educativas específicas para apenas oito mil docentes da área. O aumento de 29% destes estudantes na última década, aliado à escassez de terapeutas, sobrecarrega as famílias e compromete janelas críticas de intervenção precoce no ensino.


Os dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência revelam que, no presente ano letivo, o sistema educativo conta com 98.200 alunos com medidas de suporte à aprendizagem, um crescimento acentuado face à última década. Para responder a esta procura, o número de docentes de Educação Especial mantém-se abaixo dos oito mil, resultando numa média de um professor para cada 12 alunos. Esta escassez estende-se a áreas como a psicologia e as terapias da fala e ocupacional, motivando críticas de associações e diretores escolares, que classificam o setor como o mais desfavorecido do sistema de ensino.

O défice de respostas públicas tem impulsionado a procura pelo setor privado, onde as famílias tentam evitar a perda de janelas críticas de desenvolvimento. Centros especializados, como a SalusLive em Braga, reportam um aumento expressivo na procura de apoio externo enquanto as crianças aguardam avaliações ou medidas estatais. Este cenário gera um impacto financeiro e emocional significativo, com custos acumulados em terapias semanais e desgaste na gestão diária das necessidades dos menores, agravando a desigualdade no acesso à educação inclusiva.

Especialistas alertam que o atraso na intervenção prejudica a plasticidade cerebral característica dos primeiros anos de vida, comprometendo a eficácia das terapias a longo prazo. A dependência de recursos familiares cria uma clivagem entre quem pode assegurar apoio imediato e quem permanece em listas de espera prolongadas. A necessidade de reforço da capacidade de resposta dos sistemas educativo e de saúde é vista como fundamental para garantir que a condição socioeconómica não determine o sucesso do desenvolvimento de cada criança.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ECLIPSE: METEOROLOGIA VAI PERMITIR UMA BOA OBSERVAÇÃO

Rádio Regional

MONTENEGRO NA PRAIA APÓS DIZER QUE NÃO TIRARIA FÉRIAS DE VERÃO

Rádio Regional

INCÊNDIOS: MAIS FOGOS E ÁREA ARDIDA ATÉ JULHO DE 2026

Rádio Regional

TRIBUNAL DE CONTAS “PERDOA” INFRAÇÕES FINANCEIRAS A LUÍS NEVES

Rádio Regional

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CRESCEM 13,3% NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2026

Rádio Regional

PLÁSTICO E BEATAS DE CIGARRO DOMINAM RESÍDUOS EM PRAIAS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.