RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

CIBERSEGURANÇA: UNIÃO EUROPEIA APROVA REDE DE SATÉLITES PARA ‘COMUNICAÇÃO SEGURA’

Os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) apoiaram hoje, na cimeira do espaço de Toulouse, em França, a estratégia para a conectividade segura, que prevê uma rede de satélites que gere “comunicações confiáveis, seguras e económicas”.

O apoio foi manifestado pelos ministros com a tutela das atividades espaciais numa reunião informal do Conselho Competitivo da UE sobre o espaço, que decorreu em Toulouse, sob a presidência francesa do Conselho da UE, e que era uma das reuniões previstas na cimeira. Portugal esteve representado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

“Nós, os 27, estamos de acordo na necessidade de haver uma constelação europeia autónoma que garanta um acesso à internet de alta velocidade”, afirmou o anfitrião do encontro, o ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Le Maire.

A estratégia da UE para a conectividade segura visa, segundo a Comissão Europeia, criar uma rede de satélites para gerar “comunicações confiáveis, seguras e económicas” que apoiem “infraestruturas críticas”, como as de energia, saúde e centrais de dados, ações de “gestão de crise”, como a ajuda humanitária, ou a vigilância do espaço marítimo e aéreo.

A rede possibilitará aceder a banda larga de alta velocidade em toda a Europa, complementando os sistemas de navegação por satélite Galileo/EGNOS e de observação da Terra Copernicus, e fornecer proteção contra ataques cibernéticos na internet, mantendo os europeus ligados “inclusive durante ataques ou desempenho reduzido de infraestruturas terrestres”.

Usando tecnologias baseadas na criptografia quântica, que permite criar e partilhar uma chave secreta para criptografar e decifrar mensagens, o sistema “será crucial para ajudar a UE a comunicar de uma forma que impeça que terceiros escutem ou intercetem informações vitais, sensíveis e confidenciais para os Estados-membros”.

Bruxelas estima que este novo sistema de conectividade por satélite tenha um custo de seis mil milhões de euros.

“A questão financeira não foi abordada, é preciso avançar passo a passo. Hoje, o principal era ter um acordo político”, frisou o ministro Bruno Le Maire.

O titular francês da Economia e Finanças defendeu que o lançamento da nova constelação de satélites é um passo adicional em prol da soberania europeia e de uma menor dependência face a outros países, em particular da China e dos Estados Unidos.

“Não queremos depender de outras potências para o uso do espaço, queremos um sinal soberano. É a primeira vez que a Europa o afirma de forma tão clara”, disse Le Maire, numa conferência de imprensa após a reunião informal do Conselho Competitivo da UE sobre o espaço.

A nova rede de satélites deverá incluir cerca de 250 satélites na órbita baixa, com os primeiros a estarem operacionais em 2024.

Os Estados-membros da UE entendem que a rentabilidade comercial desta rede deve ser garantida.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

LIGA EUROPA: BENFICA GOLEIA ST. GALLEN E “SEGUE EM FRENTE”

Rádio Regional

VILLAS-BOAS TENTOU CONTRATAR ROBERT LEWANDOWSKI

Rádio Regional

COMBUSTÍVEIS SOBEM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA E SUPERAM DOIS EUROS

Rádio Regional

SL BENFICA: DERROTA NA SUÍÇA NA ESTREIA DE MARCO SILVA

Rádio Regional

ALEMANHA: JURGEN KLOPP SUCEDE A JULIAN NAGELSMANN NA SELEÇÃO

Rádio Regional

ALENTEJO LITORAL ULTRAPASSA ALGARVE COMO DESTINO PREFERIDO NO VERÃO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.