Connect with us

INTERNACIONAL

CIENTISTAS ALERTAM PARA A “EXTINÇÃO DA VIDA” EM MASSA

A sexta extinção em massa na história da Terra está a caminho e será mais agressiva que as anteriores. A conclusão é do estudo “Biological annihilation via the ongoing sixth mass extinction signaled by vertebrate population losses and declines”.

Datas:

em

A sexta extinção em massa na história da Terra está a caminho e será mais agressiva que as anteriores. A conclusão é do estudo “Biological annihilation via the ongoing sixth mass extinction signaled by vertebrate population losses and declines”.

A sexta extinção em massa na história da Terra está a caminho e será mais agressiva que as anteriores, fruto da “aniquilação biológica” da vida selvagem que se tem verificado nas últimas décadas. O estudo Biological annihilation via the ongoing sixth mass extinction signaled by vertebrate population losses and declines, publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States), determinou que “as extinções de população atuais são ordens de grandeza mais frequentes do que as extinções de espécies”.

No entanto, elas constituem um prelúdio para a extinção das espécies. “Então, o sexto episódio de extinção em massa da Terra avançou mais do que a maioria acha. A enorme perda de população já está a prejudicar os serviços que os ecossistemas proporcionam à civilização”, escrevem os cientistas nas conclusões do ensaio, que fez uma investigação geográfica através da distribuição de cada espécie pelos diferentes locais do ‘Planeta Azul’ ou por países em particular desde o ano de 1900.

Segundo os autores do relatório científico, Gerardo Ceballos, Paul Ehrlich e Rodolfo Dirz, basta olharmos para os mapas, que nos apercebemos de que até 50% do número de espécies de animais que antes partilhavam a Terra connosco já despareceram, assim como milhares de milhões de habitantes. “A consequente aniquilação biológica terá, obviamente, sérias consequências ecológicas, económicas e sociais. A humanidade acabará por pagar um preço muito alto pela diminuição do único conjunto de vida que conhecemos no universo”, esclarecem os especialistas na investigação, de acordo com o The Guardian.

O colunista da CNN e especialista em aquecimento global John D. Sutter também já tinha alertado para este fenómeno. Na sua opinião, estamos a a menos de duas décadas de distância da próxima extinção em massa no planeta Terra e a primeira causada pelos seres-humanos. “Estamos a queimar combustíveis fósseis e consequentemente a aquecer o planeta; transformamos pedaços maciços de terra em quintas; causamos a disseminação de espécies e doenças invasoras em todo o mundo”, explicou o perito. “Consumimos cada vez mais recursos; e causamos todo o tipo de problemas para os oceanos, desde a sobrepesca até enche-lo de plástico”.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.


INSTALA APLICAÇÃO DA RÁDIO REGIONAL

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHAVES BATEU E CONVENCEU O PORTIMONENSE

O Desportivo de Chaves regressou hoje aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Portimonense,...

DESPORTOPublicado há 22 horas

SALVIO “SALVA” BENFICA JÁ NOS DESCONTOS (vídeo)

Já nos descontos, Salvio "salvou" o Benfica e mantém a chama do título viva. Com esta vitória o benfica regressa...

DESPORTOPublicado há 23 horas

BARCELONA CONQUISTA TAÇA DO REI

O FC Barcelona conquistou hoje a sua 30.ª Taça do Rei de Espanha em futebol, a quarta consecutiva, após golear...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 1 dia

TRABALHADORES DA “ÁGUAS DE PORTUGAL” EM GREVE A 24 DE ABRIL

Os trabalhadores do grupo Águas de Portugal (AdP) marcaram greve nacional para a próxima terça-feira, 24 de abril, pelo aumento...

DESPORTOPublicado há 1 dia

MÁRIO PATRÃO LIDERA RALI MOROCCO DESERT CHALLENGE

O motard Mário Patrão (KTM) manteve hoje a liderança do Rali Morocco Desert Challenge em todo o terreno, enquanto o...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

DBRS SOBE RATING A PORTUGAL

A agência de notação financeira DBRS melhorou o 'rating' atribuído a Portugal de 'BBB (baixo)' para 'BBB', com perspectiva estável,...

MÚSICA & CINEMAPublicado há 2 dias

MORREU O “SUPER DJ” AVICCI

O DJ e produtor sueco Avicii morreu hoje, aos 28 anos, na capital de Omã, Mascate, avançaram vários meios de...

REGIÕESPublicado há 2 dias

PILOTO APONTA “FALHAS” AO AEROPORTO DA MADEIRA

O piloto de aviação comercial André Sales Caldeira disse hoje na Assembleia Legislativa que o aeroporto da Madeira tem "lacunas"...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

ABUSADOR DE MENORES CONDENADO A PENA SUSPENSA

O tribunal de Viana do Castelo condenou hoje um explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo...

POLÍTICAPublicado há 2 dias

RUI RIO DENUNCIA MAIS FALHAS GRAVES DO HOSPITAL SÃO JOÃO (PORTO)

O líder do PSD criticou hoje a "má gestão" do Governo na área da saúde, denunciando que está fechada a...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

FUTEBOL EM DIRETO

KEYWORDS

AS MAIS LIDAS