RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

COIMBRA: HOSPITAL REALIZA OPERAÇÃO PIONEIRA EM PORTUGAL – CHUC

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou pela primeira vez uma intervenção percutânea na válvula tricúspide, com o dispositivo Pascal, um tratamento pioneiro a nível nacional, foi hoje anunciado.

A intervenção decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC).

“O tratamento consistiu numa intervenção minimamente invasiva, não cirúrgica, para a reparação da insuficiência tricúspide grave e sintomática e compreendeu a colocação de dois clipes nos folhetos da válvula tricúspide, permitindo uma redução importante da insuficiência valvular, o que permitirá a melhoria das queixas de insuficiência cardíaca do doente”, explica, citado na nota de imprensa, o diretor do serviço de cardiologia do CHUC, Lino Gonçalves.

“Não se registaram complicações ou intercorrências e o doente teve alta no dia seguinte”, acrescentou.

De acordo o diretor do serviço de cardiologia, a regurgitação desta válvula cardíaca “provoca o refluxo de sangue do ventrículo direito para a aurícula direita com consequências nefastas para o doente”.

Nestes casos, as opções de correção da insuficiência tricúspide “estavam limitadas à cirurgia cardíaca”.

No entanto, esta intervenção menos invasiva “vai possibilitar o tratamento de mais doentes com esta patologia, sobretudo naqueles mais idosos, frágeis e com elevado risco cirúrgico e que frequentemente não tinham acesso a qualquer tratamento valvular para ajudar à sua estabilização clínica”, sublinha.

A equipa de cardiologia da Unidade de Intervenção Cardiovascular (UNIC) do CHUC foi constituída pelos médicos Marco Costa (Coordenador da UNIC), Luís Paiva e Ana Botelho, com o apoio de uma equipa de médicos e técnicos do Hospital Clínic de Barcelona, Espanha.

VEJA AINDA:

COVID-19: UNIVERSIDADE DE COIMBRA AVALIA REAÇÕES EMOCIONAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Lusa

CINCO DISTRITOS EM ALERTA AMARELO DEVIDO À CHUVA, NEVE E AGITAÇÃO MARÍTIMA

Lusa

PORTO: FEIRA DO CERCO VAI ENCERRAR DEFINITIVAMENTE

Lusa

AÇORES: MAU TEMPO CAUSOU PREJUÍZOS DE QUATRO MILHÕES NA REDE VIÁRIA

Lusa

COVID-19: EUA CLASSIFICAM PORTUGAL EM RISCO ‘MUITO ELEVADO’ E DESACONSELHAM VIAGENS

Lusa

VILA NOVA DE GAIA: FESTEJOS ALUSIVOS AO NATAL E ANO NOVO CANCELADOS

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit