RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

COIMBRA: PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO DETEÇÃO PRECOCE DA LEUCEMIA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro apresentam na quinta-feira, em Coimbra, um “projeto transfronteiriço inovador de investigação e deteção precoce da leucemia”, foi hoje anunciado.

Designado “IDIAL_NET – Rede Transfronteiriça de Inovação no Diagnóstico Precoce da Leucemia para um envelhecimento saudável”, o projeto é coordenado pela Fundação de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca (FICUS).

A apresentação pública ocorrerá na quinta-feira, pelas 15:30, no auditório da Unidade de Alcoologia de Coimbra (Quinta da Conraria, junto ao Hospital Sobral Cid).

Esta rede multidisciplinar ibérica é financiada pela União Europeia em 1,15 milhões de euros – no âmbito do programa INTERREG/POCTEP, envolvendo a Região Centro de Portugal e a Região de Castela e Leão, em Espanha.

Tem como prioridade promover a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro do sangue (leucemia linfocítica crónica, a leucemia mais frequente no mundo ocidental) e das complicações da doença.

Entre os seus objetivos estão ainda “a implementação de estudos de triagem na população adulta para deteção de células específicas (linfocitose B monoclonal) que permitem identificar estádios pré-malignos da doença”, refere a Universidade de Coimbra (UC), em nota divulgada hoje.

O aumento do conhecimento sobre a evolução deste tipo de cancro e o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico minimamente invasivas e inovadoras e altamente sensíveis, são também metas do projeto.

O consórcio prevê a transferência do conhecimento adquirido para os Sistemas Regionais de Saúde dos dois países: rede do Serviço Nacional de Saúde em Portugal e sua equivalente em Espanha.

“O consórcio do projeto IDIAL_NET – que envolve investigadores altamente especializados nas áreas da saúde pública, oncologia, hematologia, envelhecimento, genética e diagnóstico laboratorial e com vasta experiência em robótica e desenvolvimento de dispositivos médicos – é constituído por oito parceiros, sendo três deles portugueses, a Universidade de Coimbra (representada pela FMUC), a Administração Regional de Saúde do Centro e a empresa conimbricense InfoGene”, informa a UC.

Do lado espanhol, participam no estudo o Centro de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca, a Direção-Geral de Saúde Pública de Castela e Leão, o Centro Tecnológico CARTIF de Valladolid e as empresas Cytognos e InmunoStep.

VEJA AINDA:

FIGUEIRA DA FOZ ESTUDA CONSTRUÇÃO DE ESTACIONAMENTO DE APOIO AO MERCADO MUNICIPAL

Lusa

GRIPE DAS AVES DETETADA EM PORTUGAL E MEDIDAS DE CONTROLO JÁ FORAM ATIVADAS – DGAV

Lusa

COVID-19: TESTE EXIGIDO EM EVENTOS DESPORTIVOS AO AR LIVRE ACIMA DE 5000 ESPETADORES

Lusa

COVID-19: DOSE DE REFORÇO PARA MAIORES DE 50 VACINADOS COM JANSSEN ARRANCA DOMINGO – DGS

Lusa

ALMADA: HOSPITAL ENCERRA URGÊNCIA DE PEDIATRIA DEVIDO A INFEÇÃO DA VARIANTE ÓMICRON

Lusa

DOZE MUNICÍPIOS FORMALIZAM CANDIDATURA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA EM 2027

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit