Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

CONFIRMADO: OS EUA INVESTIGAM “OVNI’s” (vídeo)

O Pentágono admitiu ter financiado um programa secreto milionário para investigar aparições de objetos voadores não identificados (OVNIS), mas que afirma estar encerrado. Porém, uma investigação recente do New York Times sugere que este ainda está em execução.

Online há

em

O Pentágono admitiu ter financiado um programa secreto milionário para investigar aparições de objetos voadores não identificados (OVNIS), mas que afirma estar encerrado. Porém, uma investigação recente do New York Times sugere que este ainda está em execução.

De acordo com o Departamento de Defesa, o programa foi encerrado em 2012. No entanto, no passado sábado, dia 16, o New York Times publicou uma reportagem que indica o contrário. Segundo o jornal, os funcionários continuam a estudar incidentes apontados pelos membros do serviço militar dos Estados Unidos, paralelamente às suas atividades regulares no Pentágono.

Apelidado de Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais, terá estado em funcionamento de 2007 a 2012 e recebeu 12 milhões de dólares (aproximadamente 18,6 milhões de euros) por cada ano de financiamento, algo escondido no gigantesco orçamento do Pentágono.

“No orçamento de 600 mil milhões de dólares do Departamento de Defesa, os 22 milhões gastos no Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais era quase impossível de encontrar”, escreve o NY Times.

Iniciado em 2007, uma grande fatia terá sido financiada, numa fase primordial, a pedido de Harry Reid, um ex-senador democrata do Estado do Nevada e Líder da Maioria no Senado dos Estados Unidos e alguém que há muito tempo se demonstra um entusiasta na matéria. A maioria do investimento foi direcionado para a empresa de investigação aeroespacial liderada pelo multimilionário e empreendedor (e amigo de longa data de Reid) Robert Bigwlow — que atualmente se encontra a trabalhar com a NASA para produzir uma nave expansível a humanos para ser utilizada no espaço. Este último, ao “60 Minutos” da CBS, em maio, confidenciou que estava “absolutamente convencido” que extraterrestres existiam e que Objetos Voadores Não Identificados (OVNI) visitaram a Terra.

O programa elaborou documentos que descrevem aparições de alegados “voadores não identificados” que, ao que é possível apurar no material envolvido, se deslocavam rapidamente e sem sinais visíveis de propulsão ou meios aparentes para o fazer.

Funcionários do programa examinaram igualmente vídeos dos encontros de aeronaves militares norte-americanas com objetos desconhecidos. Segundo a investigação levada a cabo pelo jornal, num deles, divulgado em agosto, é possível constatar um objeto oval branco do tamanho de um avião a ser perseguido por dois jatos da Marinha de um porta-aviões da costa da Califórnia em 2004.

Contudo, o Times falou com Sara Seager, uma astrofísica do M.I.T (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que alertou para o facto de que ainda que não seja possível saber a origem de um objeto, não quer dizer que este seja de outro planeta ou galáxia. Porém, não descarta os méritos do programa.

“Quando as pessoas afirmam que testemunharam um fenómeno pouco habitual, às vezes vale a pena investigar de forma séria”, disse. “O que as pessoas às vezes não percebem acerca da ciência é que nós temos fenómenos que se mantém inexplicados”, concluiu.

James Edward Oberg, antigo engenheiro do Programa Shuttle da NASA e autor de 10 livros sobre viagens espaciais e que exibe frequentemente, segundo o Times, uma visão contraditória aos avistamentos de OVNI’s, também se demonstra algo cético.

“Existem vários eventos prosaicos e particularidades percetuais humanas que podem responder por essas histórias. Há muita gente ativa no ar que não quer que os outros saibam. Estão felizes a espreitar sem serem reconhecidos no meio do ruído — e incitam isso através da camuflagem”, disse. No entanto, afirmou que poderá “estar alguma pérola ali” e que vê com bons olhos esta investigação.

O Departamento de Defesa, em resposta, remeteu para um comunicado a informação de que o programa foi encerrado. “O Programa de Identificação Avançada de Ameaças de Aviação foi concluído em 2012. Determinou-se que havia outras questões prioritárias que mereciam financiamento e foi com a melhor das intenções que o Departamento procedeu a essa mudança”, pode ler-se num comunicado enviado à ABC News.

“O Departamento de Defesa leva muito a sério todas as ameaças e ameaças potenciais ao nosso povo, aos nossos ativos e às nossas missões, e toma ações quando qualquer informação verosímil aparece”, conclui.

VEJA O VÍDEO OFICIAL DA PERSEGUIÇÃO A UM “ALEGADO” OVNI:
[KGVID]https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2017/12/confirmado-os-eua-investigam-ovnis-video.mp4[/KGVID]

INTERNACIONAL

DESMANTELADA REDE INTERNACIONAL DE NARCOTRÁFICO E BRANQUEAMENTO

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Online há

em

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

A ‘Operação Montana’ resultou de uma cooperação entre as autoridades policiais de Espanha e de Portugal, coordenadas pela Europol, que realizaram 13 buscas e 20 detenções em 06 e 07 de março.

A rede criminosa usava identidades roubadas de cidadãos colombianos, portugueses, espanhóis e venezuelanos, sendo suspeita da ‘lavagem’ de mais de 10 milhões de euros.

Segundo a PJ, a rede era investigada desde 2021 pelas autoridades espanholas – Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional –, com a indicação da participação de cidadãos portugueses, que faziam o transporte de dinheiro e posterior depósito em contas bancárias nacionais, tituladas por portugueses com ligações à diáspora portuguesa na América Latina.

Em Portugal foram realizadas duas buscas domiciliárias na zona de Ílhavo e de Aveiro, visando o principal suspeito, que fazia o transporte de dinheiro de Espanha para Portugal e que recebia indicações de cabecilhas da rede criminosa para a recolha de dinheiro em Espanha.

No transporte para Portugal, o dinheiro era escondido no veículo do suspeito e depois depositado em bancos portugueses, em contas tituladas por outros suspeitos, que pertencem à diáspora portuguesa na América Latina, sobretudo Venezuela.

O principal suspeito português não residia na morada fiscal, em Ílhavo, mas com a família numa “moradia luxuosa” na zona de Aveiro, propriedade de uma empresa em nome da mulher, que foi alvo de buscas, segundo a PJ.

No decurso das buscas, foram apreendidos mais de 40 mil euros em dinheiro, máquinas de contar dinheiro, joias e barras em ouro, documentos bancários, uma arma de fogo e apontamentos escritos que, segundo a PJ, ligam o detido ao branqueamento de dinheiro, oriundo do tráfico de droga em Espanha.

A ‘Operação Montana’ resultou na apreensão de 156 mil euros em dinheiro, barras de ouro avaliadas em 35 mil euros, 50 veículos, joias e relógios de luxo, e no bloqueio de mais de 100 contas bancárias e 10 imóveis com valor superior a três milhões de euros.

“As autoridades espanholas e portuguesas continuam a efetuar diligências para identificar e localizar outros cidadãos relacionados com este esquema de branqueamento”, informa a PJ em comunicado hoje divulgado.

LER MAIS

INTERNACIONAL

MUNDO NÃO ESTÁ A FAZER O SUFICIENTE PARA PROTEGER OS RECIFES DE CORAIS

O mundo não faz o suficiente para proteger os recifes de corais, declarou terça-feira o enviado especial das Nações Unidas para os oceanos, em defesa dos ecossistemas marinhos que protegem a biodiversidade, sustentam a vida marinha e produzem oxigénio.

Online há

em

O mundo não faz o suficiente para proteger os recifes de corais, declarou terça-feira o enviado especial das Nações Unidas para os oceanos, em defesa dos ecossistemas marinhos que protegem a biodiversidade, sustentam a vida marinha e produzem oxigénio.

Em entrevista à The Associated Press, por ocasião de uma conferência internacional sobre os oceanos que decorre na Grécia, Peter Thomson sugeriu que todos os recifes de corais deveriam ser incluídos em áreas marítimas protegidas sob o que se designa por iniciativa “30×30” — um plano para designar 30% das áreas terrestre e marítima até 2030.

Os principais cientistas do tema anunciaram na segunda-feira que os recifes de corais estão a experimentar um branqueamento global pela quarta vez, e a segunda em 10 anos, em resultado do aquecimento global dos oceanos devido às alterações climáticas antropogénicas.

Cientistas da agência dos EUA para os Oceanos e a Atmosfera (NOAA, na sigla em Inglês) e da Iniciativa Internacional para os Recifes de Corais disseram na segunda-feira que o branqueamento ocorre em 53 países, territórios ou economias locais confirmadas desde fevereiro de 2023.

Se bem que muito tenha sido feito para proteger estes recifes no mundo, a causa primária é a queima de combustíveis fósseis, que causa as emissões de gases com efeito de estufa e o aquecimento dos oceanos, disse Thomson.

“Está a ser feito o suficiente? A resposta é claramente ‘não'”, acrescentou. “E o que falta é a transição para sair da queima dos combustíveis fósseis”.

Thomson disse que acredita que alguns corais mais resilientes vai sobreviver, e salientou os esforços para preservar os corais em instalações como aquários.

Mas, interrogou, “está-se a enfrentar uma tragédia colossal dos ecossistemas?”, respondendo de imediato: “Sim, definitivamente. E não o podemos evitar”.

Por vezes descritos como florestas tropicais submarinas, os recifes de corais apoiam um quarto das espécies marinhas e formam barreiras cruciais que protegem as linhas costeiras do impacto das tempestades. Além de também permitirem atividades empresariais nas áreas de turismo, pesca e outras.

“Não se pode te um planeta saudável sem um oceano saudável. E a saúde do oceano está em declínio”, acentuou Thomson.

Este embaixador das Fiji, que foi apontado pelo secretário-geral da ONU para a função de enviado especial para os oceanos em 2017, insistiu: “Não se podem condenar os nossos netos a um mundo sem corais, a um mundo em fogo”.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS