ECONOMIA & FINANÇAS
CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS AUMENTA 17% ATÉ SETEMBRO
A constituição de empresas aumentou 17% entre janeiro e setembro, correspondendo a mais 5.205 empresas do que no período homólogo de 2021, embora registe um abrandamento sucessivo, segundo o barómetro da Informa D&B.
A constituição de empresas aumentou 17% entre janeiro e setembro, correspondendo a mais 5.205 empresas do que no período homólogo de 2021, embora registe um abrandamento sucessivo, segundo o barómetro da Informa D&B.
Segundo a Informa D&B, revelou em comunicado, no primeiro trimestre registou-se um crescimento de 34% de novas empresas, que caiu para 9% no segundo trimestre e para 7% no terceiro.
“Ainda assim, é expectável que o ano de 2022 termine com um número de constituições superior ao de 2021”, estima em comunicado hoje divulgado.
Entre os setores com os maiores crescimentos na criação de novas empresas, o barómetro destaca os transportes (mais 129%), as tecnologias de informação e comunicação (mais 29%), os serviços gerais (mais 25%) e o alojamento e restauração (mais 23%).
No entanto, face ao período antes da pandemia, destaca que a criação de novas empresas ficou 5% abaixo, superando já o ano de 2019 apenas os setores das tecnologias de informação e comunicação (mais 29%), das atividades imobiliárias (mais 20%) e o dos serviços empresariais (mais 2%).
O aumento de constituições entre janeiro e setembro é transversal a todas as regiões, embora a Área Metropolitana de Lisboa concentre grande parte das novas empresas (mais 3.329 constituições, aumentando 29%).
Os setores do retalho, agricultura e outros recursos naturais e indústrias são os únicos setores cujo número de constituições até setembro decresceu face ao mesmo período de 2021, segundo o barómetro.
Mas no retalho a queda é acentuada (12%), sendo também o terceiro maior setor a nível nacional em número de empresas. Com exceção de agosto, o setor do retalho apresentou quedas sete meses, um comportamento transversal aos seus subsetores, com destaque para o retalho de têxtil e moda, generalista e restante retalho.
Apenas o retalho automóvel registou um aumento do número de novas empresas.
Os encerramentos desceram 0,6% entre janeiro e setembro, envolvendo 8.826 empresas, traduzindo menos 50 encerramentos do que no período homólogo anterior.
Segundo o barómetro, mais de metade dos setores apresentam valores inferiores a 2021, sendo o setor grossista o que mais contribui para o decréscimo global do número de encerramentos.
Por sua vez, as insolvências desceram 20% no mesmo período, com o registo de 1.211 novos processos de insolvência, menos 20% face ao período homólogo anterior, e mantendo a tendência verificada há ano e meio.
O setor dos transportes, que é aquele com o maior crescimento na criação de novas empresas, é o único a registar um aumento do número de insolvências, com mais 11 novos processos em 2022.
ECONOMIA & FINANÇAS
TARIFA SOCIAL DE GÁS NATURAL MANTÉM DESCONTO DE 31,2% A PARTIR DE OUTUBRO
O Governo aprovou a manutenção do desconto de 31,2% na tarifa social de gás natural, a partir de outubro, para vigorar no ano gás 2024-2025, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
O Governo aprovou a manutenção do desconto de 31,2% na tarifa social de gás natural, a partir de outubro, para vigorar no ano gás 2024-2025, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
“Este despacho é urgente e inadiável, uma vez que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos deverá submeter até ao dia 31 de março a proposta de tarifas de gás natural para o ano gás 2024-2025 (outubro de 2024 a setembro de 2025) ao Conselho Tarifário e demais entidades para consulta”, refere o despacho assinado pela ainda secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.
O desconto a aplicar nas tarifas de acesso às redes de gás natural mantém-se, assim, nos 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais de gás natural, excluído o IVA, demais impostos, contribuições, taxas e juros de mora que sejam aplicáveis, não sendo a sua aplicação considerada para efeitos de outros apoios atualmente em vigor.
A tarifa social de gás natural é um mecanismo de proteção de consumidores economicamente vulneráveis e de combate à pobreza energética e consiste na aplicação automática de um desconto na tarifa de acesso às redes de gás em baixa pressão.
ECONOMIA & FINANÇAS
ENERGIA: MERCADO LIVRE DE ELETRICIDADE CRESCEU 2,5% EM JANEIRO
O mercado livre de eletricidade alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um crescimento de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15.600 clientes face a dezembro, divulgou hoje o regulador.
O mercado livre de eletricidade alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um crescimento de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15.600 clientes face a dezembro, divulgou hoje o regulador.
Em termos de consumo, registou-se um acréscimo de 212,4 gigawatts-hora (GWh) face ao último mês de 2023, atingindo 43.638 GWh em janeiro, informou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
O consumo no mercado livre representou, em janeiro, mais de 94% do consumo total registado em Portugal continental.
A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (67%) e em consumo (38%).
Em janeiro, a EDP Comercial manteve a liderança no segmento de clientes industriais (23%), enquanto o segmento dos grandes consumidores foi liderado pela Iberdrola (30%).
Já quanto ao mercado liberalizado de gás natural, em janeiro, verificou-se uma redução para um número acumulado de mais de 1,1 milhões de clientes, com uma quebra de 1.466 clientes face a dezembro de 2023.
Em termos de consumo, registou-se um decréscimo de 105 GWh face a dezembro, atingindo 29.288 GWh em janeiro, tendo representado cerca de 95% do consumo total registado em Portugal continental.
A Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (51%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (43%).
No segmento de clientes industriais, a Galp manteve a liderança (38%), bem como no segmento dos grandes consumidores (56%), enquanto a EDP manteve a liderança no segmento das pequenas e médias empresas (39%) e no residencial (41%).
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