RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

COSTA PROMETE VINCULAR PROFESSORES E ACABAR COM O MODELO DE ‘CASA ÀS COSTAS’

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O secretário-geral do PS prometeu hoje, que se voltar a formar Governo, vai acabar com o atual modelo de concurso dos professores, em que andam “com a casa às costas”, acelerando a vinculação dos docentes às escolas.

Esta medida, que consta das linhas gerais do programa eleitoral do PS, foi destacada por António Costa no debate televisivo que teve com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Falando sobre as propostas com que se apresenta às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro, para as quais pede uma maioria, o secretário-geral socialista defendeu que tem uma resposta concreta para “a necessidade da transição geracional dos professores”.

Neste capítulo, o líder do PS e atual primeiro-ministro afirmou querer acabar “de uma vez por todas com este absurdo que é [a carreira docente] ser a única carreira no conjunto do Estado em que durante décadas as pessoas têm de obrigatoriamente se apresentar a concursos e andar com a casa às costas e andar de escola em escola de quatro em quatro anos”.

“É mau para a qualidade educativa, é péssimo para a vida dos professores. Portanto, de uma vez por todas, temos de acabar com este modelo de concurso e acelerar a vinculação dos professores”, declarou.

No programa eleitoral do PS, em matéria de educação, entre outras medidas, prevê-se “alterar o regime de recrutamento, introduzindo fatores de estabilidade reforçada quer no acesso à carreira quer no desenvolvimento dos projetos pedagógicos, reduzindo, sempre que se justifique, a mobilidade entre escolas e possibilitando a vinculação direta em quadro de agrupamento ou quadro de escola”.

O PS promete também “criar incentivos à aposta na carreira docente e ao desenvolvimento de funções docentes em áreas do país onde a oferta de profissionais é cada vez mais escassa e onde a partilha de recursos se mostre fundamental para a manutenção de oferta educativa a formativa”.

VEJA AINDA:

EDUCAÇÃO: ELEVADA ROTATIVIDADE DE PROFESSORES AFETA AS ESCOLAS CARENCIADAS

Lusa

REUTILIZADOS 2,3 MILHÕES DE MANUAIS ESCOLARES DOS 5,4 EMPRESTADOS NO ANO PASSADO

Lusa

TRIBUNAL DE CONTAS ALERTA QUE HÁ 350 MIL COMPUTADORES QUE NÃO CHEGARAM ÀS ESCOLAS

Lusa

QUASE 60% DE NEGATIVAS A MATEMÁTICA NO TERCEIRO CICLO

Lusa

AULAS COMEÇAM NA SEGUNDA SEMANA DE SETEMBRO NOS DOIS PRÓXIMOS ANOS

Lusa

FOSSO QUE SEPARA ESTUDANTES CARENCIADOS DOS RESTANTES CADA VEZ MENOR

Lusa