Connect with us

DESPORTO

CREDORES DO SPORTING A “ARDER”

SAD leonina quer adiar o reembolso da dívida que vence no próximo dia 25 de maio, uma decisão que vai afetar mais de 4.000 investidores que emprestaram 30 milhões de euros à sociedade.

Data:

em

SAD leonina quer adiar o reembolso da dívida que vence no próximo dia 25 de maio, uma decisão que vai afetar mais de 4.000 investidores que emprestaram 30 milhões de euros à sociedade.

A SAD leonina quer adiar o pagamento da dívida que vence já no próximo dia 25 de maio para uma data posterior, isto por causa da turbulência que se vive no clube desde a passada quinta-feira. Presidente e jogadores e sócios estão de costas voltadas na sequência da troca de acusações nas redes sociais e o clima de guerra instalado em Alvalade veio prejudicar a oferta de obrigações que estava para ser lançada no próximo mês — era com este dinheiro que o Sporting ia pagar a emissão antiga que vence agora.

Sem uma nova operação para refinanciamento da dívida, a actual administração liderada por Bruno de Carvalho pretende agora chamar os obrigacionistas para uma assembleia geral onde vai propor que eles sejam reembolsados não no dia 25 de maio mas numa data nunca antes de Novembro de 2018.

Em causa estão obrigações no montante de 30 milhões de euros que foram emitidas há três anos. Na altura, foram 4.241 investidores que participaram na oferta pública de subscrição. Cinco deles aplicaram mais de 500 mil euros. A maioria ficou-se por investimentos abaixo dos 5.000 euros. Mas como estas obrigações podem ser negociadas em mercado secundário, estes títulos podem ter mudado de mãos entretanto — pese embora a fraca liquidez destas obrigações leoninas.

Estes títulos pagam juros todos os semestres. Apresentam uma taxa de juro bruta de 6,25% por ano — oferecendo, em termos líquidos de impostos, uma rentabilidade a rondar os 4,5% anualmente.

Sporting já fez cinco emissões obrigacionistas:

Se o Sporting retiver este dinheiro por mais tempo (mais seis meses, pelo menos), tal como vai propor aos obrigacionistas, estes investidores arriscam a perder dinheiro referente aos juros que teriam a receber por causa do prolongamento do prazo.

No comunicado enviado esta terça-feira ao mercado, a SAD de Alvalade não refere que pretende continuar a remunerar os obrigacionistas para lá do dia 25 de maio. Apenas diz que vai tentar o adiamento do reembolso porque a nova oferta obrigacionista está em risco devido à crise no clube e já não deverá ficar fechada a tempo de refinanciar o vencimento desta dívida.

“O Conselho de Administração irá solicitar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sporting SAD que promova uma convocatória de uma assembleia geral de obrigacionistas (…) a fim de deliberar sobre a prorrogação do prazo de reembolso final desta emissão para nunca antes de Novembro de 2018”, referem os responsáveis leoninos.

Publicação do: ECO

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 10 horas

TAÇA DE PORTUGAL: LEIXÕES SURPREENDEU E VENCEU O TONDELA

O Leixões, da II Liga, eliminou hoje o Tondela, do primeiro escalão, após vencer por 4-2 nos penáltis, depois de...

DESPORTOPublicado há 10 horas

FC PORTO VENCE MOREIRENSE E SEGUE PARA OS QUARTOS DA TAÇA DE PORTUGAL (vídeo)

O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES VACINADOS CONTRA A GRIPE

Mais de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, representando dois...

SOCIEDADEPublicado há 13 horas

PROFESSORES LANÇAM ULTIMATO AO GOVERNO

Os sindicatos de professores ameaçaram hoje 'bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo' se o Governo não abrir negociações sobre...

SOCIEDADEPublicado há 13 horas

MÉDIA CAPITAL ‘GARANTE’ QUE A LUZ DE SINALIZAÇÃO DA ANTENA ESTAVA A FUNCIONAR

Média Capital 'garante' que a luz de sinalização estava a funcionar; mas técnicos dizem que 'é difícil' de garantir.

REGIÕESPublicado há 13 horas

LISBOA DUPLICA A TAXA TURÍSTICA DE 1 PARA 2 EUROS

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje a duplicação da Taxa Turística na capital, de um para dois euros...

SOCIEDADEPublicado há 15 horas

PEÇAS DO HELICÓPTERO DO INEM À VENDA NO OLX

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem identificados os furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo, mas...

REGIÕESPublicado há 16 horas

TRÊS HOMENS ‘APANHADOS’ A ROUBAR COMBUSTÍVEL AO EXÉRCITO

A PSP de Espinho identificou três homens com idades entre 41 e 44 anos, que estavam alegadamente a furtar gasóleo...

POLÍTICAPublicado há 18 horas

MARCELO DIZ QUE: ‘A SER VERDADE, O ESTADO FALHOU’

O Presidente da República afirmou hoje que caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero...

JUSTIÇAPublicado há 22 horas

RELATÓRIO PRELIMINAR DA PROTECÇÃO CIVIL APONTA FALHAS

O relatório preliminar da proteção civil aponta para falhas nos procedimentos e vai ser enviado hoje aos ministros da Defesa...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS