Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

BENFICA VENCE A. MADRID

Online há

em

O Benfica visitou esta quarta-feira o Atlético Madrid, em partida da segunda jornada do grupo C da Liga dos Campeões. A formação de Rui Vitória conseguiu uma importante vitória (2-1) e assegura assim o primeiro lugar do grupo, beneficiando ainda do empate entre Astana e Galatasaray.

Resumo do jogo: Numa visita que se antevia complicada, o Benfica saiu esta noite da capital espanhola com uma importante vitória. Depois de ter estado a perder, fruto de um golo de Correa, os ‘encarnados’ deram a volta ao resultado e conseguiram manter o resultado inalterado até ao final dos 90 minutos.

PUB

Gaitán, com um golo e uma assistência, foi figura em destaque no Benfica de Rui Vitória, mas há também que salientar a boa exibição da defesa ‘encarnada’, nomeadamente Júlio César, que se opôs de forma brilhante aos avançados ‘colchoneros’.

Boa partida, com um início frenético, e com um vencedor que acaba por justificar os três pontos fruto da vontade demonstrada em trazer para Lisboa uma vitória.

Acompanhamento da partida:

90+4′ – Final do encontro. O Benfica sai do Vicente Calderón com uma importante vitória. Depois de ter estado a perder, a equipa de Rui Vitória deu a volta ao marcador com um golo de Gaitán e outro do jovem Gonçalo Guedes.

90′ – O árbitro da partida dá 4 minutos de compensação.

85′ – Dificuldades para o Atlético que não consegue chegar à baliza das ‘águias’. Está bem a defensiva encarnada.

82′ – Com o final da partida a chegar, o Atlético vai carregando no ataque, mas o Benfica parece ser capaz de conter a ofensiva ‘colchonera’. Ainda assim, os ‘encarnados’ parecem estar a recuar no terreno, até pelas trocas que foram feita por Rui Vitória.

75′ – Apesar de ter maior iniciativa de jogo, o Atlético não está a encontrar os caminhos para a baliza encarnada. As ‘águias’, com alto nível de personalização, têm conseguido anular as armas ‘colchoneras’ e procuram o contra-ataque para chegar à baliza de Oblak.

67′ – Tiago põe Júlio César de novo em sentido. Canto na direita e o internacional luso faz um desvio que passa perto do segundo poste. Que perigosa a jogada da equipa espanhola.

No jogo, o Atlético vai buscando a igualdade no marcador, mas o Benfica está mais perigoso, aproveitando lances de contra-ataque para deixar a defesa ‘colchonera’ em calafrio.

61′ – Novamente perigo para a baliza de Júlio César. Cruzamento na direita, Felipe Luís na esquerda amortece para Jackson que cabeceia contra Luisão quando parecia estar prestes a igualar o marcador.

58′ – Que perigo e que defesas de Júlio César. O guardião ‘encarnado’ defende primeiro um cabeceamento de Jackson e, no seguimento da jogada, pára um forte remate de Correa.

51′ – Golo!!!! O Benfica volta a marcar. Gonçalo Guedes bate Oblak depois de um passe magistral de Nico Gaitán, na esquerda.

50′ – O segundo tempo começou em ritmo lento, com uma jogada entre Júlio César e Jiménez a parar a partida durante alguns minutos.

46′ – Recomeça a partida. Sai a jogar o Benfica.

45′ – Intervalo no Vicente Calderón. Um golo de Correa e depois de Gaitán, fazem o resultado ao intervalo. Grande partida entre Atlético e Benfica.

40′ – Boa jogada de contra-ataque das ‘águias’, com centro de Eliseu, na esquerda, a percorrer a área inteira e a sair pela linha. Jonas falhou o lance por centímetros.

38′ – Confusão em campo, num lance entre Jackson Martínez e Eliseu. Os jogadores acorreram ao local, mas os ânimos serenaram.

37′ – Golo!!! Gaitán marca para o Benfica. Centro na direita de Nélson Semedo e o argentino com um remate imparável bate Oblak.

35′ – Os encarnados sentiram o golo dos espanhóis e perderam algum ímpeto na partida. Os ‘colchoneros’, por seu lado, já tiveram várias oportunidades de golo. Jackson tem estado em destaque, mas apesar das oportunidades não tem conseguido ultrapassar Júlio César.

28′ – Jackson, solicitado por Griezmann, surge isolado frente a Júlio César, mas o guardião do Benfica opõe-se bem ao lance.

25′ – Cruzamento na direita e Jackson, em fora de jogo, não assinalado, atira ao poste da baliza das ‘águias’.

23′ – Golo!! Está feito o primeiro. Correa é o marcador, finalizando uma boa jogada de ataque com vários passes ao primeiro toque. Estava mais ameaçadora a equipa espanhola, com Jackson, minutos antes a ter grande oportunidade frente a Júlio César.

15′ – Felipe Luís salva o Atlético Madrid. Com Oblak fora da baliza, foi o defesa a fazer de guarda-redes e a tirar um remate do jovem jogador das ‘águias’. Que jogo no Vicente Calderón

13′ – Novamente perigo para a baliza de Júlio César. Juanfran segura a bola na direita, centra para a área ‘encarnada’ e encontra um colega de equipa que remata para desvio do adversário.

10′ – Na sequência de um canto na direita, Gabi centra para a área e Tiago remata contra um jogador encarnado. O português fica a reclamar mão na bola de um adversário. Lance difícil, mas parece haver mão na bola.

9′ – Que perigo. O Atlético Madrid, de bola parada, na esquerda do ataque, faz a bola chegar à área ‘encarnada’ e Jardel desvia para canto.

6′ – Jonas, em lance individual, onde deixa vários adversários para trás, consegue pôr-se em posição frontal e remata cruzado. Primeiro sinal de perigo na partida. O brasileiro mostra estar a passar por um grande momento de forma.

5′ – As duas equipas entraram determinadas em campo e tentam jogadas rápidas no ataque. Os ‘colchoneros’ estão mais acutilantes, mas ainda não houve qualquer lance de perigo para qualquer das balizas.

1′ – Apito inicial. Já se joga o Atlético Madrid – Benfica. Saiu a jogar a formação da casa.

0′ – Grande ambiente nas bancadas para receber os jogadores que se preparam para entrar em campo.

0′ – No outro jogo do grupo C, Astana e Galatasaray empataram a duas bolas. Um bom resultado para a equipa da Luz.

0′ – O técnico do Benfica surpreendeu com a inclusão, de início, de Raúl Jiménez, ex-Atlético Madrid. O mexicano faz a estreia na equipa titular. Jackson marca também presença na formação inicial dos colchoneros.

0′ – Paulo Futre, que enquanto jogador representou as duas equipas, à imprensa espanhola, desejou apenas que os dois clubes passassem à fase seguinte da competição.

0′ – São esperadas cerca de 50 mil pessoas nas bancadas e, segundo os dados revelados ontem por Rui Vitória, no Vicente Calderón deverão marcar presença 3 mil adeptos do Benfica.

Antevisão: Atlético de Madrid e Benfica enfrentam-se esta noite numa partida inédita. Sem nunca se terem cruzado nos corredores europeus, as duas equipas deverão proporcionar alguns reencontros, mas sobretudo, uma reedição de um duelo antigo.

Falamos, obviamente, de Jonas e de Jackson Martínez. O avançado brasileiro do Benfica e o colombiano, ex-FC Porto, terão oportunidade de reeditar uma luta que foi ganha pelo último na temporada transata.

Com três importantes pontos em disputa, será ainda de referenciar que além deste reencontro, também Tiago, Oblak, Siqueira, Raúl Jiménez, Pizzi ou Sílvio, vão ser protagonistas, uma vez que os três primeiros são agora jogadores do Atlético, mas já representaram os ‘encarnados’, e o avançado voou esta temporada de Madrid para Lisboa, juntando-se aos ex-colchoneros também das ‘águias’.

A estes nomes junta-se o de Óliver Torres, jogador que, na temporada passada, vestiu a camisola do FC Porto.

Fora isso, de referenciar que Rui Vitória partiu para a capital espanhola com ambição vincada de vencer. O técnico disse que, para as ‘águias’, só há um resultado em disputa: a vitória.

Simeone, porém, também irá procurar os três pontos e, em conferência de imprensa, fez questão de deixar rasgados elogios a várias unidades do Benfica.

Agora, resta-nos esperar pelas 19h45, altura em que tocará o hino da Champions e as duas equipas dão início a uma luta pela vitória.

Fique com os ‘onzes’ das duas equipas:

Atlético Madrid: Oblak, Juanfran, Giménez, Godín, Felipe Luís; Correa, Gabi, Tiago, Óliver; Jackson e Griezmann.

Benfica: Júlio César, Nélson Semedo, Luisão, Jardel, Eliseu; Samaris, André Almeida, Gaitán, Gonçalo Guedes; Jonas e Raúl Jiménez.

Fonte: Notícias ao Minuto

NACIONAL

25 DE ABRIL: SALÁRIO MÍNIMO, FÉRIAS E DIREITO À GREVE SÃO CONQUISTAS DE ABRIL

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Online há

em

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

O salário mínimo nacional, que hoje é de 820 euros, foi implementado pela primeira vez há cinquenta anos e o seu valor real nessa altura era de 629 euros, se descontada a inflação acumulada e considerando o índice de preços ao consumidor, segundo um retrato da Pordata, divulgado no âmbito do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

O documento elaborado pela base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, assinala que, a partir da revolução, o trabalho passou a ser exercido com mais direitos, após anos de desinvestimento na educação durante a ditadura, com os reduzidos anos de escolaridade obrigatória, e a pobreza que levavam muitas crianças a trabalhar desde cedo.

De acordo com os Censos de 1960, eram mais de 168 mil as crianças a trabalhar e, nos Censos de 1970, registaram-se cerca de 91 mil crianças, entre os 10 e os 14 anos, indica a Pordata.

A entrada da mulher no mercado de trabalho foi outra das grandes transformações que ocorreram com a revolução. Segundo a Pordata, em 1970, apenas 25% das mulheres com 15 ou mais anos trabalhavam e, em 2021, esse valor atingiu os 46%.

O documento destaca ainda “a profunda alteração na distribuição dos trabalhadores pelos grandes setores económicos”.

Em 50 anos, o peso da mão-de-obra na agricultura e pescas (setor primário) diminuiu consideravelmente, assim como na indústria (setor secundário) e, em contrapartida, cresceu o emprego nos serviços e o trabalho terciarizou-se.

No ano da revolução, 35% da população empregada trabalhava no setor primário, 34% no setor secundário e 31% no terciário, valores que em 2023 passaram a ser de 3%, 25% e 72%, respetivamente.

Os dados mostram ainda que só nas décadas de 1970 e 1980 se concretizou “um efetivo sistema de Segurança Social, no sentido do alargamento da proteção social ao conjunto da população e à melhoria da cobertura das prestações sociais”.

Entre 1974 e 2022, de acordo com a Pordata, as pensões de velhice atribuídas pela Segurança Social aumentaram de 441 mil para cerca de 2 milhões.

“Também se registaram importantes avanços na criação de medidas de proteção à infância e à família, ou às situações de maior vulnerabilidade, como o desemprego ou a pobreza”, indica o documento.

Exemplos destas medidas são o Complemento Social para Idosos (CSI) ou o Rendimento Social de Inserção (RSI).

A importância da proteção social é visível pelo aumento das despesas das prestações sociais da Segurança Social, que mais do que duplicaram, de 5% para 12% do Produto Interno Bruto (PIB), entre 1977 e 2022.

LER MAIS

NACIONAL

25 DE ABRIL: A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO

O dia 25 de Abril de 1974 será para sempre o “Dia da Liberdade”. Afinal o que se passou exactamente nesse dia ? Para compreenderes temos aqui um resumo do que realmente se passou nesse dia e da importância que representa para Portugal e para os Portugueses. Vê mais aqui. Partilha com os teus amigos !

Online há

em

A Revolução de 25 de Abril, também referida como Revolução dos Cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.

Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), que era composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos. Este movimento surgiu por volta de 1973, baseando-se inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas, acabando por atingir o regime político em vigor. Com reduzido poderio militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a resistência do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas 4 civis mortos e 45 feridos em Lisboa pelas balas da DGS.

O movimento confiou a direção do País à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado. A 15 de Maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos. Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que, terminaram com o 25 de Novembro de 1975.

Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República. Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado como “Dia da Liberdade”.

25 DE ABRIL - MOMENTOS DA REVOLUÇÃO

25 DE ABRIL – MOMENTOS DA REVOLUÇÃO

 

25 DE ABRIL - MOMENTOS DA REVOLUÇÃO

25 DE ABRIL – MOMENTOS DA REVOLUÇÃO

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS