Connect with us

DESPORTO

DRAGÕES BATEM DESPORTIVO DAS AVES COM GOLEADA

O FC Porto venceu hoje o Desportivo das Aves, por 4-0, em partida da 32.ª jornada da I Liga de futebol, e mantém a pressão ao líder do campeonato, o Benfica, na luta pelo título.

Data:

em

O FC Porto venceu hoje o Desportivo das Aves, por 4-0, em partida da 32.ª jornada da I Liga de futebol, e mantém a pressão ao líder do campeonato, o Benfica, na luta pelo título.

Os ‘dragões’, mesmo sem deslumbrar, acabaram por construir um triunfo tranquilo e pragmático, alicerçado nos golos de Corona, aos 18 minutos, de Manafá, aos 68, e num ‘bis’ de Soares, que marcou aos 30, de grande penalidade, e aos 70.

Com este desfecho, o FC Porto mantém o segundo lugar, agora com 79 pontos, menos dois do que os ‘encarnados’, que também venceram esta jornada, enquanto que o Aves, mesmo perdendo, ainda conserva uma almofada de cinco pontos para os lugares de descida, seguindo com 36.

Depois do ‘tropeção’ frente ao Rio Ave, na última jornada, no empate por 2-2, Sérgio Conceição, técnico dos ‘dragões’ retocou a equipa e, além de lançar na baliza Vaná, devido à indisponibilidade de Casillas, deixou, neste jogo, Pepe no banco, apostando na titularidade de Manafá no lado direito da defesa, derivando Éder Militão para o eixo.

A partida até começou numa toada morna, com o Aves a não querer arriscar em demasia e os ‘azuis e brancos’ a não conseguirem impor rotação ao seu futebol, fazendo com que os únicos momentos de desequilíbrio surgissem, em inconsequentes remates de longe.

Aos 18 minutos, e aproveitando uma desatenção da defesa visitante, o FC Porto, mesmo sem forçar muito, inaugurou o marcador, num golpe de cabeça de Corona, a desviar um cruzamento de Alex Telles para zona desprotegida.

O Aves tentou responder à contrariedade, explorando a velocidade pelas alas, onde Luquinhas surgia como elemento mais desequilibrador, mas o último passe era, quase sempre, uma pecha da equipa de Augusto Inácio, mantendo a bola longe da baliza de Vaná.

Já perto da meia-hora, novo revês para os avenses, desta feita num corte com o braço do central Jorge Fellipe na sua área, que, num primeiro momento, o árbitro Hugo Miguel não percebeu, mas que com recurso ao VAR apontou para a marca de grande penalidade, onde Soares não desperdiçou o 2-0.

Logo após o reatamento, a equipa de Augusto Inácio até dispôs de uma das suas melhores oportunidades da noite, num remate de Derley, que Vaná respondeu com boa defesa.

O atrevimento foi, ainda assim, insuficiente para intimidar os ‘dragões’, que não demoraram em assumir, de novo, o controlo das operações, mas sem nota artística, tentando resolver o jogo com remates de longe, nomeadamente por Brahimi e Alex Telles.

A eficácia da equipa de Sérgio Conceição só regressaria aos 68 minutos, numa jogada de insistência trabalhada por Marega, que ofereceu o 3-0 a Manafá.

O tento voltou a animar as bancadas do Dragão e a equipa, que, dois minutos depois, deu tons de goleada à vantagem, numa jogada onde Marega e Corona não conseguiram superar o guarda-redes avense, mas em que Brahimi acreditou e com um toque acrobático deixou a bola para Soares fazer o quarto golo.

Com o resultado ‘feito’, o FC Porto geriu, sem grande oposição do Aves, o resto do jogo, havendo tempo para o regresso de avançado Aboubakar, que voltou à competição depois de se ter lesionado em setembro do ano passado.

RESUMO DO JOGO:

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Já com o Estádio do Dragão vazio, a claque portista exibiu uma tarja de apoio ao treinador Sérgio Conceição, com ele e a equipa a regressarem ao relvado. Herrera falou aos adeptos presentes e no fim do discurso, jogadores, equipa técnica e claque celebraram o momento de união.
94′ + 4 Termina a partida! Triunfo do FC Porto por 4-0 na recepção ao CD Aves, jogo a contar para a 32.ª jornada da Liga NOS. Corona abriu o marcador aos 18′, Soares aumentou a vantagem aos 30′, através da marcação de uma grande penalidade. Na segunda parte, os golos de Manafá (68′) e Soares (70′) estabeleceram o resultado final.
93′ + 3 Vítor Costa a desarmar Brahimi e a sair no contra-ataque.
90′ Três minutos de compensação.
90′ Remate de Danilo, a levantar muito a bola que sai por cima da baliza adversária.
86′ Defende Beunardeau! Passe de Soares a desmarcar Brahimi, Vítor Costa segue na sua peugada, mas o argelino consegue o remate, valeu a defesa do guardião do CD Aves.
83′ CD Aves: Entra Tong Le e sai Rúben Oliveira.
80′ Falta de Rúben Oliveira sobre Otávio.
80′ FC Porto: Entra Aboubakar e sai Marega.
77′ Brahimi consegue cortar e evitar o cruzamento de Rodrigo. Canto para o CD Aves.
77′ Remate de Danilo, a sair fácil para Beunardeau segurar.
76′ FC Porto: Entra Óliver e sai H. Herrera.
76′ CD Aves: Cartão amarelo para Fariña. Falta sobre Herrera.
75′ CD Aves: Entra Miguel Tavares e sai A. Faye.
72′ FC Porto: Entra Otávio e sai Alex Telles.
70′ FC Porto: Golo de Soares! Beunardeau defende o primeiro remate de Marega e deixa a bola à mercê de Corona, mas este não consegue finalizar. Brahimi é quem recupera e serve de calcanhar Soares que fuzila o guarda-redes avense.
68′ FC Porto: Golo de Manafá! Jogada de insistência da equipa portista, Marega toca para trás, a bola sofre um desvio e sobra para o remate certeiro de Manafá.
66′ Falta de Fariña sobre Corona.
63′ Militão em dificuldades, depois de um choque de cabeças com o colega de equipa, Soares.
62′ Brahimi! Remate do argelino à meia-volta, a bola sai perto do segundo poste, mas para fora.
61′ Cruzamento de Rúben Oliveira, Manafá a afastar.
55′ Fariña fica queixoso depois de um lance com Herrera. Caiu mal o jogador do CD Aves.
50′ Livre batido por Rodrigo, Diego Gallo aparece ao segundo poste, mas a bola saiu muito puxada e o lance perde-se.
48′ Braga a bater um livre para a equipa de Augusto Inácio, a bola saiu ao lado.
47′ FC Porto: Cartão amarelo para H. Herrera. Falta sobre Rúben Oliveira.
46′ Defende Vaná! Passe de Rodrigo a desmarcar Derley, este atira à baliza portista e obriga o guarda-redes da casa a uma defesa apertada.
46′ Recomeça a partida.
46′ CD Aves: Entra Braga e sai Jorge Fellipe.
48′ + 3 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
47′ + 2 Perigoso! Remate de Rodrigo, forte e colocado, não saiu muito longe da baliza de Vaná.
47′ + 2 Corona bate o livre, Herrera desvia de cabeça, Beunardeau segura.
46′ + 1 CD Aves: Jorge Fellipe recebe cartão amarelo. Falta sobre Marega.
45′ Dois minutos de compensação.
44′ Falta de Luquinhas, livre para o FC Porto.
39′ Falta de Corona sobre Fariña.
37′ Lance entre Soares e Jorge Fellipe.
36′ Canto de Alex Telles, afasta a defesa visitante.
36′ Grande remate de Corona, com Beunardeau a responder com uma igualmente grande defesa. O guarda-redes avense desvia com a ponta da luva e a bola sai por cima da trave.
30′ FC Porto: Golo de Soares! Através da marcação de uma grande penalidade. O avançado portista atira para o meio, Beunardeau já tinha escolhido um lado e não consegue evitar o 2-0.
27′ Choque entre Corona e Jorge Fellipe. Hugo Miguel faz um compasso de espera, recorre ao vídeo-árbitro e assinala penálti a favor do FC Porto.
24′ Lance entre Luquinhas e Manafá.
22′ Canto a favor da equipa da casa, a bola sofre um ressalto, mas Ponck alivia.
21′ Lance entre Soares e Ponck.
18′ FC Porto: Golo de J. Corona! Cruzamento largo de Alex Telles na esquerda, o mexicano a fugir para a área e a desviar de cabeça para o fundo das redes de Beunardeau.
17′ Canto batido por Alex Telles, Corona tenta surpreender, mas o remate sai para as bancadas.
17′ Canto para a equipa de Sérgio Conceição.
16′ Remate do meio da rua de Vítor Costa, a atirar muito por cima do alvo.
15′ Cruzamento de Brahimi para Manafá, mas o jogador portista não consegue dominar e atira para fora.
11′ Tenta chegar Militão, mas Beunardeau a controlar e a segurar a bola.
8′ Cruzamento de Danilo, Herrera desvia de cabeça e Soares não consegue a emenda. Passa o perigo.
7′ Falta de Manafá sobre Luquinhas.
6′ Desvio de Marega ao primeiro poste após centro de Manafá, mas a bola sai ao lado e para fora.
5′ Para já o CD Aves vai controlando as investidas do FC Porto.
2′ Ergue-se uma imagem enorme de Iker Casillas e grita-se o nome do guarda-redes portista, que esta semana sofreu um enfarte do miocárdio.
1′ Luquinhas a tentar ganhar a frente do lance, mas Manafá a controlar e a resolver.
1′ Já se joga no Estádio do Dragão!
0′ CD Aves (Suplentes): André, Defendi, Braga, Tong Le, Milos, Rodrigues e Miguel.
0′ CD Aves (Onze inicial): Beunardeau, Rodrigo, Ponck, Diego Gallo, Jorge Fellipe, Luquinhas, Faye, Rúben Oliveira, Vítor Costa, Derley e Fariña.
0′ FC Porto (Suplentes): D. Costa, Maxi, Aboubakar, Óliver, Otávio, Pepe e Fernando.
0′ FC Porto (Onze inicial): Vaná, Alex Telles, Felipe, Militão, Manafá, Brahimi, Herrera, Danilo, Corona, Marega e Soares.
0′ Hugo Miguel, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro FC Porto e CD Aves, partida da 32.ª jornada da Liga NOS.

 

AS MAIS LIDAS