RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

EDUCAÇÃO: PORTUGAL ALCANÇA ‘MÍNIMO HISTÓRICO’ NO ABANDONO ESCOLAR EM 2021

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Portugal alcançou um “novo mínimo histórico” na taxa de abandono escolar, ficando abaixo dos 6%, anunciou hoje o Ministério da Educação, citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A taxa de abandono precoce da educação e formação registou, pelo quinto ano consecutivo, uma diminuição absolutamente marcante, alcançando em 2021 um mínimo histórico de 5,9% (5,3% no continente) e reduzindo este indicador para menos de metade neste período de seis anos”, escreve o ministério numa nota enviada à comunicação social.

De acordo com a mesma fonte, o abandono abrangia, em 2016, 14% dos jovens portugueses, e caiu, em 2020, para 8,9%, ficando pela primeira vez, abaixo da média europeia.

“Os dados agora disponibilizados reforçam, assim, a tendência descendente observada em Portugal, por contraponto a um cenário de quase estagnação na Europa”, lê-se no documento.

A taxa de abandono escolar tem sido considerada “o principal indicador do desempenho dos sistemas educativos”, a nível europeu, uma vez que permite identificar a percentagem de jovens que não concluiu o ensino secundário, nem frequenta qualquer modalidade de educação e formação, destacou o ministério.

O abandono escolar precoce é monitorizado pelas autoridades estatísticas nacionais, mediante uma metodologia estabelecida pelo Eurostat para todo o continente.

O Ministério da Educação saudou as comunidades educativas por um progresso que considerou histórico, destacando o esforço em garantir a escolaridade a todas as crianças e jovens.

Apesar de ser “um trabalho vários anos” é também destacado o significado do resultado alcançado num momento de pandemia.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO NÃO VÃO TER QUE DEVOLVER MANUAIS ESCOLARES

Lusa

ESTUDO: UM QUARTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL CORRE RISCO DE GRANDES INUNDAÇÕES

Lusa

EXAMES NACIONAIS DO SECUNDÁRIO COMEÇAM NA SEXTA-FEIRA COM 150 MIL ALUNOS INSCRITOS

Lusa

GUIMARÃES: MAIS DE 30 CANTINAS ESCOLARES ENCERRADAS DEVIDO A GREVE

Lusa

ESTUDO: INFORMAÇÃO FOI A MEDIDA MAIS EFICAZ PARA TRAVAR CONTÁGIO DE COVID-19

Lusa