1547 – Nasce o escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra, criador do romance moderno com a “A Vida Aventurosa do Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha”, publicado há 400 anos (1604).
1821 – As Cortes constituintes rejeitam as medidas apresentadas por D. João VI sobre o Brasil. O soberano tentava manter inalterável o sistema colonial.
1829 – A Scotland Yard é criada em Londres.
1864 – Nasce o escritor e filósofo espanhol Miguel de Unamuno.
1908 – Morre o escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis.
1911 – Itália declara guerra ao Império Otomano.
1912 – Nasce o cineasta e escritor italiano Michellangelo Antonioni, realizador de “Blow Up”.
1923 – Começa o mandato britânico na Palestina.
1938 – Conferência de Munique. As potências europeias aceitam a transferência dos Sudetas para a Alemanha de Hitler, na condição de manutenção da paz.
1939 – II Guerra Mundial. A Polónia é dividida entre a Alemanha de Hitler e a URSS de Estaline.
1941 – II Guerra Mundial. Holocausto. Começo do massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia. Cerca de 34 mil judeus são aniquilados em dois dias, pelas forças nazis, no início da invasão da URSS.
1944 – São constituídos os Estaleiros Navais do Mondego.
1964 – Surge a personagem de banda desenhada Mafalda, a Contestatária, criada por Quino, no diário argentino Primera Plana.
1967 – Os 106 membros do Fundo Monetário Internacional aprovam, por unanimidade, a reforma do sistema monetário mundial.
1979 – João Paulo II faz um apelo à paz na Irlanda do Norte.
1981 – Morre o escritor e dramaturgo português Bernardo Santareno, autor de “O Pecado de João Agonia” e “Português, Escritor, 45 anos de idade”.
1983 – O Conselho de Ministros aprova o Decreto-lei que passa a reger a constituição e o funcionamento das cooperativas de interesse público.
1988 – O Prémio Nobel da Paz é atribuído às Forças de Manutenção da Paz da ONU. É lançado o vaivém espacial Discovery, na primeira missão, após a explosão do Challenger em janeiro de 1986.
1989 – Morre o pintor português Luís Dourdil, 75 anos.
1990 – Começa a Cimeira Mundial pela Infância da Unicef.
1992 – Primeiro de dois dias das primeiras eleições legislativas e presidenciais em Angola. Fernando Collor de Mello, presidente do Brasil, é incriminado pelo Parlamento e suspenso do cargo.
1996 – Morre o escritor japonês Shusaku Endo, 73 anos.
1998 – É assinado o acordo de cessar-fogo para a Guiné-Bissau, entre Ansumane Mané e Nino Vieira.
2001 – Os sócios do Benfica, em assembleia geral, aprovam a proposta da direção para a construção do novo Estádio da Luz.
2002 – O governo de Israel levanta o cerco a Yasser Arafat, em Mukata, Ramalah.
2004 – É decretada a falência da fábrica de chocolates A Vianense. O escritor português António Lobo Antunes é distinguido com o Prémio Jerusalém.
2005 – Modelo de reestruturação do sector energético é aprovado, privilegiando concorrência e investimento em fontes alternativas. Morre o padre José Bernardo, 80 anos, membro do Patriarcado de Lisboa e antigo conselheiro do cardeal-patriarca.
2006 – Portugal conquista quatro medalhas, uma de ouro, outra de prata de duas de bronze, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Início das emissões da televisão Porto Canal. O posto da ONU em Khiam, no sul do Líbano, é atingido por um míssil israelita de alta precisão teleguiado.
2007 – Luís Filipe Menezes chega à liderança do PSD, sucedendo a Marques Mendes. A campanha fica marcada por acusações de irregularidades processuais. Morre a atriz Lois Maxwell, conhecida por interpretar o papel de Moneypenny nos filmes de James Bond, aos 80 anos. Morre o antigo guarda-redes internacional português Frederico Barrigana, que alinhou no FC Porto e Sporting, aos 85 anos, no Hospital de Águeda, vítima de problemas pulmonares.
2008 – O banco britânico Bradford & Bingley (B&B) prepara-se para ser nacionalizado e os seus melhores ativos são vendidos ao banco espanhol Santander.
2010 – PEC III. José Sócrates e Teixeira dos Santos anunciam as medidas de austeridade para 2011 que vão moldar o Orçamento do Estado. É anunciado corte nos salários da Função Pública e nas prestações sociais, congelamento das pensões, subida do IVA e do IRC. Morre, aos 79 anos, D. Armindo Lopes Coelho, bispo do Porto entre 1997 e 2007. Morre, aos 85 anos, o ator norte-americano Tony Curtis, conhecido pelos desempenhos em filmes como “Os Homens Preferem as Loiras”, onde contracenava com Marilyn Monroe, ou “Tarass Bulba”.
2012 – Agentes policiais antimotim efectuam uma carga sobre os manifestantes concentrados em frente à Praça Neptuno, em Madrid, Espanha, deixando várias pessoas feridas que tiveram que receber assistência médica no local. Morre Robin Fior, designer britânico, autor de cartazes políticos da Revolução do 25 de Abril e do símbolo do Movimento de Esquerda Socialista, aos 77 anos, em Mafra. Liborio Noval, um dos fotógrafos mais reconhecidos de Cuba e um dos fundadores do diário oficial “Granma”, morre aos 78 anos, em Havana, Cuba. Morre Hebe Camargo, apresentadora brasileira considerada uma das precursoras da televisão no Brasil, aos 83 anos, de paragem cardíaca na sua casa, em São Paulo, Brasil.
Nasceram neste dia…
1547 – Miguel de Cervantes, escritor espanhol (m. 1616).
1936 – Silvio Berlusconi, empresário e político italiano.
1948 – Theo Jörgensmann, clarinetista alemão.
Morreram neste dia…
1833 – Rei Fernando VII de Espanha (n. 1772).
1908 – Machado de Assis, escritor brasileiro (n. 1839).
2012 – Hebe Camargo, apresentadora de tv e atriz brasileira (n. 1929).

