RÁDIO REGIONAL
EFEMÉRIDES
EFEMÉRIDES

EFEMÉRIDES: 3 NOVEMBRO

Dia Europeu de Luta Contra o Cancro do Cólon

1493 – Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica, no mar das Caraíbas.

1801 – Nasce o compositor italiano Vincenzo Bellini.

1887 — É fundada a Associação Académica de Coimbra

1901 – Nasce o escritor e político francês André Malraux, historiador, ministro francês da Cultura, resistente à ocupação nazi durante a II Guerra Mundial, autor de “A Condição Humana”.

1903 – O Panamá torna-se independente da Colômbia.

1908 – Robert Baden-Powell funda o movimento escutista.

1910 – A Lei do Divórcio é promulgada pelo Governo da I República Portuguesa.

1946 – O Japão adota o constitucionalismo, com a transferência do poder legislativo do imperador para uma assembleia eleita.

1957 – A cadela Laika Kudriavka torna-se o primeiro ser vivo a orbitar o planeta Terra, a bordo da missão Sputnik 2 lançada pela URSS.

1965 – Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU pede a todos os estados membros para não prestarem a Portugal qualquer assistência “que permita continuar a repressão” dos povos africanos, em particular a venda de armas e equipamento militar.

1967 – O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados concede as primeiras cem bolsas de estudo a jovens militantes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa.

1969 – A Organização Central dos Alunos das Escolas da Suécia promove um dia de trabalho a favor do Instituto de Moçambique, sedeado em Dar-es-Salem.

1983 – O governo português aprova a abertura à iniciativa privada dos sectores bancário, segurador, adubeiro e cimenteiro.

1986 – A imprensa libanesa revela a venda de armas ao Irão pelos EUA. Rebenta o escândalo Irão-Contras.

1988 – Termina a V Cimeira Luso-Espanhola, em Lisboa, com o acordo sobre a instalação de um banco português em Espanha, de um banco espanhol em Portugal e a liberalização do comércio dos têxteis entre os dois países.

1989 – O Partido Social Democrata húngaro inicia, em Budapeste, o primeiro congresso em 42 anos.

1994 – A Comissão Europeia aprova o financiamento da construção da ponte Vasco da Gama, em Lisboa.

1996 – É anunciada a extinção do conselho nacional do PCP, órgão presidido por Álvaro Cunhal.

1998 – Morre o “cartoonista” norte-americano Bob Kane, 93 anos, criador do herói de banda desenhada Batman.

2002 – Na Turquia o Partido da Justiça e do Desenvolvimento, islamita moderado, vence as eleições legislativas.

2003 – Manifestação de protesto dos trabalhadores da Docapesca, no Cais do Sodré, pelo fecho das instalações e transferência para o Mercado Abastecedor de Lisboa. A Comissão Eleitoral da Geórgia considera inválidas as eleições legislativas em várias assembleias de voto.

2004 – Hamid Karzai é declarado vencedor das eleições presidenciais no Afeganistão.

2005 – O Conselho Superior de Defesa Nacional aprova a reorganização territorial das Forças Armadas. Entrega dos Prémios MTV, em Lisboa. A banda The Gift é distinguida como melhor artista português. O chefe de gabinete do antigo secretário de Estado dos EUA Colin Powell, coronel Laurence Wilkerson, revela as autorizações de tortura, dadas pelo gabinete do vice-presidente Dick Cheney, a prisioneiros afegãos e iraquianos.

2006 – A Microsoft e a Polícia Judiciária assinam um protocolo de cooperação na luta contra o crime informático e a promoção da segurança na Internet. O sérvio bósnio Marko Samardzija, 70 anos, é condenado a 26 anos de prisão pela participação em crimes de guerra cometidos contra a população muçulmana durante a guerra da Bósnia de 1992-1995. O ator Tom Cruise, Paula Wagner e a Metro-Goldwyn-Mayer assumem o controlo dos estúdios de cinema da United Artists, fundados há 85 anos por Charlie Chaplin, Mary Pickford e D. W. Griffith. Morre Paul Mauriat, 81 anos, maestro francês.

2007 – O atleta Ryan Shay, de 28 anos, morre durante as qualificações olímpicas da maratona dos Estados Unidos, ao sofrer um colapso entre o quilómetro nove e dez.

2008 – Nacionalização do BPN: Administradores da CGD assumem funções. A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional anuncia que Pinto da Costa, suspenso por dois anos, terá que cumprir mais quatro meses e pagar uma multa de 1.750 euros, enquanto Luís Filipe Vieira ficará inibido de representar o Benfica mais 45 dias por não ter respeitado uma suspensão de dois meses. A Casa Ronald McDonald, que acolhe as famílias de crianças internadas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, recebe a primeira família.

2009 -Tratado de Lisboa. Vaclav Klaus, presidente da República Checa, ratifica o Tratado de Lisboa, permitindo que o novo modelo de governação entre em vigor na União Europeia. Fica aberto o caminho para a nomeação de dois novos cargos na EU: o de presidente do Conselho Europeu e de alto representante para a Política Externa. Face Oculta. Armando Vara, militante socialista, vice-presidente do BCP e arguido no processo de investigação desencadeado pela PJ de Aveiro, pede a suspensão de funções no banco. Morre Francisco Ayala, escritor, ensaísta e professor espanhol, 103 anos.

2010 – A Igreja Católica de Cuba inaugura o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião. O ex-primeiro-ministro russo, Victor Chernomirdin, morre aos 72 anos, depois de doença prolongada. É aprovada pela Assembleia da República a nova Lei do Financiamento.

Nasceram neste dia…

1618 – Aurangzeb, imperador mogol (m. 1707).
1928 – Osamu Tezuka, desenhista japonês (m. 1989).
1957 – Dolph Lundgren, ator sueco.

Morreram neste dia…

361 – Constâncio II, imperador romano (n. 317).
1864 – António Gonçalves Dias, poeta brasileiro (n. 1823).
1998 – Bob Kane, artista e desenhista estado-unidense (n. 1915).

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ULS TÂMEGA E SOUSA INICIA TRATAMENTO DE CANCRO DIGESTIVO EM PENAFIEL

Rádio Regional

ANGOLA: 40% DAS CRIANÇAS SOFREM DE DESNUTRIÇÃO CRÓNICA

Rádio Regional

CALOR: INEM REGISTA AUMENTO DE SEIS MIL CHAMADAS EM JUNHO

Rádio Regional

BRAGANÇA: INSTITUIÇÕES DISTINGUIDAS POR BOAS PRÁTICAS ALIMENTARES

Rádio Regional

PORTUGAL: NOVE EM DEZ DOENTES COM PARAMILOIDOSE SEM APOIO DOMICILIÁRIO

Rádio Regional

DGS ATIVA NÍVEL UM DE CONTINGÊNCIA PERANTE CALOR EXTREMO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.