DESPORTO

ELEIÇÕES: SPORTING-PORTO ADIADO

O início do jogo Sporting-FC Porto, marcado para 1 de Outubro, dia das eleições autárquicas, foi adiado para depois do fecho das urnas, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A partida da oitava jornada da I Liga, inicialmente agendada para as 18:00, vai ter início às 19:15, ou seja, um quarto de hora após o encerramento do ato eleitoral.

A Liga de futebol anunciou hoje que depois de ter recebido da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia do Lumiar uma exposição a dar conta de eventuais problemas de segurança com a sobreposição do jogo Sporting-FC Porto, em Alvalade, no dia das eleições autárquicas, decidiu alterar a hora do encontro para as 19:15, depois do fecho das urnas.

Recorde-se que o jogo estava anteriormente marcado para as 18h, altura em que as mesas de voto ainda estariam abertas.

“A Direcção Executiva da Liga Portugal, sensível às razões apresentadas, nomeadamente no que se refere às questões de segurança e circulação de adeptos e de cidadãos que pretendem exercer o seu direito ao voto na área limítrofe no Estádio José Alvalade, entendeu como válidos, lúcidos e responsáveis os argumentos dos autarcas, o que nos motiva à alteração do horário do referido jogo para as 19h15”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

Para além disso, outros encontros sofreram também reajustes. “[G]raças ao esforço e empenho das sociedades desportivas envolvidas nas partidas a realizar no dia referido, bem como do operador televisivo SportTV, a Liga Portugal reajustará os restantes horários dos jogos da Liga NOS, desse dia, para o período após o fecho das urnas.”

O pedido dos autarcas lisboetas, diz a Liga, foi hoje reforçado pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, não apenas em relação ao clássico entre o clube de Alvalade e o do Dragão, mas também em relação aos restantes jogos marcados para o dia das autárquicas.

Uma reportagem do jornal ‘Público’, esta quarta-feira, identificava sete locais de voto na freguesia do Lumiar (quatro em Alvalade e três no Lumiar), dos quais “três ficam, em linha reta, a menos de um quilómetro do estádio do Sporting”, explica o diário.

A decisão acontece no dia em que o Governo assumiu estar a preparar alterações à lei de forma a proibir a realização de eventos e espetáculos desportivos em dias de futuras eleições.

Para justificar a decisão do Governo de não permitir que grandes eventos desportivos coincidam com dias eleitorais, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude apontou as recomendações nesse sentido da Comissão Nacional de Eleições (CNE), referindo que essas mesmas recomendações “não têm sido atendidas”.

“O que está aqui em causa é o Governo entender que deve dar sinal forte e inequívoco de reforço destas mesmas recomendações da CNE, e dar este reforço com força de lei”, justificou.

Na terça-feira, a CNE reiterou a posição que havia assumido em setembro de 2015, a propósito da realização de jogos de futebol no fim de semana das eleições legislativas de outubro.

“Não havendo lei que expressamente os proíba, é desaconselhável a realização de eventos desta natureza que, em abstrato, potenciam a abstenção de um número que pode ser significativo de eleitores que, para além dos profissionais envolvidos, se deslocam para fora do local da sua residência habitual”, pode ler-se na ata de 08 de Setembro de 2015.

Esta é a terceira vez que a Liga marca jogos em dias de atos eleitorais, depois das eleições legislativas em 2015 e as presidenciais de 2016.

A marcação destes encontros para o dia do sufrágio, diz a Liga, deve-se às “condicionantes da participação portuguesa nas competições internacionais, às necessidades técnico-desportivas das equipas e à data de concentração dos futebolistas das selecções nacionais”, apesar de, diz o mesmo órgão, “por não descurar o importante momento democrático que serão as Eleições Autárquicas de 1 de Outubro, a Liga Portugal alterou para 30 de Setembro a data oficial da jornada 8 da Liga NOS e da jornada 9 da LEDMAN LigaPro”, pode ler-se.

VEJA AINDA:

BELENENSES SAD ESTREIA-SE A VENCER O VITÓRIA EM GUIMARÃES (VÍDEO)

Lusa

BELENENSES VAI APRESENTAR QUEIXA-CRIME CONTRA PEDRO PROENÇA E LIGA DE CLUBES

Lusa

BENFICA GOLEIA FAMALICÃO (5-1) NO ARRANQUE DA PRIMEIRA LIGA (VÍDEO)

Lusa

PORTO: HOMEM DE 60 ANOS MORRE NO RIO DOURO

Lusa

SÉRGIO CONCEIÇÃO DIZ QUE FC PORTO É UM ‘ALVO A ABATER DENTRO E FORA DO CAMPO’ (VÍDEO)

Lusa

CARLOS CARVALHAL PROMETE UM BRAGA A JOGAR OLHOS-NOS-OLHOS DO FC PORTO (VÍDEO)

Lusa