Connect with us

REGIÕES

EM TRÁS-OS-MONTE DEBATE-SE O ACESSO À SAÚDE SEXUAL

A dificuldade de acesso à saúde sexual é uma das abordagens do congresso que junta especialistas durante dois dias, em Alfândega da Fé, para debater a sexualidade a partir de uma região onde só há resposta no privado.

Datas:

em

A dificuldade de acesso à saúde sexual é uma das abordagens do congresso que junta especialistas durante dois dias, em Alfândega da Fé, para debater a sexualidade a partir de uma região onde só há resposta no privado.

“SexualidadArte para lá do Marão” é o tema da iniciativa que associa a arte à sexualidade como elemento facilitador de expressão e que é promovida pela Associação Territórios de Afetos (ATA), criada há um ano em Alfândega da Fé.

A associação decidiu comemorar o primeiro aniversário com um debate alargado para quebrar tabus, não porque o comportamento da população é diferente ou mais preconceituoso no interior do que litoral, mas porque o acesso à saúde sexual é mais difícil nestes territórios, como explicou à Lusa o presidente António Salema.

O dirigente é psicólogo e sexólogo e decidiu criar a associação neste concelho do distrito de Bragança por ser natural dali e por, na atividade que exerce no litoral ter observado as dificuldades que a população desta região tem em encontrar especialistas da saúde nesta área.

O Serviço Nacional de Saúde, como apontou, não tem qualquer consulta nesta área, e foi ele que criou a primeira consulta na região, mas no hospital privado da Terra Quente, em Mirandela, onde não faltam utentes, segundo disse.

Este será o tema de abertura do congresso, que decorre quinta e sexta-feira, em Alfândega da Fé, e que “juntará especialistas da área numa partilha de informação sobre os afetos e a sexualidade humana”.

A associação decidiu associar ao tema da sexualidade a arte e paralelamente decorrerem durante os dois dias uma exposição de fotografia resultado de um concurso para o efeito e outras manifestações artísticas como dança e pintura.

“A arte é um facilitador, uma forma de expressão facilitada sobre o tema”, considerou.

António Salema lançou o repto a um grupo de amigos com diferentes formações, desde o direito às artes plásticas para a criação da associação ATA em Alfândega da Fé, da qual faz parte também a presidente da Câmara, Berta Nunes.

O propósito da associação, que pretende “trabalhar a partir de Trás-os-Montes, é a promoção do conhecimento na área da sexualidade através da arte, bem como, desenvolver competências de intervenção nas diversas questões no âmbito da sexualidade humana”.

No primeiro congresso que promove serão abordados temas como a saúde sexual do indivíduo, a sexualidade na terceira idade e a educação sexual nas escolas.

As vertentes clínica, social e comunitária serão o foco de toda a intervenção.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

JUSTIÇAPublicado há 13 horas

BRUNO DE CARVALHO CONHECE AMANHÃ AS MEDIDAS DE COAÇÃO

A leitura da decisão de aplicação de medidas de coação ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá será...

SOCIEDADEPublicado há 16 horas

FENPROF ENTREGA PRÉ-AVISO DE GREVE E JUNTA-SE À CGTP NOS PROTESTOS

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) junta-se na quinta-feira à manifestação nacional da CGTP, em Lisboa, tendo entregue um pré-aviso...

INTERNACIONALPublicado há 16 horas

DESCOBERTO UM NOVO PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra...

REGIÕESPublicado há 21 horas

GREVE DOS ESTIVADORES PARALISOU 90% DO PORTO DE SETÚBAL

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, António Mariano, disse hoje que 90% dos trabalhadores do Porto...

REGIÕESPublicado há 22 horas

CASAS EM RISCO JUNTO AO MAR SERÃO DEMOLIDAS

O Ministro do Ambiente afirmou hoje que quatro núcleos habitacionais de Esposende e Espinho, em perigo por causa da subida...

JUSTIÇAPublicado há 22 horas

GREVE DOS FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS REGISTA 95% DE ADESÃO

A greve dos funcionários judiciais fechou hoje tribunais em todo o país, com uma adesão global que ronda os 95%,...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

BRUNO DE CARVALHO ESTÁ A SER OUVIDO NO TRIBUNAL DO BARREIRO

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho já começou hoje a ser interrogado pelo juiz Carlos Delca, no âmbito da...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

GREVE ATRASA INTERROGATÓRIO A BRUNO DE CARVALHO

O interrogatório ao ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, no Tribunal do Barreiro, poderá prolongar-se para além de hoje devido...

ECONOMIA & FINANÇASPublicado há 2 dias

PORTAGENS VÃO FICAR MAIS CARAS EM 2019

Os preços das portagens nas autoestradas vão aumentar 0,88% em janeiro de 2019, tendo em conta a taxa de inflação...

INTERNACIONALPublicado há 3 dias

FRANÇA QUER REGULAÇÃO INTERNACIONAL DA INTERNET

O governo francês tentou hoje relançar as negociações globais para um código internacional de conduta na Internet, com um manifesto...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS