Connect with us

MAGAZINE

ENXAQUECA ? VEJA COMO LIDAR COM AS EXAQUECAS

As enxaquecas afectam sobretudo as mulheres, e neste Dia Europeu da Enxaqueca relembramos aqui como lidar com esta patologia.

Datas:

em

Esta quarta-feira, dia 12 de setembro, assinala-se o Dia Europeu da Enxaqueca, maleita que afeta sobretudo as mulheres. Segundo um estudo publicado este ano no Atlas da Saúde, o problema pode reduzir a nossa produtividade em 50% e ainda roubar uma semana de trabalho por mês.

Mais: estima-se ainda que a enxaqueca custe, por ano, 27 mil milhões de euros à Europa e 20 mil milhões de dólares aos Estados Unidos. Isto incluindo “custos indiretos” tais como a perda de produtividade.

O estudo internacional analisou 11 mil pessoas de 31 países, numa amostra constituída tanto por homens como por mulheres, sendo que as mulheres têm mais possibilidade de padecer da doença devido a questões hormonais.

Que sintomas podem estar associados à enxaqueca e quais as consequências?

A enxaqueca é uma doença neurológica que pode ter crises de gravidade variável e sintomas que incluem: dor de cabeça, náuseas, vómitos e sensibilidade à luz.

Os dados acabaram mesmo por revelar que a enxaqueca reduz a produtividade no trabalho para metade e que, em média, 60% dos entrevistados referiu já ter faltado a quase uma semana de trabalho (4 a 6 dias) devido às dores.

“A enxaqueca é frequentemente subvalorizada como sendo apenas uma dor de cabeça. Estes resultados trazem uma nova perspetiva sobre uma doença invisível, ainda que debilitante”, afirmou Elena Ruiz de la Torre, que dirigiu o estudo.

O que fazer para melhorar a nossa vida?
Segundo o centro de cefaleias do Hospital da Luz, a enxaqueca é uma doença crónica e incurável e é um problema que tem um grande impacto na qualidade de vida de quem dela sofre. Mas, muitas das vezes, as pessoas que sofrem de enxaquecas não procuram cuidados médicos, desconhecendo que existem tratamentos eficazes para diminuir os seus sintomas.

Procurar um médico pode, de facto, melhorar a sua qualidade de vida de uma forma muito significativa. Sabia que existem vários tipos de dores de cabeça, leia-se, enxaquecas? Cada qual tem que ser tratada de acordo com a sua condição. Procure um médico caso as suas ‘dores de cabeça’ se tornem muito frequentes e agudas.

Num dia em que a enxaqueca está então no centro das atenções, decidimos relembrar as várias razões pelas quais as mulheres tendem a ter dores de cabeça (e que não têm que ser necessariamente enxaquecas crónicas). Percorra a galeria de imagens e fique a par das várias razões.

DELAS

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 2 horas

INGLATERRA VENCE CROÁCIA E APURA-SEPARA A “FINAL FOUR”

A seleção inglesa de futebol garantiu hoje um lugar na 'final four' da Liga das Nações A, onde se junta...

DESPORTOPublicado há 3 horas

TONDELA VENCE SETÚBAL E “EMPURRA” O BRAGA PARA A FINAL FOUR

O Tondela venceu hoje no terreno do Vitória de Setúbal, por 2-1, e ainda pode chegar à 'final four' da...

INTERNACIONALPublicado há 5 horas

PAPA PEDE ATENÇÃO AO “GRITO DOS POBRES SUFOCADOS PELOS RICOS”

O papa Francisco exortou hoje a que se ouça o grito dos pobres, "cada dia mais forte, mas também menos...

SOCIEDADEPublicado há 5 horas

MARCELO APELA AO CIVISMO NAS ESTRADAS PORTUGUESAS

O Presidente da República fez hoje um apelo cívico aos portugueses para se combater a sinistralidade rodoviária no país e...

DESPORTOPublicado há 5 horas

MOTO2: MIGUEL OLIVEIRA VENCE NO GP DE VALÊNCIA

O português Miguel Oliveira despediu-se hoje da Moto2 com uma vitória no Grande Prémio de Valência, a terceira da temporada,...

DESPORTOPublicado há 20 horas

EMPATE NA ITÁLIA QUALIFICA PORTUGAL PARA A “FINAL FOUR”

Portugal e Itália empataram (0-0) em San Siro, em partida a contar para a Liga das Nações. Com este resultado,...

DESPORTOPublicado há 2 dias

PORTUGAL VAI RECEBER 5 COMPETIÇÕES MUNDIAIS DE MOTOCICLISMO

Portugal vai acolher cinco provas de campeonatos do mundo de motociclismo em 2019, anunciou hoje a Federação de Motociclismo de...

DESPORTOPublicado há 2 dias

FERNANDO SANTOS CONFIANTE NA VITÓRIA PORTUGUESA

O selecionador Fernando Santos afirmou hoje que Portugal quer já resolver frente à Itália o apuramento para a fase final...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

PAULO GONÇALVES DIZ QUE “APENAS” QUER COLABORAR COM A JUSTIÇA

O ex-assessor jurídico da SAD do Benfica Paulo Gonçalves disse hoje estar "apenas preocupado em colaborar com a justiça", à...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

JUSTIÇA ACUSA BRUNO DE CONHECER E INCENTIVAR À VIOLÊNCIA

O Ministério Público (MP) acusa o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho de ter conhecido e incentivado o ataque à...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS