RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

ESTUDANTES EXIGEM FIM DAS PROPINAS

estudantesexigemfimdaspropinasnbsp| RÁDIO REGIONAL

Estruturas representativas de mais de 100.000 estudantes do ensino superior decidiram exigir o fim do pagamento de propinas, durante um encontro nacional realizado durante o fim de semana.

Os estudantes pretendem impulsionar uma reforma no sentido da gratuitidade progressiva do ensino superior, conforme previsto no artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa.

No documento que emitiram na sequência do encontro de direcções associativas, manifestam-se convictos de que é na universalidade do acesso ao conhecimento que assenta a construção de “uma sociedade mais justa e desenvolvida”.

Subscrevem esta posição 20 estruturas associativas, entre as quais as associações académicas de Coimbra e de Lisboa.

As sucessivas atualizações do valor das propinas, desde 1992, levaram a que atingisse atualmente os 1063 euros.

“Simultaneamente por toda a Europa, as propinas têm sido abolidas ou reduzidas, inclusivamente em países com uma realidade socioeconómica idêntica à do nosso”, escrevem os estudantes.

As associações reconhecem como positiva a medida adotada pela Assembleia da República para travar o aumento das propinas, mas pretendem medidas políticas que tracem um novo para o futuro.

Neste sentido, defendem um modelo de financiamento que não penalize as instituições de ensino e que alargue as possibilidades de acesso a estudos superiores.

“Face ao desinvestimento no setor registado no passado recente e à consequente mercantilização do sistema, a propina converteu-se num mecanismo discriminatório no acesso e sucesso académicos, em função da condição económica de cada estudante”, lê-se no texto hoje divulgado.

LUSA

VEJA AINDA:

AULAS SUSPENSAS NO INÍCIO DE JANEIRO MAS MANTÊM-SE EXAMES DO ENSINO SUPERIOR

Lusa

SETE EM CADA 10 ALUNOS TERMINAM O SECUNDÁRIO NOS TRÊS ANOS ESPERADOS

Lusa

ABANDONO ESCOLAR PRECOCE CAI PARA 5,2% NO TERCEIRO TRIMESTRE 2021

Lusa

MURÇA: CERCA DE 170 ALUNOS EM ISOLAMENTO E COM ENSINO À DISTÂNCIA

Lusa

LEIRIA: POLITÉCNICO COM DIFICULDADE PARA PAGAR SALÁRIOS PEDE AJUDA AO GOVERNO

Lusa

NÚMERO DE BOLSAS ATRIBUÍDAS NO ENSINO SUPERIOR EM OUTUBRO QUASE DUPLICA EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme
salt likit