RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA INTERNACIONAL

UMA EXPLOSÃO SOLAR PODERÁ AFECTAR A TERRA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

A NASA registou a maior explosão solar desde 2006. De Classe X, este fenómeno pode causar o caos nas comunicações da zona iluminada do planeta.

Foi registada esta quarta-feira a maior explosão solar em mais de uma década. O Space Weather Prediction Centre (SWPC) – centro de meteorologia espacial da NASA – foi quem emitiu o alerta, afirmando que esta explosão solar foi da Classe X, a mais elevada, com uma classificação de 9.3.

Os efeitos potenciais, numa altura em que o furacão Irma se aproxima da costa americana, passam por uma degradação nas comunicações via rádio e satélite na zona iluminada da Terra. Em comunicado, a NASA afirma que poderão existir “grandes áreas sem comunicação, perda de contacto por períodos de até uma hora”, bem como “falha de sistemas utilizados para navegação”.

Esta foi a segunda de duas explosões solares que nas últimas horas aconteceram no Sol. A primeira foi a maior desde 2015, seguindo-se a explosão X9.3.

Recorde-se que uma explosão solar é um flash de brilho na superfície do Sol que liberta grandes quantidades de energia. Estas explosões acontecem quando partículas se movimentam dentro do plasma solar, o que as carrega de energia, que depois é libertada através de explosões.

Vários cientistas têm vindo a avisar que a Terra tem muita sorte de não ter sido atingida por uma tempestade solar de grande magnitude, que pode causar ainda mais danos às comunicações. Em 1895, escreve o The Independent, a magnetosfera da Terra foi atingida por uma descarga enérgica, apelidada de Evento Carrington. Os cientistas alertam para que outro evento do género pode acontecer, mas desta feita com efeitos mais desastrosos.

VEJA AINDA:

ASTRÓNOMOS DESCOBREM PLANETA EXTRASSOLAR ‘PARECIDO’ COM MARTE E MERCÚRIO

Lusa

COVID-19: CIENTISTAS INGLESES DESDRAMATIZAM VARIANTE ÓMICRON

Lusa

ESTUDO: OCEANO ÁRTICO COMEÇOU A AQUECER NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Lusa

COIMBRA: HOSPITAL REALIZA OPERAÇÃO PIONEIRA EM PORTUGAL – CHUC

Lusa

PORTO: INVESTIGADORES DESENVOLVEM VACINA COMESTÍVEL CONTRA A COVID-19

Lusa

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE RELAÇÃO ENTRE DOENÇA DE PARKINSON E DIABETES PREMIADO

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme