RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

FAMÍLIAS CARENCIADAS COM MAIORES DIFICULDADES FACE AO AUMENTO DOS PREÇOS

O Banco de Portugal (BdP) considera que as famílias endividadas de menor rendimento terão, este ano, dificuldade em fazer face ao aumento dos preços dos alimentos e da energia e das taxas de juro.

Na publicação ‘Economia numa imagem’, hoje divulgada, o BdP indica o impacto nos orçamentos familiares da subida da inflação e das taxas de juro, concluindo que o impacto é diferente consoante as famílias, sendo maior nas famílias mais pobres.

“O impacto do aumento acentuado dos preços dos bens alimentares e energéticos é mais marcado para as famílias de menor rendimento, refletindo o maior peso destes bens no seu cabaz de consumo”, refere o banco central, acrescentando que as famílias com dívidas a taxa variável, caso dos créditos à habitação, “são especialmente afetadas pelo choque de taxa de juro”.

Segundo o BdP, cerca de 30% do total de agregados familiares tem dívida a taxa variável.

Utilizando informação dos inquéritos às famílias, o Banco de Portugal projeta, para este ano, um aumento médio do rendimento disponível das famílias endividadas em torno de 6%.

Para as famílias endividadas de maior rendimento, esse aumento do rendimento “permite manter o volume de consumo de bens alimentares e energéticos e satisfazer o serviço da dívida, sem pôr em causa outro tipo de despesas”, refere o BdP.

Contudo, já para as famílias endividadas de menor rendimento “a variação média do rendimento não cobre os aumentos da despesa em bens alimentares e energéticos e do serviço da dívida, implicando um ajustamento mais exigente”.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

BCE DEVERÁ SUBIR TAXAS DE JURO EM 25 PONTOS BASE PARA CONTER INFLAÇÃO

Rádio Regional

CABAZ ALIMENTAR SOBE EM JUNHO E ATINGE OS 259 EUROS

Rádio Regional

INFLAÇÃO EM MAIO MANTÉM-SE NOS 3,3 % – INE

Rádio Regional

QUASE METADE DOS PORTUGUESES CORTA NA ALIMENTAÇÃO DEVIDO À INFLAÇÃO

Rádio Regional

DESPESA EM SUPERMERCADO SOBE MAIS DO QUE OS SALÁRIOS DESDE 2019

Rádio Regional

GUERRA NO IRÃO DISPARA PREÇOS DOS ALIMENTOS E ENERGIA NA EUROPA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.