Connect with us

SOCIEDADE

GREVE DOS ENFERMEIROS NO TERCEIRO DIA COM ADESÃO MÉDIA DE 95%

A adesão à greve dos enfermeiros, que cumpre hoje o seu terceiro dia, “tem uma média de 95%”, sem grandes oscilações em relação aos dias anteriores, declarou fonte sindical.

Datas:

em

A adesão à greve dos enfermeiros, que cumpre hoje o seu terceiro dia, “tem uma média de 95%”, sem grandes oscilações em relação aos dias anteriores, declarou fonte sindical.

A adesão à greve dos enfermeiros, que cumpre hoje o seu terceiro dia, “tem uma média de 95%”, sem grandes oscilações em relação aos dias anteriores, declarou hoje uma fonte sindical.

“Não há grandes alterações. Mantêm-se os números de ontem [terça-feira]. Há um caso ou outro em que baixaram um ponto, mas a média dos 95% mantém-se e o que está em causa também se mantém, que são as pessoas entusiasmadas, fazendo perguntas e pedindo orientações”, disse o presidente Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (FENSE), José Correia Azevedo, à Lusa.

Os enfermeiros associados da FENSE iniciaram, na segunda-feira, uma greve nacional de cinco dias em protesto contra o impasse na negociação do acordo coletivo de trabalho, que começou há um ano.

O presidente da FENSE – que integra o Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem (SIPE) e o Sindicato dos Enfermeiros (SE) – disse à Lusa que as razões do protesto se prendem com “o impasse na negociação” da proposta do acordo coletivo de trabalho apresentado pelos enfermeiros em agosto de 2017.

Um ano depois, “estamos ‘na mesma como a lesma’, não saímos ainda do sítio. E, portanto, esta greve destina-se a chamar a atenção dos enfermeiros de que, se querem este acordo, que conhecem em proposta, têm de nos ajudar nesta luta”, declarou José Correia Azevedo.

“O Governo dá a impressão que está a tentar ganhar tempo, não sabemos muito bem porquê nem para quê, para nos empatar e nós estamos dispostos a começar esta greve, à qual se podem seguir outras, para obrigar o Governo a dizer ou não quer negociar, e assume a responsabilidade política, ou quer negociar e tem que terminar os trabalhos porque um ano já é demais” para a negociação, referiu.

Os enfermeiros pretendem que seja criada uma carreira especial de enfermagem, que integre a categoria de enfermeiro especialista, e exigem o descongelamento da carreira, considerando que o Estado deve aos enfermeiros 13 anos, 7 meses e 25 dias nas progressões. Exigem também a revisão das tabelas remuneratórias.

“Mesmo que não tenham dinheiro para a pagar atualmente, os sindicatos já propuseram o pagamento em três prestações anuais”, disse José Correia Azevedo. Os sindicatos garantiram que os serviços mínimos serão respeitados.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

TONDELA VENCE SETÚBAL E “EMPURRA” O BRAGA PARA A FINAL FOUR

O Tondela venceu hoje no terreno do Vitória de Setúbal, por 2-1, e ainda pode chegar à 'final four' da...

INTERNACIONALPublicado há 5 horas

PAPA PEDE ATENÇÃO AO “GRITO DOS POBRES SUFOCADOS PELOS RICOS”

O papa Francisco exortou hoje a que se ouça o grito dos pobres, "cada dia mais forte, mas também menos...

SOCIEDADEPublicado há 5 horas

MARCELO APELA AO CIVISMO NAS ESTRADAS PORTUGUESAS

O Presidente da República fez hoje um apelo cívico aos portugueses para se combater a sinistralidade rodoviária no país e...

DESPORTOPublicado há 5 horas

MOTO2: MIGUEL OLIVEIRA VENCE NO GP DE VALÊNCIA

O português Miguel Oliveira despediu-se hoje da Moto2 com uma vitória no Grande Prémio de Valência, a terceira da temporada,...

DESPORTOPublicado há 19 horas

EMPATE NA ITÁLIA QUALIFICA PORTUGAL PARA A “FINAL FOUR”

Portugal e Itália empataram (0-0) em San Siro, em partida a contar para a Liga das Nações. Com este resultado,...

DESPORTOPublicado há 2 dias

PORTUGAL VAI RECEBER 5 COMPETIÇÕES MUNDIAIS DE MOTOCICLISMO

Portugal vai acolher cinco provas de campeonatos do mundo de motociclismo em 2019, anunciou hoje a Federação de Motociclismo de...

DESPORTOPublicado há 2 dias

FERNANDO SANTOS CONFIANTE NA VITÓRIA PORTUGUESA

O selecionador Fernando Santos afirmou hoje que Portugal quer já resolver frente à Itália o apuramento para a fase final...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

PAULO GONÇALVES DIZ QUE “APENAS” QUER COLABORAR COM A JUSTIÇA

O ex-assessor jurídico da SAD do Benfica Paulo Gonçalves disse hoje estar "apenas preocupado em colaborar com a justiça", à...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

JUSTIÇA ACUSA BRUNO DE CONHECER E INCENTIVAR À VIOLÊNCIA

O Ministério Público (MP) acusa o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho de ter conhecido e incentivado o ataque à...

REGIÕESPublicado há 2 dias

AUTARQUIA DE MACEDO DE CAVALEIROS EXIGE CUMPRIMENTO DA LEI DA RÁDIO

Em causa está uma "avença" que a Autarquia diz ser ilegal por colocar em risco a independência do operador de...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT

AS MAIS LIDAS