Connect with us

INTERNACIONAL

GREVE NO CONTROLO AÉREO FRANCÊS AFECTA 500 VOOS

A greve dos controladores aéreos na França já provocou, só hoje, o cancelamento de mais de 500 voos, provocando o caos nos aeroportos.

Datas:

em

A associação de companhias de aviação Airlines For Europe (AFE), que integra a TAP, divulgou hoje que a greve dos controladores aéreos em França fez cancelar mais de 500 voos e afetou cerca de 70 mil passageiros e carga.

“Só entre as companhias da AFE, mais de 500 voos foram cancelados, o que afetou cerca de 70.000 passageiros e carga, causando ainda importantes atrasos, principalmente nas ligações”, segundo um comunicado da associação, sobre a greve desta segunda-feira.

Desde 2010 que houve, só em França, 275 greves dos controladores aéreos, o que representa cerca de duas em cada três paralisações do setor na Europa, segundo dados da AFE.

“Houve um aumento de 300% nas greves dos controladores aéreos em França em comparação com o mesmo período do ano passado”, salientou a associação, em comunicado.

Em 2017, houve 13 dias de greve: cinco consecutivos entre 06 e 10 de março, quatro em setembro (de 11 a 13 e dia 21), no dia 10 de outubro e três dias em novembro (de 15 a 17).

Nos primeiros cinco meses do ano, disse a AFE, já houve 14 dias de greve dos controladores aéreos em França: três dias em março (de 21 a 23), quatro em abril (07 e 08 e 28 e 29) e já cinco dias em maio (05 e 06, 12 e 13 e ainda 22), tendo sido convocada mais uma para os dias 26 e 27.

A associação – que representa 15 companhias aéreas europeias, incluindo a TAP, o Grupo Lufthansa e a Air France/KLM — apelou ainda aos decisores políticos para defenderem os direitos dos cidadãos da União Europeia enquanto passageiros aéreos, nomeadamente o direito a movimentarem-se livremente na Europa.

No total, os cancelamentos provocados pelas greves dos controladores aéreos em 2018 já afetaram mais de meio milhão de passageiros de companhias que integram a AFE, sendo que a associação representa 70% do mercado da UE.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 4 horas

SETÚBAL: O PORTO VENCEU … MAS NÃO CONVENCEU (VÍDEO)

O FC Porto saiu vitorioso da visita à casa do Vitória de Setúbal. Aboubakar e Sérgio Oliveira fixaram o resultado...

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS