ECONOMIA & FINANÇAS
HÁ 4,7 MILHÕES PARA APOIAR O DOURO
O Programa Valorizar vai alavancar investimentos de 4,7 milhões de euros para a criação e valorização de enotecas e quintas do Douro e apoio à investigação e promoção no domínio do enoturismo, anunciou hoje o Turismo de Portugal.
O Programa Valorizar vai alavancar investimentos de 4,7 milhões de euros para a criação e valorização de enotecas e quintas do Douro e apoio à investigação e promoção no domínio do enoturismo, anunciou hoje o Turismo de Portugal.
Os contratos de financiamento no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior — Programa Valorizar vão ser assinados na sexta-feira, em Vila Real, num ato que vai ser presidido pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Estes contratos representam um total de 4,7 milhões de euros de investimento, para a criação e valorização de enotecas e quintas do Douro e para o apoio à investigação e promoção no domínio do enoturismo.
Os projetos vão ser desenvolvidos por dez entidades privadas e públicas.
Antes desta assinatura, decorre o debate e sessão pública “Enoturismo, um ativo do Douro”.
O debate é promovido pelo Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e conta com a participação do ministro da Economia e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
O debate visa, segundo a organização, a “identificação de prioridades, medidas e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do enoturismo na região demarcada mais antiga do mundo”.
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, disse, em comunicado, que “é importante que o Douro transforme os seus ativos patrimoniais e paisagísticos em ofertas turísticas estruturadas e comercializáveis”.
“O enoturismo é, por certo, uma âncora para o desenvolvimento turístico do Douro”, acrescentou.
Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDR-N, considerou “determinante uma aposta clara no turismo, com ênfase na qualificação e envolvimento da população e no trabalho em conjunto das instituições responsáveis pelo turismo e pelo desenvolvimento regional, para que o Alto Douro Vinhateiro se possa afirmar enquanto destino turístico de excelência”.
O debate inclui uma mesa-redonda composta por João Nicolau de Almeida (enólogo), José Alvares Ribeiro (administrador do grupo Symington), Kay Bouchard (Quinta do Tedo) e Luís Araújo (presidente do Turismo de Portugal).
ECONOMIA & FINANÇAS
PROIBIÇÃO DE CARROS NOVOS A GASÓLEO E GASOLINA AMEAÇA SOBERANIA DA UE
O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.
O Tribunal de Contas Europeu alertou que a proibição da venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo a partir de 2035 pode por em causa a liderança europeia, por falta de competitividade sobretudo no fabrico de baterias.
Num relatório divulgado esta segunda-feira, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) destaca um possível choque entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) com a aposta em veículos elétricos.
O TCE constatou que, apesar do grande apoio público, as baterias fabricadas na UE “continuam a custar muito mais do que o previsto”, o que afeta a competitividade dos automóveis elétricos europeus em relação a outros produtores mundiais, podendo também “levar a que os carros elétricos europeus não estejam ao alcance de uma grande parte da população”.
Menos de 10% do fabrico mundial de baterias está sediado na Europa, destaca o texto, sendo a grande maioria produzida na China.
O setor das baterias da UE depende das importações de recursos de países de fora, com os quais o bloco não tem os devidos acordos comerciais: 87% do lítio em bruto provém da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e e 40% da grafite da China, refere a instituição.
O TCE alerta ainda que as infraestruturas de carregamento de veículos ainda levantam muitos obstáculos, quer pela escassez de oferta, quer pela falta de um meio harmonizado de pagamento.
Perante a dificuldade encontrada em reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no setor rodoviário e o fraco desenvolvimento dos biocombustíveis, a UE aposta nos veículos elétricos como a melhor alternativa possível.
Reduzir ou eliminar as emissões de CO2 dos carros de passageiros é um elemento essencial da estratégia europeia para o clima, cujo objetivo é chegar às zero emissões líquidas de GEE até 2050, ano em que a UE deverá atingir a neutralidade carbónica.
ECONOMIA & FINANÇAS
QUASE 77 MIL EUROS EM COIMAS DEVIDO A PUBLICIDADE ENGANOSA ENTRE 2020 E 2024
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) aplicou coimas no valor de 76.900 euros a supermercados devido a publicidade enganosa entre 2020 e 2024, na sequência de 126 processos de averiguação, informou hoje a entidade.
Os processos foram instaurados na sequência de denúncias e queixas apresentadas tanto por consumidores no livro de reclamações como por outros agentes económicos.
No setor dos supermercados resultaram 35 processos de contraordenação devido a publicidade enganosa, em especial a promoções não efetuadas pelo preço anunciado.
A Direção-Geral do Consumidor também aplicou duas medidas cautelares que determinaram a suspensão imediata de duas campanhas publicitárias.
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