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A HISTÓRIA DO MISTERIOSO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS

Um dos maiores mistérios da humanidade é chamado de Triângulo das Bermudas. Este mistério alimentou todos os tipos de histórias, filmes e medo nas pessoas, agora parece que graças à ciência o mistério foi revelado.

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Um dos maiores mistérios da humanidade é chamado de Triângulo das Bermudas. Este mistério alimentou todos os tipos de histórias, filmes e medo nas pessoas, agora parece que graças à ciência o mistério foi revelado.

A história refere-se ao desaparecimento de navios e aviões no chamado Triângulo das Bermudas, que na cultura popular se tornou um centro de intensa actividade paranormal, embora a maioria das pesquisas indiquem que o mau tempo e o erro humano tenham sido os mais prováveis culpados pelos desaparecimentos, e até mesmo algumas pesquisa destacam o fato de que o número de desaparecimentos neste local é semelhante a muitos ao redor do mundo.

Embora a sua reputação possa assustar algumas pessoas, o Triângulo das Bermudas é realmente parte de uma rota de navegação usada regularmente por navios de cruzeiro e outros navios que operam com frequência também nessa área. Os aviões também são comuns no Triângulo das Bermudas, ambas as aeronaves privadas e comerciais.

As histórias de desaparecimentos inexplicáveis no Triângulo das Bermudas começaram a chegar por volta de 1950 e tem sido relatadas de forma consistente desde então, com diversas explicações diferentes, como ET’s, a verdadeira localização de Atlântida, anomalias magnéticas, piratas, furacões , mau tempo, ondas gigantes, erro humano; em suma, tudo o que é possível imaginar.

Durante anos, muitos investigaram respostas sobre os misteriosos desaparecimentos de navios e aviões, mas parece que finalmente foi encontrada a solução. Pelo menos é isso o que os cientistas acreditam, e a resposta pode estar em uma série de crateras na costa da Noruega. Sim, na Noruega!

Apesar da distância entre a Noruega e o Triângulo das Bermudas, os cientistas encontraram crateras profundas de 1,6 km de largura e pouco mais de 45 metros de profundidade no Mar de Barents, que acreditam terem sido criadas por uma explosão de metano debaixo de água. Especula-se que isto é o que acontece também no Triângulo das Bermudas, algures numa região que ainda não foi definida, na parte ocidental do Oceano Atlântico Norte, algures entre a Flórida, Bermudas e Porto Rico.

Os pesquisadores da Universidade do Ártico na Noruega, disseram que:

“Existem várias crateras gigantes no fundo do mar num área no Mar de Barents, e são provavelmente causadas por grandes explosões de gás. A área de cratera representa um dos maiores pontos de libertação de metano marinho no Ártico “.

Os cientistas acrescentaram que as explosões que causam crateras poderiam apresentar riscos para navios que viajam no Mar de Barents. Essa teoria tem sido impulsionada por um tempo entre alguns especialistas pois seria precisamente o que acontece no Triângulo das Bermudas.

FACTOS SOBRE O MISTERIOSO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS:
Existem inúmeras teorias e histórias criativas acerca do famoso Triângulo das Bermudas. Ao longo de anos foram vários os navios e os aviões que desapareceram no local, sem deixar qualquer rasto.Ainda hoje muito é especulado e falado acerca do misterioso local, que povoa a mente dos mais criativos.Clique e conheça um pouco mais sobre o Triângulo das Bermudas.

TRIÂNGULO DO DIABO:
O Triângulo das Bermudas também é conhecido como o Triângulo do Diabo, devido ao mistério e às ocorrências que rodeiam o local.

LOCALIZAÇÃO:
O Triângulo das Bermudas encontra-se numa linha imaginária entre as Bermudas, Porto Rico e a Flórida.

INSPIRAÇÃO:
Segundo o site ‘Shakespeare Online’, acredita-se que a peça ‘The Tempest’ escrita pelo inglês tenha sido baseada no Triângulo das Bermudas.

ROTAS DE TRANSPORTE:
Em 2013 o World Wide Fund for Nature identificou as dez rotas de transporte mais perigosas do mundo e o Triângulo das Bermudas não estava entre elas.

MAIS DOIS CASOS:
Em 1941 dois navios ‘irmãos’ do USS Cyclops também desapareceram depois de seguirem a mesma rota do navio naufragado em 1918.

BOLHAS MARÍTIMAS:
Segundo o ‘The Washington Post’, outra possível explicação para os acidentes seriam as bolhas de metano existentes no mar.

CRIAÇÃO DO NOME:
Segundo o canal ‘History’, foi em 1964 que Vincent Gaddis deu o nome de Triângulo das Bermudas ao local, num artigo publicado por uma revista.

IATE MISTERIOSO:
De acordo com a ‘National Geographic’, em 1955 foi descoberto um iate que tinha passado por três furacões mas encontrava-se sem a tripulação, que nunca foi encontrada.

CORRENTES FORTES:
De acordo com o ‘The New York Times’, a razão pela qual a maioria dos destroços de navios nunca foram encontrados, poder-se-á dever ao facto de terem sido arrastados pelas correntes do Golfo.

CRIATIVIDADE PARA LUCRAR:
Segundo o canal ‘History’, cientistas afirmam que o mistério do Triângulo das Bermudas é puro sensacionalismo e que vários escritores tentam lucrar com o mesmo.

AVIÕES DESAPARECIDOS:
Segundo o site ‘Encyclopedia Britannica’, em 1945 cinco bombardeiros, que carregavam 14 homens, iam para uma missão na costa da Flórida. Quando passaram pela zona as bússolas ficaram desorientadas, o que levou a que se perdessem e ficassem sem combustível.

FACTOS NATURAIS:
Segundo a ‘Encyclopedia Britannica’, o mais provável é que os acidentes na zona sejam provocados por uma combinação de tempestades, recifes, a força da corrente marítima do Golfo e outras dificuldades de navegação.

NAUFRÁGIOS:
De acordo com o ‘The Washington Post’, existem vários casos de navios que foram encontrados abandonados no local. No entanto, o paradeiro das tripulações foi sempre um mistério.

DENTRO DA ESTATÍSTICA:
Segundo o ‘The New York Times’, cientistas descobriram que com o número de tempestades que existem no local, os aviões e navios que desapareceram estão dentro do esperado estatisticamente.

DESAPARECIMENTO AÉREO:
Segundo o canal ‘History’, em 1945 uma aeronave que tinha como missão procurar por marinheiros sobreviventes no Triângulo das Bermudas, desapareceu do radar com 13 pessoas a bordo.

CAUSA VINDA DE OUTRO PLANETA:
Segundo o canal ‘History’, uma das explicações mais ‘criativas’ já criadas para os acontecimentos na zona foi a de que uma nave extraterrestre estaria no interior do mar a naufragar as embarcações.

BÚSSOLAS A FALHAR:
De acordo com o site ‘Gizmodo’, Cristóvão Colombo escreveu nos registos de bordo acerca de leituras estranhas feitas pela sua bússola. Isso poderá ter acontecido porque naquela altura o local era um dos poucos no mundo onde o norte geográfico e o norte magnético alinhavam-se.

NÚMERO CONSIDERADO BAIXO:
Segundo a ‘National Geographic’, depois de analisar o número de embarcações que passam pelo local, a Guarda Costeira norte-americana considera baixo o número de acidentes ocorridos.

BOLA DE FOGO:
Segundo a edição online do canal ‘History’, Cristóvão Colombo foi a primeira pessoa a falar sobre estranhos acontecimentos na região. Numa noite, o navegador escreveu que uma estranha bola de fogo atingiu o mar. Provavelmente terá sido a queda de um meteoro.

NAUFRÁGIO:
Segundo a edição online da ‘Time’, em 1918 o navio de guerra USS Cyclops naufragou com 300 homens a bordo. Não enviou qualquer pedido de ajuda e a embarcação nunca foi encontrada. Na altura, o presidente Woodrow Wilson afirmou que apenas “Deus e o mar saberão o que aconteceu”.

LOCAL CONSIDERADO POUCO PERIGOSO:
De acordo com o canal ‘History’, A guarda costeira norte-americana não considera o Triângulo das Bermudas como um local mais perigoso que outros existentes no mundo.

NOÇÃO DO TEMPO:
Ao longo de anos, muitos pilotos afirmaram que o tempo parou ou passou demasiado depressa quando passaram pela zona. Isto levou à criação de muitas histórias criativas.

SENSO COMUM:
Segundo o ‘The Washington Post’, cientistas acreditam que o mistério do Triângulo das Bermudas continua porque as generalidade das pessoas espera que as embarcações desapareçam naquele local, por isso quando tal acontece consideram o fenómeno normal.

Aviões localizados no fundo do mar na área do Triângulo das Bermudas.

Aviões localizados no fundo do mar na área do Triângulo das Bermudas.

Aviões localizados no fundo do mar na área do Triângulo das Bermudas.

INTERNACIONAL

DESMANTELADA REDE INTERNACIONAL DE NARCOTRÁFICO E BRANQUEAMENTO

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

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Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

A ‘Operação Montana’ resultou de uma cooperação entre as autoridades policiais de Espanha e de Portugal, coordenadas pela Europol, que realizaram 13 buscas e 20 detenções em 06 e 07 de março.

A rede criminosa usava identidades roubadas de cidadãos colombianos, portugueses, espanhóis e venezuelanos, sendo suspeita da ‘lavagem’ de mais de 10 milhões de euros.

Segundo a PJ, a rede era investigada desde 2021 pelas autoridades espanholas – Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional –, com a indicação da participação de cidadãos portugueses, que faziam o transporte de dinheiro e posterior depósito em contas bancárias nacionais, tituladas por portugueses com ligações à diáspora portuguesa na América Latina.

Em Portugal foram realizadas duas buscas domiciliárias na zona de Ílhavo e de Aveiro, visando o principal suspeito, que fazia o transporte de dinheiro de Espanha para Portugal e que recebia indicações de cabecilhas da rede criminosa para a recolha de dinheiro em Espanha.

No transporte para Portugal, o dinheiro era escondido no veículo do suspeito e depois depositado em bancos portugueses, em contas tituladas por outros suspeitos, que pertencem à diáspora portuguesa na América Latina, sobretudo Venezuela.

O principal suspeito português não residia na morada fiscal, em Ílhavo, mas com a família numa “moradia luxuosa” na zona de Aveiro, propriedade de uma empresa em nome da mulher, que foi alvo de buscas, segundo a PJ.

No decurso das buscas, foram apreendidos mais de 40 mil euros em dinheiro, máquinas de contar dinheiro, joias e barras em ouro, documentos bancários, uma arma de fogo e apontamentos escritos que, segundo a PJ, ligam o detido ao branqueamento de dinheiro, oriundo do tráfico de droga em Espanha.

A ‘Operação Montana’ resultou na apreensão de 156 mil euros em dinheiro, barras de ouro avaliadas em 35 mil euros, 50 veículos, joias e relógios de luxo, e no bloqueio de mais de 100 contas bancárias e 10 imóveis com valor superior a três milhões de euros.

“As autoridades espanholas e portuguesas continuam a efetuar diligências para identificar e localizar outros cidadãos relacionados com este esquema de branqueamento”, informa a PJ em comunicado hoje divulgado.

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MUNDO NÃO ESTÁ A FAZER O SUFICIENTE PARA PROTEGER OS RECIFES DE CORAIS

O mundo não faz o suficiente para proteger os recifes de corais, declarou terça-feira o enviado especial das Nações Unidas para os oceanos, em defesa dos ecossistemas marinhos que protegem a biodiversidade, sustentam a vida marinha e produzem oxigénio.

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O mundo não faz o suficiente para proteger os recifes de corais, declarou terça-feira o enviado especial das Nações Unidas para os oceanos, em defesa dos ecossistemas marinhos que protegem a biodiversidade, sustentam a vida marinha e produzem oxigénio.

Em entrevista à The Associated Press, por ocasião de uma conferência internacional sobre os oceanos que decorre na Grécia, Peter Thomson sugeriu que todos os recifes de corais deveriam ser incluídos em áreas marítimas protegidas sob o que se designa por iniciativa “30×30” — um plano para designar 30% das áreas terrestre e marítima até 2030.

Os principais cientistas do tema anunciaram na segunda-feira que os recifes de corais estão a experimentar um branqueamento global pela quarta vez, e a segunda em 10 anos, em resultado do aquecimento global dos oceanos devido às alterações climáticas antropogénicas.

Cientistas da agência dos EUA para os Oceanos e a Atmosfera (NOAA, na sigla em Inglês) e da Iniciativa Internacional para os Recifes de Corais disseram na segunda-feira que o branqueamento ocorre em 53 países, territórios ou economias locais confirmadas desde fevereiro de 2023.

Se bem que muito tenha sido feito para proteger estes recifes no mundo, a causa primária é a queima de combustíveis fósseis, que causa as emissões de gases com efeito de estufa e o aquecimento dos oceanos, disse Thomson.

“Está a ser feito o suficiente? A resposta é claramente ‘não'”, acrescentou. “E o que falta é a transição para sair da queima dos combustíveis fósseis”.

Thomson disse que acredita que alguns corais mais resilientes vai sobreviver, e salientou os esforços para preservar os corais em instalações como aquários.

Mas, interrogou, “está-se a enfrentar uma tragédia colossal dos ecossistemas?”, respondendo de imediato: “Sim, definitivamente. E não o podemos evitar”.

Por vezes descritos como florestas tropicais submarinas, os recifes de corais apoiam um quarto das espécies marinhas e formam barreiras cruciais que protegem as linhas costeiras do impacto das tempestades. Além de também permitirem atividades empresariais nas áreas de turismo, pesca e outras.

“Não se pode te um planeta saudável sem um oceano saudável. E a saúde do oceano está em declínio”, acentuou Thomson.

Este embaixador das Fiji, que foi apontado pelo secretário-geral da ONU para a função de enviado especial para os oceanos em 2017, insistiu: “Não se podem condenar os nossos netos a um mundo sem corais, a um mundo em fogo”.

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