Connect with us

MAGAZINE

HOMENS DEVEM USAR BOXERS EM VEZ DE CUECAS JUSTAS

Usar roupa interior apertada pode afectar a capacidade de produção de espermatozóides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça que é melhor vestir boxers do que cuecas justas.

Data:

em

Usar roupa interior apertada pode afectar a capacidade de produção de espermatozóides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça que é melhor vestir boxers do que cuecas justas.

A pesquisa publicada no jornal científico Human Reproduction constatou que os homens que usam boxers apresentam contagens de espermatozóides mais elevadas do que aqueles que usam roupa interior mais apertada, como cuecas.

A investigação contou com a participação de 656 homens, maioritariamente na casa dos 30 anos, que foram utentes do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, em consultas de fertilidade com as suas companheiras, entre 2000 a 2017. Eles forneceram amostras de sangue e de sémen e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa interior que usavam com mais frequência.

Dos participantes, 53% referiu usar boxers e os resultados revelaram níveis de concentração de esperma considerados “normais”, nota o Live Science. Mas “os homens que usavam boxers tinham 25% mais concentração de espermatozóides e 33% mais espermatozóides móveis numa única ejaculação, em média, do que os homens que usavam roupa interior mais apertada”, aponta a publicação.

O estudo também detectou que os homens que usavam roupa interior mais justa tinham “níveis mais elevados” da hormona folículo estimulante (FSH) que estimula a produção de espermatozóides.

Este dado sugere que nos homens que utilizam cuecas apertadas, a “diminuição da produção de espermatozóides pode enviar um sinal ao cérebro para aumentar os níveis de FSH para compensar a produção inferior de espermatozóides”, concluem os investigadores, conforme destaca o Live Science.

São contudo necessários mais estudos para confirmar esta hipótese.

Já se sabia que as “temperaturas mais elevadas nos testículos podem afectar negativamente a produção de esperma”, frisa ainda o Live Science, notando que a roupa interior mais apertada pode “potencialmente levar a temperaturas testiculares mais elevadas, por manter os testículos mais próximos do corpo”.

Importa referir que a investigação não avaliou a capacidade de concepção de um bebé, nem o efeito da troca de roupa interior, e é importante notar que os baixos níveis de espermatozóides não representam necessariamente baixa fertilidade.

“A contagem de esperma de um homem pode variar tremendamente de semana para semana”, refere ainda ao Live Science a urologista Sarah Vij que não participou no estudo.

A pesquisa também não teve em conta factores como o tipo de tecido da roupa interior ou o uso de calças apertadas, por exemplo, que podem igualmente contribuir para o aumento da temperatura dos testículos.

ZAP

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 16 horas

TAÇA DE PORTUGAL: LEIXÕES SURPREENDEU E VENCEU O TONDELA

O Leixões, da II Liga, eliminou hoje o Tondela, do primeiro escalão, após vencer por 4-2 nos penáltis, depois de...

DESPORTOPublicado há 16 horas

FC PORTO VENCE MOREIRENSE E SEGUE PARA OS QUARTOS DA TAÇA DE PORTUGAL (vídeo)

O FC Porto apurou-se esta terça-feira para os quartos de final da Taça de Portugal em futebol, ao vencer na...

SOCIEDADEPublicado há 17 horas

MAIS DE 1 MILHÃO DE PORTUGUESES VACINADOS CONTRA A GRIPE

Mais de 1,3 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram contra a gripe sazonal, representando dois...

SOCIEDADEPublicado há 20 horas

PROFESSORES LANÇAM ULTIMATO AO GOVERNO

Os sindicatos de professores ameaçaram hoje 'bloquear o normal desenvolvimento do ano letivo' se o Governo não abrir negociações sobre...

SOCIEDADEPublicado há 20 horas

MÉDIA CAPITAL ‘GARANTE’ QUE A LUZ DE SINALIZAÇÃO DA ANTENA ESTAVA A FUNCIONAR

Média Capital 'garante' que a luz de sinalização estava a funcionar; mas técnicos dizem que 'é difícil' de garantir.

REGIÕESPublicado há 20 horas

LISBOA DUPLICA A TAXA TURÍSTICA DE 1 PARA 2 EUROS

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou hoje a duplicação da Taxa Turística na capital, de um para dois euros...

SOCIEDADEPublicado há 22 horas

PEÇAS DO HELICÓPTERO DO INEM À VENDA NO OLX

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem identificados os furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo, mas...

REGIÕESPublicado há 22 horas

TRÊS HOMENS ‘APANHADOS’ A ROUBAR COMBUSTÍVEL AO EXÉRCITO

A PSP de Espinho identificou três homens com idades entre 41 e 44 anos, que estavam alegadamente a furtar gasóleo...

POLÍTICAPublicado há 1 dia

MARCELO DIZ QUE: ‘A SER VERDADE, O ESTADO FALHOU’

O Presidente da República afirmou hoje que caso se confirmem os erros no socorro às vítimas da queda do helicóptero...

JUSTIÇAPublicado há 1 dia

RELATÓRIO PRELIMINAR DA PROTECÇÃO CIVIL APONTA FALHAS

O relatório preliminar da proteção civil aponta para falhas nos procedimentos e vai ser enviado hoje aos ministros da Defesa...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS