CRISE: EMPRESAS MARÍTIMO-TURÍSTICAS DO DOURO RECLAMAM RETOMA URGENTE DA ATIVIDADE

Vinte e cinco empresas marítimo-turísticas que operam no rio Douro uniram-se para reclamar a retoma urgente da atividade, depois dos “meses de trabalho perdidos” devido à crise pandémica, segundo divulgaram hoje fontes ligadas ao movimento.

REGIÕES

AZAMBUJA: NOVE FAMÍLIAS DE ETNIA CIGANA IDENTIFICADAS EM NOVO SURTO COVID-19

Quarenta pessoas do bairro social da Quinta da Mina, em Azambuja, testaram positivo à covid-19, situação que preocupa a autarquia, que não exclui a possibilidade de pedir um cordão sanitário, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

NACIONAL

FENPROF VÊ COM ‘MUITA PREOCUPAÇÃO’ REABERTURA DE JARDINS DE INFÂNCIA

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou hoje “muita preocupação” com a reabertura dos jardins de infância e criticou o Ministério da Educação por não ter procedido à testagem generalizada de educadores e funcionários à covid-19.

DESPORTO

LUÍS FILIPE VIEIRA DIZ QUE O COVID-19 INVIABILIZOU VENDAS DE 200 MILHÕES

A pandemia de covid-19 impediu que o Benfica encaixasse 200 milhões de euros (ME) com a venda de dois futebolistas do plantel principal, revelou hoje o presidente dos ‘encarnados’, assegurando que não vai “vender jogadores ao desbarato”.

ECONOMIA & FINANÇAS

CRISE: DÍVIDA PÚBLICA ATINGIU RECORDE DE 262,1 MIL MILHÕES DE EUROS EM ABRIL

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, um valor recorde, segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

UTAD: INVESTIGADORES ESTUDAM A COUVE-BRÓCULO NO COMBATE À OBESIDADE

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a estudar a utilização de subprodutos da couve-brócolo na prevenção e tratamento da obesidade no âmbito do projeto “ValorizebyProducts”, anunciou hoje a academia transmontana.

INTERNACIONAL

CRISE: RENAULT PREVÊ DESPEDIR 15 MIL PESSOAS POR TODO O MUNDO

A Renault anunciou hoje a supressão de 15 mil postos de trabalho em todo o mundo, 4.600 dos quais em França, uma medida que faz parte de um plano para reduzir custos em dois mil milhões de euros.

ARTE & CULTURA

CINEMA: EM HOLLYWOOD AINDA NÃO SE SABE QUANDO REGRESSAM AS FILMAGENS

O regresso dos estúdios de Hollywood às filmagens ainda está longe, dois meses e meio depois do início do confinamento ordenado pelo condado de Los Angeles e pelo estado da Califórnia para conter o novo coronavírus.

MAGAZINE & CURIOSIDADES

FUMADORES: OMS RECOMENDA QUE DEIXEM O VÍCIO EM NOME DA SAÚDE PÚBLICA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou aos fumadores quem tomem medidas imediatas para deixarem de fumar, para se prevenirem de situações graves caso sejam infetados pelo novo coronavírus.