RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

IPMA ALERTA: ELEVADA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NESTE FIM DE SEMANA

A exposição à radiação ultravioleta vai representar este fim de semana um risco muito elevado em quase todo o território de Portugal continental e para o arquipélago da Madeira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para sábado e domingo é esperado um aumento significativo das temperaturas, de acordo com o IPMA.

No sábado, em Portugal continental a exposição à radiação terá um risco muito elevado em todo o território, com exceção dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança, que terão um risco elevado.

No domingo, a exceção ao risco muito elevado será apenas para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que terão um risco elevado.

O arquipélago da Madeira terá no fim de semana um risco muito elevado na exposição aos raios, enquanto nos Açores o risco é inferior.

Face aos efeitos da exposição à radiação ultravioleta na saúde, o IPMA aconselha que nas regiões com risco muito elevado, sejam utilizados óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e ainda que se evite a exposição das crianças ao sol. Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

METEOROLOGIA: QUARTA-FEIRA 24 DE JUNHO DE 2026

Rádio Regional

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AGRAVAM ONDAS DE CALOR NA EUROPA

Rádio Regional

PORTUGAL COM CALOR EXTREMO E ARREFECIMENTO NA NOITE DE SÃO JOÃO

Rádio Regional

FRANÇA REGISTA DIA MAIS QUENTE DESDE 1947 COM RECORDES DE TEMPERATURA

Rádio Regional

PORTUGAL ENFRENTA ONDA DE CALOR COM ALÍVIO TÉRMICO NO “SÃO JOÃO”

Rádio Regional

METEOROLOGIA: TERÇA-FEIRA 23 DE JUNHO DE 2026

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.