RÁDIO REGIONAL
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

JÁ É POSSÍVEL “LER” OS SEUS PENSAMENTOS (vídeo)

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criaram um dispositivo que lê a mente humana, sendo capaz de realizar diversas ações humanas tendo como base os nossos pensamentos.

Este é o primeiro dispositivo que consegue, literalmente, ler mentes. Trata-se de um fone capaz de ler a mente humana, uma ideia desenvolvida no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com o objetivo de tornar menos constrangedores os contactos com interfaces como a Siri, da Apple.

O AlterEgo é então um mecanismo que transcreve o que os utilizadores pensam sem ser necessário verbalizar, através de um sistema de elétrodos conectados à pele.

Segundo o Diário de Notícias, o dispositivo é preso por cima da orelha e usado ao redor da mandíbula e do queixo. Quatro elétrodos entram em contacto com a pele e são os responsáveis por captar os sinais neuromusculares que são acionados cada vez que uma pessoa pensa.

isto torna-se possível graças à subvocalização, uma prática inerente aos seres humanos que consiste em “falar palavras” apenas na nossa cabeça, sem dizê-las em voz alta.

De uma forma prática, quando um utilizador fala consigo mesmo, a inteligência artificial presente no dispositivo descodifica tanto sinais como palavras específicas, verbalizando-as não em voz alta, mas num computador.

Arnav Kapur, o jovem que liderou o desenvolvimento do sistema no Media Lab do MIT, explicou ao site da faculdade que a ideia dos investigadores era “ter uma plataforma de computação interna, que juntasse humanos a máquinas e que proporcionasse uma extensão da nossa própria cognição“.

Num teste realizado com 10 pessoas, durante 15 minutos, o AlterEgo conseguiu uma média de 92% de precisão na transcrição do que cada um dos participantes pensava, passando com distinção no teste.

O objectivo passa por tornar a comunicação com interfaces como a Siri, da Apple, menos constrangedora, permitindo que interfaces deste tipo comuniquem com os utilizadores de maneira silenciosa.

VER AQUI O VÍDEO:

 

DN // ZAP

VEJA AINDA:

COVID-19: 42% DOS RECUPERADOS COM SINTOMAS DE STRESS PRÓ-TRAUMÁTICO

Lusa

FIFA REÚNE-SE COM SELECIONADORES PARA DISCUTIR CALENDÁRIO E MUNDIAL DE DOIS EM DOIS ANOS

Lusa

PETRÓLEO: CONSUMO E PROCURA ULTRAPASSARÁ NÍVEIS DE PRÉ-PANDEMIA EM 2022

Lusa

5G: PRESIDENTE DA ANACOM GARANTE ‘COBERTURA PLENA’ EM PORTUGAL EM 2025

Lusa

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA PROVOCA 1,1 MILHÕES DE MORTES EM ÁFRICA EM 2019, SEGUNDO UM ESTUDO

Lusa

ESTUDO INDICA QUE VÍRUS DA HEPATITE B JÁ CIRCULA HÁ MILÉNIOS ENTRE OS HUMANOS

Lusa