Connect with us

LOUCURAS

JÁ MORRERAM 250 PESSOAS … A TIRAR SELFIES

Da próxima vez que estiver no cimo de um penhasco ou no topo de uma cascata, pronto para tirar uma selfie para partilhar nas redes sociais, tenha algum cuidado. Pode vir a ser a última coisa que faz em vida.

Data:

em

Segundo o Science Alert, que cita um estudo de investigadores do All India Institute of Medical Sciences, em Nova Deli, mais de 250 pessoas morreram, nos últimos seis anos, enquanto tiravam uma selfie.

A equipa analisou 259 mortes relacionadas com este tipo de fotografia, entre outubro de 2011 e novembro de 2017. Os resultados foram agora publicados na revista científica Journal of Family Medicine and Primary Care.

Deste número, os cientistas descobriram que a principal causa de morte foi afogamento, seguido por incidentes que envolvem transportes – por exemplo, ao tirar uma selfie à frente de um comboio que se estava a aproximar – e cair de alturas elevadas. Outras causas também estão relacionadas com animais, armas e eletrocussão.

“As mortes relacionadas com selfies tornaram-se um grande problema de saúde pública”, afirma Agam Bansal, autor principal do estudo, em declarações ao Washington Post.

“Se estiver apenas parado a tirar uma fotografia com alguma coisa ou alguém, isso não é prejudicial. Mas se a selfie está associada a um comportamento de risco, então é isso que a torna perigosa”, acrescenta.

O estudo descobriu que a Índia é o país que lidera a tabela com mais vítimas mortais, seguida por nações como a Rússia, os EUA e o Paquistão e ainda que este tipo de morte envolve pessoas muito jovens: mais de 85% das vítimas estava na faixa etária entre os 10 e os 30 anos de idade.

“O que me preocupa mais é que esta é uma causa de morte totalmente evitável. Fazer parte destes números só porque queremos a selfie perfeita, com muitos gostos, partilhas no Facebook, Twitter ou outras redes sociais, não acho que valha a pena comprometer a nossa vida por coisas dessas”.

Embora o número de mortes relatadas no estudo possa parecer alto, Bansal acredita que podem haver muitos mais casos que ainda não foram documentados ou reportados.

ZAP

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHUVA DE GOLOS GARANTE VITÓRIA DOS LEÕES (vídeo)

O Sporting não ganhou para o susto, mas no final acabou por vencer o Nacional por 5-2.

DESPORTOPublicado há 6 horas

BENFICA VENCE MARÍTIMO PELOS ‘SERVIÇOS MÍNIMOS’

O Benfica manteve-se hoje a quatro pontos do líder FC Porto, ao vencer por 1-0 no reduto do Marítimo, em...

REGIÕESPublicado há 6 horas

ANTENA DA MÉDIA CAPITAL SOB INVESTIGAÇÃO NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Média Capital Rádio está na mira da investigação da queda do helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 6 horas

BOMBEIROS EXIGEM INQUÉRITO RIGOROSO À QUEDA DE HELICÓPTERO

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, pediu hoje um inquérito rigoroso à queda de um helicóptero...

REGIÕESPublicado há 9 horas

ESTAÇÃO DE RÁDIO ESTARÁ ‘ENVOLVIDA’ NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Antena emissora de estação de rádio estará envolvida na queda de helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 10 horas

A PRIORIDADE É APOIAR AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DA QUEDA DE HELICÓPTERO

A empresa operadora do helicóptero do INEM que caiu este sábado em Valongo, garantiu hoje à Lusa que a prioridade...

DESPORTOPublicado há 1 dia

FC PORTO VENCE NOS AÇORES E REVALIDA LIDERANÇA (vídeo)

O FC Porto soma a décima terceira vitória consecutiva. Em Ponta Delgada o porto venceu por 1-2 após estar temporariamente...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

HELICÓPTERO DO INEM DESPENHOU-SE EM VALONGO

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros estará “desaparecido”, depois das comunicações com...

REGIÕESPublicado há 1 dia

MINISTRA DA CULTURA: FOZ CÔA ‘PRECISA’ DE NOVOS PÚBLICOS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje em Vila Nova de Foz Côa que é preciso atrair novos públicos...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES MANIFESTAM-SE CONTRA A SEGURANÇA SOCIAL

Cerca de 30 professores contratados com horários incompletos, que se dizem lesados pelos descontos para a Segurança Social, manifestaram-se hoje...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS