DESPORTO
JORNALISTAS “QUEIXAM-SE” DE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA NO FUTEBOL
Num documento enviado à Assembleia da República, o sindicato fala em pressões ilegítimas e ameaças graves à integridade física e à dignidade profissional dos jornalistas, que é sobretudo notória em eventos de futebol.

Num documento enviado à Assembleia da República, o sindicato fala em pressões ilegítimas e ameaças graves à integridade física e à dignidade profissional dos jornalistas, que é sobretudo notória em eventos de futebol.
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) apresentou esta segunda-feira um relatório com as principais queixas e preocupações de vários órgãos de informação nacionais com as hostilidade contra jornalistas que cobrem eventos desportivos. O sindicato fala em pressões ilegítimas e ameaças graves à integridade física e à dignidade profissional dos jornalistas, que é sobretudo notória em eventos de futebol.
O documento foi enviado à Assembleia da República, à Procuradoria-Geral da República, ao Ministério da Administração Interna e às polícias, com o SJ a sublinhar que a liberdade de imprensa é “um pilar fundamental da democracia”. “O SJ lamenta que o futebol, tema que interessa ao público e apaixona multidões, tenha servido, algumas vezes, para alimentar climas de ódio e perseguição, em vez de cumprir a sua importante função social”, pode ler-se na nota enviada à comunicação social.
O SJ lembra que, recentemente, a Assembleia da República aprovou uma alteração do Código Penal que passa a considerar crime público “as agressões a jornalistas no exercício das suas funções ou por causa delas” e que os jornalistas passaram a integrar a lista de profissões com direito a “protecção acrescida”. Tendo isso em conta, o sindicato insta as entidades responsáveis a garantirem a segurança dos jornalistas no exercício das suas funções.
“Essas condições de segurança são de responsabilidade partilhada entre autoridades públicas, entidades como a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol e os clubes desportivos”, escreve o SJ.
Esta terça-feira, a Assembleia da República promove uma conferência sobre “Violência no Desporto”, na qual estarão presentes vários dirigentes desportivos e entidades reguladoras. O evento conta com rês painéis (violência no desporto vistas pelas organizações do fenómeno desportivo, justiça e violência no desporto e qual o papel para a comunicação social).
Joana Almeida | JE
