REGIÕES

JOVENS CONDENADOS A PRISÃO POR ASSALTOS

Três jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos, foram considerados culpados da autoria de assaltos a fábricas, oficinas de automóveis, armazéns e outros estabelecimentos situados entre Paredes, Paços de Ferreira e Lousada.

André Nunes foi condenado a sete anos e seis meses de prisão, enquanto o comparsa Manuel Santos vai para a cadeia seis anos e seis meses. O Tribunal de Penafiel condenou também João Barros a dois anos e dez meses de prisão, mas a pena deste fica suspensa porque apenas se provou a sua participação em dois dos mais de dez assaltos realizados.

Os juízes deram como provado que os rapazes passavam os dias, acompanhados pelas namoradas, nos quartos de um hostel de Lousada, no qual pagavam uma diária de 150 euros. Depois, saíam à noite para arrombar vedações, portões e cofres de fábricas com o objectivo de arrecadar dinheiro, cheques pré-datados ou cartões de multibanco. Só num assalto furtaram 30 mil euros em notas e vários diamantes usados no corte de vidro.

Mas quando não encontravam objectos de valor, o grupo também furtava grades de cerveja, botas, latas de atum e de cogumelos e frascos de compota de fruta. Foram estes produtos que levaram do Centro Escolar de Lustosa e da “Esplanada da Torre”, café localizado em Vilar do Torno e Alentém, Lousada. E quando não achavam material informático ou ferramentas para furtar, os jovens vandalizavam e destruíam, como aconteceu na Academia de Dança do Vale do Sousa e no espaço de diversão infantil “Vale Encantado”, tudo o que encontravam.

Os assaltos começaram no início de 2014 e só terminaram em setembro do mesmo ano, quando a GNR efectuou buscas aos quartos que o gangue ocupava no hostel, casas e carros dos jovens e encontrou muito do material furtado. Nessa ocasião foram apreendidas nove armas de fogo. Algumas eram pistolas de alarme transformadas para disparar munições de calibre 6.35mm. Outras eram espingardas e armas de pressão de ar.

LUSA

VEJA AINDA:

CADAVAL: SURTO EM LAR SOBE PARA 42 INFETADOS COM COVID-19

Lusa

MACEDO DE CAVALEIROS: DOIS MORTOS EM SURTO COM 27 INFETADOS EM CASA DE REPOUSO

Lusa

ÉVORA: SOBE PARA QUATRO TOTAL DE MORTES NO SURTO LIGADO À MISERICÓRDIA DE VILA VIÇOSA

Lusa

FARO: LIGAÇÃO FLUVIAL LUSO-ESPANHOLA PELO GUADIANA INTERROMPIDA

Lusa

COVID-19: REGIÃO NORTE PODERÁ ATINGIR OS SETE MIL CASOS DIÁRIOS NOS PRÓXIMOS DIAS

Lusa

MATOSINHOS: CENTROS COMERCIAIS VÃO ENCERRAR ÀS 21 HORAS

Lusa