REGIÕES
LEIRIA RECEBE A TAÇA DO MUNDO DE DRONES
O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, recebe no fim de semana uma etapa da Taça do Mundo de drones, que conta com a participação de mais de 50 pilotos internacionais.

O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, recebe no fim de semana uma etapa da Taça do Mundo de drones, que conta com a participação de mais de 50 pilotos internacionais.
“A Leiria Drone Race World Cup conta com a presença dos melhores pilotos de corridas de drones do mundo, que vêm de países como Coreia do Sul, Alemanha, Bélgica, Marrocos, França, Reino Unido, Espanha e Noruega, além dos portugueses”, adiantou à agência Lusa o presidente do Caliz – Clube de Aeromodelismo do Lis, Filipe Bernardino, organizador do evento.
Esta é a terceira vez que o evento se realiza em Leiria e a “adesão tem vindo a aumentar”.
“As inscrições estavam limitadas a 56 participantes e numa semana ficaram lotadas. Temos lista de espera para eventuais desistências, mas não se verificaram”, revelou.
Filipe Bernardino afirmou que tem vindo a aperceber-se da “importância do evento a nível internacional” e o impacto da prova em Leiria, que “já é falada entre os pilotos estrangeiros”.
A prova será transmitida em direto via internet, pois é “uma das mais importantes provas da modalidade”.
Além das corridas de drones, que se iniciam no sábado a partir das 09:00, com velocidades superiores a 100km/h, estão previstas “demonstrações de como os drones podem ser usados no dia-a-dia, nomeadamente nos incêndios, na agricultura e em operações de busca e salvamento”, assim como “palestras gratuitas”, explicou Filipe Bernardino.
“Esperando que o tempo ajude, amanhã [sábado] à noite realiza-se uma corrida noturna, que terá um ótimo efeito visual, uma vez que o estádio estará todo às escuras, só com iluminação das luzes da pista”, informou ainda o presidente do Caliz – Clube de Aeromodelismo do Lis.
Filipe Bernardino disse que o Caliz está “virado para as acrobacias de avião internacionais”. Com o aparecimento dos drones como modalidade, o clube passou também a apostar neste desporto, há cerca de três anos.
A entrada para assistir à prova é gratuita.
LUSA

REGIÕES
VISEU: ELEITA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO EM 2024

A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe) declarou Viseu como Cidade Europeia do Desporto em 2024, numa comunicação oficial enviada hoje ao município, anunciou o seu presidente, Fernando Ruas.
“É com enorme orgulho que Viseu recebe esta comunicação e se assume, oficialmente, Cidade Europeia do Desporto 2024”, afirmou o presidente da Câmara, Fernando Ruas.
No entender do autarca, trata-se de “uma oportunidade única para o concelho, para a sua comunidade de associações, clubes e atletas que, ao longo dos anos, tem trabalhado afincadamente para provar o seu valor, com resultados positivos dentro e fora de portas”.
“Vamos poder mostrar ainda mais o nosso valor e potencial enquanto palco europeu do desporto e atividade física”, frisou.
O anúncio foi feito depois de, na semana passada, os observadores da ACES Europe e da ACES Portugal terem visitado a cidade de Viseu.
“Parabéns por este prémio, porque a vossa cidade é, de facto, um bom exemplo do desporto para todos, como instrumento de saúde, integração, educação e respeito, que são os principais objetivos da ACES Europe”, referiu o presidente e fundador desta associação, Gian Francesco Lupattelli, acrescentando que Viseu desenvolveu “uma política desportiva exemplar, com programas e atividades”.
Viseu sucede a Viana do Castelo, estando a cerimónia oficial do anúncio marcada para o final do ano, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
REGIÕES
PESO DA RÉGUA: MARCELO E COSTA NAS COMEMORAÇÕES DO 10 DE JUNHO
As celebrações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas regressam a Portugal, a Peso da Régua, após uma comemoração descentralizada junto das comunidades portuguesas na África do Sul que juntou o Presidente da República e o primeiro-ministro.

As celebrações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas regressam a Portugal, a Peso da Régua, após uma comemoração descentralizada junto das comunidades portuguesas na África do Sul que juntou o Presidente da República e o primeiro-ministro.
De acordo com o programa divulgado, pelas 10:30 haverá uma cerimónia militar do hastear da bandeira nacional na praça do município, no Peso da Régua, mas Marcelo Rebelo de Sousa apenas chega ao local ao fim da tarde.
No Museu do Douro, a partir das 20:00, decorrerá a apresentação de cumprimentos do corpo diplomático acreditado em Portugal ao Presidente da República, local onde se juntará o primeiro-ministro, António Costa, para um ‘cocktail’ e “animação cultural representativa da região”.
De seguida, pelas 21:30, no mesmo local, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão assistir a um concerto comemorativo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, aberto à população, pela orquestra Ligeira do Exército.
O programa do dia termina com um fogo-de-artifício comemorativo, a partir do Rio Douro.
No sábado, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, os dois governantes vão participar na cerimónia militar comemorativa, que contará com a tradicional intervenção do chefe de Estado e comendante supremo das Forças Armadas e do presidente da comissão organizadora das celebrações, enólogo João Nicolau de Almeida.
Este ano, as comemorações do Dia de Portugal começaram no dia 05 na África do Sul e terminam em Portugal, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, onde terá lugar a cerimónia militar do 10 de Junho.
O atual modelo de duplas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi lançado por Marcelo Rebelo de Sousa no ano da sua posse, 2016, em articulação com o primeiro-ministro, António Costa.
Em território português, tem lugar uma cerimónia de caráter mais solene e militar, que associa o 10 de Junho às Forças Armadas. No estrangeiro, a data é festejada junto de emigrantes portugueses e lusodescendentes, aos quais o chefe de Estado se refere como fazendo parte do “território espiritual” da nação.
Em 2020 e 2021, este modelo foi interrompido devido à pandemia de covid-19, e só houve cerimónias em território nacional. Em 2022, por motivos de saúde, António Costa não participou nas cerimónias do 10 de Junho, que se realizaram em Braga e Londres.
Já em 2016 o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi celebrado entre Lisboa e Paris, em 2017 entre o Porto e o Brasil, em 2018 entre os Açores e os Estados Unidos da América e em 2019 entre Portalegre e Cabo Verde.
-
MAGAZINE23 horas atrás
DIA DE PORTUGAL: PORQUE SE COMEMORA O DIA 10 DE JUNHO ?
-
DESPORTO DIRETO7 dias atrás
DIRETO: SC BRAGA X FC PORTO (FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL)
-
NACIONAL1 semana atrás
RENOVAÇÃO DE CARTAS DE CONDUÇÃO ANTERIORES A 2008 NÃO VAI EXIGIR EXAME ESPECIAL
-
MAGAZINE2 semanas atrás
ESTUDO: 86% DOS JOVENS PORTUGUESES ESTÃO VICIADOS NAS REDES SOCIAIS
-
REGIÕES2 semanas atrás
ROSA GRILO CONFESSA TER MATADO O MARIDO E TRIATLETA LUÍS GRILO
-
NACIONAL1 semana atrás
BEBÉS ATÉ UM ANO PASSAM A TER CARTÃO DE CIDADÃO GRATUITO
-
DESPORTO1 semana atrás
CRISTIANO RONALDO REITERA VONTADE DE CONTINUAR A JOGAR NA ARÁBIA SAUDITA
-
DESPORTO1 semana atrás
PEDRO PROENÇA REELEITO PARA TERCEIRO MANDATO NA LIGA DE CLUBES