DESPORTO
LIGA DAS NAÇÕES: DIOGO JOTA BISA E PORTUGAL VENCE SUÉCIA
Esta quarta-feira, no estádio de Alvalade, Portugal venceu a Suécia por 3-0, numa partida da 4.ª jornada do grupo 3 da Liga das Nações, Divisão A.

Esta quarta-feira, no estádio de Alvalade, Portugal venceu a Suécia por 3-0, numa partida da 4.ª jornada do grupo 3 da Liga das Nações, Divisão A.
Sem Cristiano Ronaldo, infetado com Covid-19, Fernando Santos fez alinhar Diogo Jota no lugar do capitão da seleção nacional. Naquela que foi a única alteração ao onze, em relação ao jogo com a França.
Portugal entrou bem na partida e criou várias oportunidades para marcar. No entanto, o golo continuava a não querer nada com a equipa das quinas.
Os avisos estavam dados e aos vinte e um minutos, Bernardo Silva fez o 1-0 para a seleção portuguesa. Numa jogada bem trabalhada por Bruno Fernandes e Diogo Jota, o avançado do Manchester City não falhou e colocou em festa os cinco mil adeptos presentes em Alvalade.
A Suécia respondeu bem ao golo português, mas não conseguiu restabelecer a igualdade, apesar de ter tido algumas situações para marcar. Tal como um remate à meia volta de Marcus Berg aos 39’, que deixou a baliza de Rui Patrício a tremer.
Mais eficaz, Portugal aumentou a vantagem pouco depois. João Cancelo isolou Diogo Jota com um passe em profundidade e perante Robin Olsen, o avançado que esta temporada reforçou o Liverpool atirou a contar. A Suécia pediu fora-de-jogo, mas o golo contou mesmo (Nestes encontros não há VAR).
Por mais uma vez, a seleção sueca respondeu bem ao golo da equipa das quinas e na compensação da primeira parte, ficou muito perto de reduzir a desvantagem. O esférico ficou à mercê de Marcus Berg no interior da área de Portugal, mas capitão da Suécia acertou mal na bola e rematou por cima das redes portuguesas.
A segunda metade começou como acabou a primeira, ou seja, com a Suécia perto de marcar. Após uma jogada pela direta, Marcos Berg cabeceou e Rui Patrício teve de que se esticar todo para manter a baliza portuguesa a fechada a sete chaves. Minutos mais tarde, o guarda-redes luso voltou a ser chamado à ação, negando o golo a Claesson.
Sem conseguir marcar, a Suécia quase sofreu o terceiro aos 67 minutos. Isolado e apenas com guardião sueco pela frente, João Félix conseguiu fazer o mais difícil e atirar por cima da baliza de Olsen. Por outro lado, Diogo Jota estava com a pontaria calibrada e cinco minutos depois, assistido por William Carvalho, fez o que quis da defesa sueca e assinou o 3-0 para Portugal. Colocando um ponto final nas poucas esperanças que ainda restavam do lado sueco.
Com este resultado, Portugal mantém a liderança do grupo 3 da Liga das Nações com 10 pontos, mas em igualdade pontual com a França que, fora de portas, venceu a Croácia por 2-1.
Diogo Miguel Nunes
