Ligue-se a nós

REGIÕES

LOUSADA: CENTENAS DE VOLUNTÁRIOS VIGIAM OS RIOS

Cerca de 700 voluntários da sociedade civil de Lousada adotaram, num ano, dezenas de troços dos rios Sousa e Mesio, realizando ações regulares de vigilância e limpeza das linhas de águas e das margens, divulgou hoje a autarquia.

Online há

em

Cerca de 700 voluntários da sociedade civil de Lousada adotaram, num ano, dezenas de troços dos rios Sousa e Mesio, realizando ações regulares de vigilância e limpeza das linhas de águas e das margens, divulgou hoje a autarquia.

Até ao momento, referiu à Lusa o vereador do Ambiente da Câmara de Lousada, Manuel Nunes, já foram adotados cerca de 50 troços, mas esse número deve continuar a aumentar face às ações de divulgação, que até já chegaram às paróquias e ao interesse demonstrado pelos cidadãos, de todas as idades, e também por empresas.

“O município é parceiro da população, corresponsabilizando toda a gente, mas sem apontar o dedo a ninguém”, explicou Manuel Nunes, em declarações à agência Lusa.

O autarca sublinhou que as ações têm sido realizadas com “grande sucesso” naquele concelho do distrito do Porto, no âmbito do projeto “Lousada Guarda Rios”, que foi lançado há cerca de um ano a pensar no “envolvimento dos cidadãos comuns”.

Na preparação do projeto, a Câmara Municipal definiu 127 troços dos dois rios (o Mesio é afluente do Sousa), cada um com 250 metros, que podem ser adotados pelos munícipes.

Os interessados, acrescentou o vereador, preenchem uma ficha de adoção e recebem formação teórica e prática ministrada por técnicos especializados que se tem realizado em vários pontos do concelho. Até ao momento, já foram promovidas 30 ações.

“Este é um projeto democrático. Toda a gente pode fazê-lo, porque é livre e aberto a toda a comunidade”, reforçou.

O processo de adesão é feito através da página na Internet do município e os voluntários aderentes recebem da autarquia um conjunto de equipamentos e um manual de boas práticas sobre atuação no terreno.

Uma das tarefas dos aderentes é promover mensalmente patrulhas nos troços adotados, nas quais se procede à avaliação dos rios e das respetivas margens, em diferentes parâmetros, incluindo os níveis da poluição e domínios da fauna e da flora, entre outros. Os resultados são encaminhados para a base de dados da bióloga gestora do projeto.

“Isto é tudo quantificado, porque as pessoas precisam de saber que o trabalho tem um valor associado”, anotou.

Nessas patrulhas são, “muitas vezes”, organizadas ações de limpeza de vegetação e do lixo, podendo ser solicitado o apoio logístico do município, nomeadamente para encaminhamento dos resíduos. Até ao momento, sinalizou o vereador, “já foram recolhidos 6.200 litros de todo o tipo de resíduos”.

As patrulhas também deram origem a 25 autos de contraordenação, uma vez que as irregularidades detetadas pelos voluntários são encaminhadas para as autoridades policiais, que também têm colaborado com o trabalho em curso.

O autarca destacou, por outro lado, que o projeto “Lousada Guarda Rios” é uma forma de se perceber que as autarquias, “com pouco dinheiro, podem fazer uma intervenção com um impacto gigantesco”, mostrando-se, por isso, disponível para que o conceito possa ser replicado por outros municípios, nomeadamente pelos vizinhos por onde, a montante (Felgueiras) e a jusante (Penafiel e Paredes), passa o rio Sousa, um dos mais importante afluentes do Douro.

“A melhor forma de replicar o projeto é pelo exemplo”, observou.

O projeto em curso é, por outro lado, uma das peças que vai permitir a Lousada classificar o rio Sousa, no seu território, como “Paisagem Protegida Local”, a primeira do género no interior do Porto, um processo que deverá estar concluído no início de 2020, após o período de discussão pública, concluiu Manuel Nunes.

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS

REGIÕES

SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Online há

em

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS