Ligue-se a nós

REGIÕES

MANIFESTANTES ANTI-TOURADAS PROTESTAM EM SANTARÉM

Várias dezenas de pessoas gritaram hoje palavras de ordem em frente à praça de touros de Santarém contra a realização de uma corrida que se insere nas festas da cidade, contestando igualmente o financiamento atribuído pelo município.

Online há

em

Com faixas vermelhas com as inscrições a negro “Espetáculo cruel, macabro, sádico”, “Medo, Horror e Sangue” e “Terror, Dor, Sofrimento”, os participantes naquela que foi a primeira manifestação antitaurina em Santarém exibiam ainda cartazes com frases como “dinheiro público em violência ornamentada não representa a evolução” e “a tourada sobrevive à custa de dinheiro público, mais de 16 milhões de euros anualmente”.

A ideia partiu da escalabitana Ana Clara Luís, 42 anos, que decidiu juntar um grupo de pessoas através do Facebook, acabando por atrair participantes de outros pontos do país para uma manifestação “que é contra o abuso dos animais, que já não faz sentido neste século”, e o uso de dinheiro dos impostos “em bilhetes de touradas”.

“É uma monstruosidade e não faz sentido neste século”, disse à Lusa.

Para Luís Martinho, a “gota de água” que o levou a juntar-se ao protesto foi o financiamento concedido por uma câmara “que saiu agora de um processo de falência” e pratica um dos IMI mais elevados do país, e que, “assim que teve uma folga financeira”, preferiu dar “este sinal”, atribuindo dinheiro “para um gosto pessoal”.

“Não passa da cristalização de uma cultura em que nós não nos revemos, porque a evolução histórica ditará, mais cedo ou mais tarde, o fim das touradas. Apenas estamos do lado certo da história a dar um empurrãozinho, porque certamente sem dinheiro público ela não subsiste. Eles sabem perfeitamente disso e por isso é que esse financiamento é dado”, disse.

A viver em Santarém “há pouco tempo”, Ana Cristina Euleutério fez questão de participar porque “há muitas vozes na cidade que precisam de ter eco”.

“Isto é um recado também para a Câmara”, afirmou, salientando que as pessoas são hoje “mais críticas, têm mais voz, até nas redes sociais, sentem que podem manifestar-se” para que “o poder perceba que há que romper com os círculos viciosos do passado”, que “há pessoas descontentes” e que a cidade tem “necessidades” que devem ser prioritárias.

“É isso que nos traz aqui, a par dos direitos dos animais, descontentamento com o nosso dinheiro a alimentar espetáculos deste tipo”, declarou.

À passagem de uma avioneta com uma tarjeta onde se lia “Somos aficionados. Viva Portugal!”, os manifestantes gritaram “com o meu dinheiro não”.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), disse à Lusa que o facto de a praça de touros Celestino Graça estar cheia, com perto de 10.000 pessoas, revela que esta é “uma tradição muito enraizada”.

Segundo o autarca, os bilhetes oferecidos pelo município representam menos do que 10% dos lugares da praça e os 20.000 euros atribuídos a três corridas (10.000 para a que se realiza hoje) inserem-se na política de apoio a manifestações culturais.

“Posso aceitar que haja quem não veja a tauromaquia como cultura ou arte. Nós vemos”, disse, lamentando que “a tolerância esteja a deixar de existir em alguns aspetos, o que é uma pena”.

Ricardo Gonçalves afirmou que também os espetáculos e a animação que está a decorrer desde sexta-feira no âmbito das Festas de S. José, até terça-feira, feriado municipal, têm o apoio do município e que o investimento feito nas corridas tem um retorno económico, pela quantidade de visitantes que atrai à cidade, onde acabam por almoçar e jantar.

“Aceito que haja quem não gosta. Tenho total tolerância, mas continuarei a apoiar as tradições em que a maioria se revê”, declarou.

Colocados do outro lado da rua, em frente à praça de touros, e na presença de uma força policial discreta, os manifestantes gritaram palavras de ordem durante mais de uma hora, gerando alguns sinais de descontentamento entre as pessoas que iam entrando para o recinto, sem, contudo, se ter registado qualquer incidente.

LUSA

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

REGIÕES

VILA NOVA DE GAIA: PJ DETÉM “JOVEM” SUSPEITO DE TENTAR MATAR COM UMA GARRAFA

Um homem de 22 anos foi detido por suspeita de ter tentado matar outro com uma garrafa de vidro partida na quarta-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Online há

em

Um homem de 22 anos foi detido por suspeita de ter tentado matar outro com uma garrafa de vidro partida na quarta-feira à noite, em Vila Nova de Gaia, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Na sequência desse ataque, a vítima sofreu uma grave lesão pulmonar e o alegado agressor ferimentos nas mãos, adiantou, em comunicado.

Naquela noite, o suspeito estava acompanhado por um amigo quando, por motivo fútil, se envolveu numa discussão com um desconhecido na zona do Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, sublinhou a PJ.

“A dado momento, o detido empunhou uma garrafa partida e desferiu vários golpes na vítima, ferindo-a com gravidade”, referiu.

A PJ acrescentou ainda que a agressão só parou quando algumas pessoas que circulavam na rua foram em seu auxílio.

O homem, suspeito de homicídio qualificado na forma tentada, vai ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal para primeiro interrogatório.

O alerta para o incidente foi dado pelas 21:37 de quarta-feira, junto à estação de metro General Torres, referiu à Lusa fonte do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

O incidente envolveu a agressão com arma branca de dois homens a outros dois homens, explicou então a mesma fonte, sem detalhar os ferimentos ou o possível motivo.

Na quinta-feira, fonte policial indicou que a investigação aos desacatos ocorridos tinha passado para a alçada da Polícia Judiciária.

LER MAIS

REGIÕES

BEJA: CRUZ VERMELHA ENCERRA DOIS LARES DE TERCEIRA IDADE

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciou, esta sexta-feira, o encerramento, até 31 de julho, dos seus dois lares em Beja, garantindo que vai “procurar a melhor solução” para os utentes e assegurar “todos os direitos” dos trabalhadores.

Online há

em

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciou, esta sexta-feira, o encerramento, até 31 de julho, dos seus dois lares em Beja, garantindo que vai “procurar a melhor solução” para os utentes e assegurar “todos os direitos” dos trabalhadores.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CVP revelou que, “após avaliação das precárias condições físicas” dos edifícios onde funcionam as casas de repouso Henry Dunant e José António Marques, “tomou a decisão de encerrar” estas respostas sociais no município alentejano de Beja.

“Dada a antiguidade dos edifícios e até a impossibilidade de realização de obras num deles, por imposição do senhorio, a avaliação efetuada concluiu que não é possível realizar melhoramentos funcionais que permitam inverter esta situação”, justificou.

A instituição liderada por António Saraiva frisou ainda que “o encerramento agora decidido tornou-se na única alternativa viável face às condições precárias dos edifícios, que não garantem a qualidade e serviço digno que a CVP presta”.

Nesse âmbito, tanto a Casa de Repouso Henry Dunant como a Casa de Repouso José António Marques vão encerrar os seus serviços “até 31 de julho”, lê-se na nota.

Estas duas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPIs) acolhiam cerca de 60 pessoas, tendo já sido possível “colocar 11 utentes em outros equipamentos sociais”, através das vagas entretanto disponibilizadas pela Segurança Social.

“Outras nove pessoas saíram por iniciativa própria”, acrescentou a CVP, garantindo continuar “a procurar a melhor solução para as 37 pessoas que ainda se mantêm nestas ERPIs”.

Relativamente aos seus 25 trabalhadores em Beja, a CVP anunciou não ser possível recolocá-los noutras respostas sociais da sua responsabilidade, pelo que “avançará com a cessação dos contratos de trabalho de acordo com os prazos de encerramento das ERPIs”.

“Ficará garantido o acesso a todos os direitos legais aplicáveis, assumindo a CVP o acompanhamento individualizado de cada trabalhador tendo em conta a sua situação socioeconómica”, assegurou.

A CVP acrescentou que, “sempre que tal se verifique necessário”, irá incluir estes colaboradores “no seu sistema de apoio social”.

A par disso, a instituição está a efetuar contactos “com outros empregadores da região, com o intuito de encontrar soluções profissionais para o maior número possível de trabalhadores”.

No passado dia 12 de abril, o PCP revelou ter questionado o Governo, através do deputado Alfredo Maia, sobre como pretende salvaguardar os postos de trabalho dos funcionários de dois lares que a CVP “vai encerrar em Beja” e os cuidados aos utentes residentes nas instituições.

Nas perguntas dirigidas à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e ao ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o PCP dizia querer saber “que conhecimento tem o Governo da situação descrita em relação ao anunciado encerramento dos dois lares da Cruz Vermelha em Beja”.

E “que medidas vai o Governo tomar para, no imediato, salvaguardar os cuidados aos utentes residentes nos referidos lares da Cruz Vermelha” e para também garantir os postos de trabalho e direitos dos trabalhadores.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS