RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

MARCELO: “NOVAS ADESÕES À UNIÃO EUROPEIA SÃO INEVITÁVEIS”

O Presidente da República defendeu hoje que novas adesões à União Europeia são inevitáveis na atual conjuntura e que o alargamento a países como a Ucrânia, Moldova e Geórgia contribuirá para a estabilização da Europa.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na Universidade Livre de Bruxelas, durante a sua visita de Estado à Bélgica, ressalvou que os países candidatos têm de cumprir os requisitos de adesão.

Neste encontro com estudantes, o chefe de Estado criticou que se associe o terrorismo às migrações e afirmou que “não há europeus puros”, referindo que “a humanidade veio de África” e que a Europa tem raízes gregas, romanas, árabes, nórdicas.

Sobre a evolução da União Europeia, o Presidente da República sustentou que a realidade política forçou anteriormente “sucessivas ondas de alargamentos” e que “agora a guerra na Ucrânia e o drama eterno nos Balcãs Ocidentais tornam inevitáveis novas adesões, para tentar assegurar estabilidade e paz na Europa”.

Depois, no período de resposta a perguntas dos alunos, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “a posição portuguesa sobre um aprofundamento da integração é: sim, sim, sim”, considerando que é possível, ao mesmo tempo, apoiar o alargamento da União Europeia.

“Nos casos da Ucrânia, da Moldova e da Geórgia em certo sentido é criar condições para a estabilização dessa parte da Europa. Sem isso, toda a Europa ficará instável. As fronteiras da Ucrânia são as nossas fronteiras”, argumentou.

Segundo o Presidente da República, “os Balcãs Ocidentais são um problema há séculos, difícil de estabilizar”, e já no passado “a pertença à União Europeia foi o que estabilizou alguns países do Leste da Europa”.

“Os candidatos devem preencher os requisitos, e alguns estão a tentar muito, temos de os ajudar”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falou em inglês, reiterou que a União Europeia tem um papel importante a desempenhar na balança de poderes mundial, mensagem que deixou hoje também perante alunos da Universidade de Namur, na região da Valónia.

“Mais Europa sempre foi e será sempre melhor do que menos Europa. Menos Europa significaria o caos”, declarou.

Na sua intervenção inicial, o chefe de Estado atribuiu ao “trumpismo e sua abordagem protecionista, quase isolacionista”, um retrocesso no multilateralismo e na cooperação internacional em áreas como as alterações climáticas.

Na sua opinião, nesse período da governação norte-americana houve uma “coligação objetiva Trump/Putin contra os já frágeis sistemas políticos europeus”, que precisam de “renovação urgente”.

“É difícil ter lideranças europeias fortes com lideranças nacionais muito fracas e ter um sistema institucional europeu muito forte com sistemas políticos, económicos e sociais nacionais fracos”, observou.

A seguir a este encontro, Marcelo Rebelo de Sousa esteve com os reis dos belgas, Philippe e Mathilde, num concerto da fadista Cristina Branco, nos Museus Reais de Belas Artes da Bélgica, retribuição do banquete que lhe ofereceram na terça-feira.

Num curto discurso, em francês, antes do início do concerto, o Presidente da República apontou Portugal e Bélgica como “países muito semelhantes” na história comercial, na dimensão das suas populações, na ligação aos oceanos, com “culturas ricas, dinâmicas e diversificadas” e “abertura contínua ao mundo”.

“Partilhamos o mesmo compromisso, sem equívocos, com os nossos valores europeus: o Estado de direito, a democracia, os direitos fundamentais, a liberdade, a igualdade”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu aos reis pela hospitalidade nesta visita de três dias, que termina na quinta-feira, e “o modo como os cidadãos portugueses são acolhidos e integrados na Bélgica”, manifestando empenho no reforço das relações bilaterais.

Segundo o Observatório da Emigração, em 2022 residiam na Bélgica cerca de 50 mil pessoas com nacionalidade portuguesa

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

JOVENS PORTUGUESES ENTRE OS MAIS QUALIFICADOS APESAR DE DESIGUALDADES

Rádio Regional

DISPOSITIVOS DE VAPING UTILIZADOS PARA CONSUMO DE DROGAS SINTÉTICAS

Rádio Regional

PRESIDENTE E PRIMEIRO-MINISTRO NO LUXEMBURGO PARA O DIA DE PORTUGAL

Rádio Regional

UNIÃO EUROPEIA REFORÇA COMBATE A INCÊNDIOS EM PORTUGAL

Rádio Regional

EUROPA ENFRENTA RISCO ECONÓMICO ESTRUTURAL DEVIDO AO CALOR EXTREMO

Rádio Regional

COMISSÃO EUROPEIA ALERTA PARA IMPACTO DO DISCURSO DE ÓDIO NAS ESCOLAS

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.