Connect with us

INTERNACIONAL

MÁRIO CENTENO ASSUME HOJE A PRESIDÊNCIA DO EUROGRUPO

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, assume hoje a liderança do Eurogrupo numa cerimónia na embaixada de Portugal em Paris, decorrendo no dia 22 a primeira reunião daquele fórum sob a sua presidência.

Datas:

em

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, assume hoje a liderança do Eurogrupo numa cerimónia na embaixada de Portugal em Paris, decorrendo no dia 22 a primeira reunião daquele fórum sob a sua presidência.

Em comunicado, o Conselho da União Europeia (UE) refere que a “passagem de testemunho” da presidência do Eurogrupo do holandês Jeroen Dijsselbloem para Mário Centeno decorrerá pelas 12:00 em Paris (11:00 em Lisboa). Como o Eurogrupo é considerado um órgão informal da UE, não haverá uma tomada de posse formal.

Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo em 04 de dezembro de 2017, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas.

O ministro das Finanças português foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da “corrida” a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo depois derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta da eleição.

Centeno é o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo hoje funções para um mandato de dois anos e meio, até meados de 2020.

Para cumprir o mandato até ao fim, Centeno terá, contudo, de se manter como ministro das Finanças depois das eleições legislativas de 2019, já que só titulares desta pasta podem assumir a liderança do Eurogrupo.

No dia em que foi conhecida a sua eleição, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo” e salientou que a candidatura portuguesa à presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro foi construída “com muita credibilidade e esforço”.

“E é uma honra [ser o novo presidente] devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, declarou Centeno, sublinhando que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertencem ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Numa deslocação a Bruxelas na passada segunda-feira para uma reunião com o vice-presidente da Comissão responsável pelo Euro, o ministro das Finanças português antecipou que o seu trabalho à frente do Eurogrupo será “bastante exigente”, à luz do seu lema de “geração de consensos”.

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 5 horas

MARTA SOARES RECUSA-SE A RECEBER CANDIDATURA DE BRUNO DE CARVALHO

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), Jaime Marta Soares, recusou hoje receber formalmente a lista de...

INTERNACIONALPublicado há 6 horas

RIVAL DA JUVENTUS LANÇA PAPEL HIGIÉNICO COM A CARA DE RONALDO

Em Nápoles, terra do clube rival da Juventus, foi colocado à venda papel higiénico com a foto de Cristiano Ronaldo....

DESPORTOPublicado há 6 horas

PRÉ-ÉPOCA: BENFICA VENCE SWINDON POR 5-0

O Benfica venceu hoje por 5-0 o Swindon Town, que alinha no quarto escalão do futebol inglês, em jogo de...

REGIÕESPublicado há 6 horas

SALÁRIOS EM ATRASO NAS ESCOLAS DE SÃO JOÃO DA MADEIRA

Funcionárias das cantinas escolares de São João da Madeira revelaram hoje que a empresa que assegura refeições à EB1 e...

POLÍTICAPublicado há 6 horas

NOVA LEI: JÁ É POSSÍVEL “CASAR SEM HERDAR”

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, a lei que permite que duas pessoas se casem sem se tornarem...

ARTE & CULTURAPublicado há 6 horas

“OS MAIAS” PODERÁ DEIXAR DE SER DE LEITURA OBRIGATÓRIA NAS ESCOLAS

"Os Maias" vão deixar de ser leitura obrigatória no ensino secundário. Mas para além do romance de Eça de Queirós...

JUSTIÇAPublicado há 7 horas

TRIBUNAL COLOCA EM PRISÃO PREVENTIVA 39 SUSPEITOS DOS “HELLS ANGELS”

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou hoje prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação...

SOCIEDADEPublicado há 10 horas

UM MILHÃO DE REFEIÇÕES PARA ESCOLAS FORAM “DESPERDIÇADAS”

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual...

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

NELSON MANDELA COMPLETAVA HOJE 100 ANOS

O mundo assinala durante este ano o legado de um dos principais líderes mundiais.

INTERNACIONALPublicado há 11 horas

JOVENS TAILANDESES FINALMENTE FALARAM: “FOI UM MILAGRE”

Os rapazes pertencentes a uma equipa de futebol que, juntamente com o seu treinador, ficaram presos mais de duas semanas...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO
SERVICOS PRO

AS MAIS LIDAS