Connect with us

REGIÕES

METRO DO PORTO ADMITE PROCESSAR A EDP

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) admitiu hoje avançar com uma interpelação judicial e com uma denúncia a Bruxelas contra a EDP, caso a empresa do setor elétrico continue a recusar fornecer informação aos municípios.

Datas:

em

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) admitiu hoje avançar com uma interpelação judicial e com uma denúncia a Bruxelas contra a EDP, caso a empresa do setor elétrico continue a recusar fornecer informação aos municípios.

Em causa está a decisão que os municípios terão que tomar em breve quanto à distribuição de eletricidade em baixa tensão, que poderá ser concessionada ou explorada diretamente por cada um dos concelhos ou por agrupamentos de câmaras.

Em reunião do CmP, que hoje teve lugar na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, alguns autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) queixaram-se de que a EDP não disponibiliza informação para que seja possível avaliar em detalhe o que será mais vantajoso neste processo.

De acordo com esclarecimentos prestados aos autarcas na reunião, a informação que é necessária “existe, está nas mãos do concessionário (EDP) e tem de ser disponibilizada”.

Aos jornalistas, no final da reunião, o presidente do CmP, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que “as diligências que têm sido feitas” junto da EDP, quer enquanto município quer enquanto AMP, “não se traduzem em absolutamente nada, porque a empresa recusa-se a fornecer os elementos e, se os fornece, fá-lo de forma intratável, acautelando o seu próprio interesse”.

“Esta questão coloca-se porque a EDP não é apenas o concessionário, é um concorrente” no processo, sublinhou.

Assim, os autarcas decidiram que se a EDP não fornecer os dados já solicitados até à próxima reunião mensal do CmP será deliberada “uma interpelação judicial e uma comunicação a Bruxelas, porque está posto em causa o concurso, estão em causa as regras de tratamento igual dos concorrentes do concurso” e até mesmo “as próprias regras de mercado”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, referiu que o município já apresentou uma notificação judicial avulsa para pedir a informação de que precisa à EDP, mas nem assim recebeu uma resposta cabal.

“A EDP respondeu com informação insuficiente e maniatada, o que não nos permite decidir”, criticou a autarca.

Matosinhos também já instou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para que obrigue a EDP a fornecer os dados, sendo que a entidade respondeu “que se ia substituir à EDP” e “desagregar os dados por concelho e enviar a cada um dos municípios”, concluiu Luísa Sagueiro.

LUSA

PUBLICIDADE
OUVIR A RÁDIO REGIONAL AQUI
CLIQUE PARA COMENTAR

DEIXE O SEU COMANTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado.

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 4 horas

SETÚBAL: O PORTO VENCEU … MAS NÃO CONVENCEU (VÍDEO)

O FC Porto saiu vitorioso da visita à casa do Vitória de Setúbal. Aboubakar e Sérgio Oliveira fixaram o resultado...

DESPORTOPublicado há 1 dia

NOITE DE “XEQUE-MATE” TRANSMONTANO NO XADREZ DO BESSA (vídeo)

GD Chaves faz "xeque-mate" ao Boavista no xadrez do Bessa. Com esta derrota o Boavista soma apenas 4 pontos em...

REGIÕESPublicado há 1 dia

GAIA: TRABALHADORES DA ESCOLA INÊS DE CASTRO EM GREVE

Os assistentes operacionais da Escola Secundária Inês de Castro, concelho de Vila Nova de Gaia, fizeram esta sexta-feira uma hora...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

ENFERMEIROS “AMEAÇAM” COM MAIS MAIS SEIS DIAS DE GREVE

Os sindicatos dos enfermeiros dão ao Governo até 04 de outubro para responder às suas reivindicações ou avançarão para mais...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES ENTREGAM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA OUTUBRO

Dez estruturas sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para a primeira semana de outubro, para exigir que...

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

TRABALHADORES DA IBERSOL EM GREVE POR MELHORES SALÁRIOS

Cerca de meia centena de trabalhadores da Ibersol manifestaram-se hoje frente à sede do grupo, no Porto, contra a precariedade...

DESPORTOPublicado há 2 dias

SPORTING VENCEU QARABAG NO ARRANQUE LA LIGA EUROPA

O Sporting recebeu e venceu, esta quinta-feira, o Qarabag por 2-0 em partida da primeira jornada do grupo E da...

REGIÕESPublicado há 2 dias

TAXISTAS CONTINUAM CONCENTRADOS CONTRA A NOVA LEI

As associações que representam o setor do táxi consideraram hoje, numa comunicação aos profissionais que se encontram nos Restauradores, em...

JUSTIÇAPublicado há 2 dias

LUCÍLIA GAGO É A NOVA PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA

Lucília Gago é a nova procuradora-geral da República.

SOCIEDADEPublicado há 2 dias

MARCELO DESPEDE-SE DA VIDA DE PROFESSOR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, despediu-se hoje da "fascinante aventura" do ensino como professor universitário de direito,...

PUBLICIDADE LINHA CANCRO

AS MAIS LIDAS