Connect with us

REGIÕES

METRO DO PORTO ADMITE PROCESSAR A EDP

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) admitiu hoje avançar com uma interpelação judicial e com uma denúncia a Bruxelas contra a EDP, caso a empresa do setor elétrico continue a recusar fornecer informação aos municípios.

Data:

em

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) admitiu hoje avançar com uma interpelação judicial e com uma denúncia a Bruxelas contra a EDP, caso a empresa do setor elétrico continue a recusar fornecer informação aos municípios.

Em causa está a decisão que os municípios terão que tomar em breve quanto à distribuição de eletricidade em baixa tensão, que poderá ser concessionada ou explorada diretamente por cada um dos concelhos ou por agrupamentos de câmaras.

Em reunião do CmP, que hoje teve lugar na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, alguns autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) queixaram-se de que a EDP não disponibiliza informação para que seja possível avaliar em detalhe o que será mais vantajoso neste processo.

De acordo com esclarecimentos prestados aos autarcas na reunião, a informação que é necessária “existe, está nas mãos do concessionário (EDP) e tem de ser disponibilizada”.

Aos jornalistas, no final da reunião, o presidente do CmP, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que “as diligências que têm sido feitas” junto da EDP, quer enquanto município quer enquanto AMP, “não se traduzem em absolutamente nada, porque a empresa recusa-se a fornecer os elementos e, se os fornece, fá-lo de forma intratável, acautelando o seu próprio interesse”.

“Esta questão coloca-se porque a EDP não é apenas o concessionário, é um concorrente” no processo, sublinhou.

Assim, os autarcas decidiram que se a EDP não fornecer os dados já solicitados até à próxima reunião mensal do CmP será deliberada “uma interpelação judicial e uma comunicação a Bruxelas, porque está posto em causa o concurso, estão em causa as regras de tratamento igual dos concorrentes do concurso” e até mesmo “as próprias regras de mercado”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, referiu que o município já apresentou uma notificação judicial avulsa para pedir a informação de que precisa à EDP, mas nem assim recebeu uma resposta cabal.

“A EDP respondeu com informação insuficiente e maniatada, o que não nos permite decidir”, criticou a autarca.

Matosinhos também já instou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para que obrigue a EDP a fornecer os dados, sendo que a entidade respondeu “que se ia substituir à EDP” e “desagregar os dados por concelho e enviar a cada um dos municípios”, concluiu Luísa Sagueiro.

LUSA

. MUSICBOX
WEB-SUMMIT

OUVIR RÁDIO

OUVIR MÚSICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESPORTOPublicado há 3 horas

CHUVA DE GOLOS GARANTE VITÓRIA DOS LEÕES (vídeo)

O Sporting não ganhou para o susto, mas no final acabou por vencer o Nacional por 5-2.

DESPORTOPublicado há 6 horas

BENFICA VENCE MARÍTIMO PELOS ‘SERVIÇOS MÍNIMOS’

O Benfica manteve-se hoje a quatro pontos do líder FC Porto, ao vencer por 1-0 no reduto do Marítimo, em...

REGIÕESPublicado há 6 horas

ANTENA DA MÉDIA CAPITAL SOB INVESTIGAÇÃO NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Média Capital Rádio está na mira da investigação da queda do helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 6 horas

BOMBEIROS EXIGEM INQUÉRITO RIGOROSO À QUEDA DE HELICÓPTERO

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, pediu hoje um inquérito rigoroso à queda de um helicóptero...

REGIÕESPublicado há 9 horas

ESTAÇÃO DE RÁDIO ESTARÁ ‘ENVOLVIDA’ NA QUEDA DO HELICÓPTERO DO INEM

Antena emissora de estação de rádio estará envolvida na queda de helicóptero do INEM.

REGIÕESPublicado há 10 horas

A PRIORIDADE É APOIAR AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DA QUEDA DE HELICÓPTERO

A empresa operadora do helicóptero do INEM que caiu este sábado em Valongo, garantiu hoje à Lusa que a prioridade...

DESPORTOPublicado há 1 dia

FC PORTO VENCE NOS AÇORES E REVALIDA LIDERANÇA (vídeo)

O FC Porto soma a décima terceira vitória consecutiva. Em Ponta Delgada o porto venceu por 1-2 após estar temporariamente...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

HELICÓPTERO DO INEM DESPENHOU-SE EM VALONGO

Um helicóptero do INEM com quatro pessoas a bordo, sediado em Macedo de Cavaleiros estará “desaparecido”, depois das comunicações com...

REGIÕESPublicado há 1 dia

MINISTRA DA CULTURA: FOZ CÔA ‘PRECISA’ DE NOVOS PÚBLICOS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu hoje em Vila Nova de Foz Côa que é preciso atrair novos públicos...

SOCIEDADEPublicado há 1 dia

PROFESSORES MANIFESTAM-SE CONTRA A SEGURANÇA SOCIAL

Cerca de 30 professores contratados com horários incompletos, que se dizem lesados pelos descontos para a Segurança Social, manifestaram-se hoje...

.
LINHA CANCRO
WEB-SUMMIT
US TOP 20

AS MAIS LIDAS