RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

MULTAS PESADAS AFASTAM UBER DE MACAU

MULTAS PESADAS AFASTAM UBER DE MACAUnbsp| RÁDIO REGIONAL

A Uber está em Macau desde Outubro de 2015, mas vai deixar de operar na região. Uma carta da Uber Ásia citada hoje pela imprensa local e publicada na página pessoal do Facebook do deputado Au Kam San, ontem, diz que “o governo ainda não está disposto a definir um calendário para a legislação que regula os serviços de carro partilhado (que a Uber tem vindo a fornecer). Enquanto isso, tem aplicado multas extraordinariamente pesadas para os nossos motoristas, tornando-nos incapazes de operar em Macau”, refere a carta.

A carta, assinada pelo diretor geral da Uber Ásia, Mike Brown, acrescenta que a “09 de Setembro será o nosso último dia de serviço (em Macau)”.

Na carta, a empresa lamenta a actuação da polícia, descrevendo além da aplicação de “multas pesadas”, situações como passageiros levados para as esquadras para investigação ou a entrada nos domicílios de motoristas da Uber sem mandado.

Uma missiva semelhante terá sido entregue ao chefe do Executivo, Chui Sai On, a 16 de Agosto.

A empresa alega ter contratado mais de 2.000 condutores a tempo inteiro ou parcial em Macau, gerando “um efeito económico superior a 21 milhões de patacas (2,3 milhões de euros)”.

Os deputados Au Kam San e Ng Kuok Cheong convocaram um protesto contra a saída da Uber, para 04 de setembro, às 15:00, na praça do Tap Seac.

“A saída da Uber é um sinal de que Macau recusa qualquer progresso. Mas não acho que devemos apenas lutar por esta empresa, temos é de mudar o sistema”, disse à Lusa Ng Kuok Cheong, ressalvando que a carta que todos os deputados receberam chegou através da Assembleia Legislativa.

Além da manifestação, foi também criada uma petição online contra a saída da Uber de Macau, que conta já com mais de 150 assinaturas. O documento acusa os autocarros de “estarem sempre demasiado cheios”, os táxis de “nunca estarem lá quando é preciso” e os lugares de estacionamento que “estão sempre em falta”.

O serviço da Uber, que põe motoristas privados em contacto com potenciais passageiros através de uma aplicação de telemóvel, é considerado ilegal pelas autoridades de Macau que aplicam multas de 30.000 patacas (3.300 euros) nos casos em que “os veículos são utilizados em serviço remunerado com finalidade diferente da autorizada ou da constante da sua matrícula”.

VEJA AINDA:

UCRÂNIA: PORTUGAL VAI RECONSTRUIR ESCOLAS NA REGIÃO DE JITOMIR

Lusa

UCRÂNIA: PELO MENOS 343 CRIANÇAS MORRERAM NA SEQUÊNCIA DA INVASÃO RUSSA

Lusa

KIEV SAÚDA ‘POSIÇÃO LÚCIDA’ DA NATO SOBRE A RÚSSIA

Lusa

CRESCIMENTO DA AQUICULTURA LEVA PRODUÇÃO A NÍVEL RECORDE EM 2020

Lusa

LIMITAR AQUECIMENTO GLOBAL A 1,5 GRAUS REDUZIRÁ SIGNIFICATIVAMENTE RISCOS PARA HUMANOS

Lusa

STOLTENBERG: ‘FINLÂNDIA E SUÉCIA TORNARÃO A NATO MAIS FORTE’

Lusa