A cavala, capturada com abundância na costa portuguesa, rica nutricionalmente, mas pouco valorizada económica e culturalmente, é hoje o ingrediente base de hambúrgueres como forma apelativa e saudável de introduzir o pescado na alimentação de crianças e jovens.
A ideia de criar hambúrgueres de cavala surgiu no âmbito do projeto «FishGourmet», promovido pela empresa pública Docapesca, Portos e Lotas, que desafiou hoje alunos de escolas de hotelaria e cozinha nacionais a apresentarem receitas próprias, com o objetivo de «valorizar e divulgar o pescado português numa perspetiva de consumo sustentável e saudável».
Durante a mostra de hambúrgueres vencedores do «FishGourmet», que decorreu no navio Santa Manuela, fundeado na doca do Parque das Nações, em Lisboa, a diretora comercial e de marketing da Doca Pesca, Portos e Lotas, Ana Paula Queiroga, disse à agência Lusa que o conceito pretende «atingir o público jovem e crianças, por ser um prato que, naturalmente, já consomem, o hambúrguer».