Ligue-se a nós

DESPORTO

NUNO MANTA SANTOS PROMETE FAZER HISTÓRIA FRENTE AO FC PORTO

O treinador Nuno Manta Santos salientou hoje a ambição de os futebolistas do lanterna-vermelha Desportivo das Aves em obterem um triunfo inédito frente ao líder FC Porto, na terça-feira, em jogo da 27.ª jornada da I Liga.

Online há

em

O treinador Nuno Manta Santos salientou hoje a ambição de os futebolistas do lanterna-vermelha Desportivo das Aves em obterem um triunfo inédito frente ao líder FC Porto, na terça-feira, em jogo da 27.ª jornada da I Liga.

“Nunca há impossíveis na vida e temos de nos agarrar a isso, sabendo da dificuldade que é vencer o FC Porto neste momento. Estamos cientes das dificuldades, mas queremos dar uma boa resposta, fazer um jogo positivo e demonstrar que temos qualidade para somar pontos e dificultar a tarefa de uma equipa muito forte, que luta pelo título e quer continuar na frente do campeonato”, referiu o técnico, em conferência de imprensa.

Recusando comentários às ausências dos castigados Alex Telles e Wilson Manafá, Nuno Manta Santos admite ter detetado poucas diferenças nos ‘dragões’ após a retoma da I Liga, ao conservarem atributos que “já os caracterizavam”, como “uma grande vontade e intensidade no jogo ofensivo e muita agressividade pela positiva na conquista da bola”.

“Poderemos aproveitar as bolas paradas a nosso favor e sabemos que às vezes têm algumas dificuldades na sua transição defensiva, sobretudo quando não ganham a bola na primeira fase de pressão. Haverá espaços nas costas e nos corredores laterais para explorarmos, mas também iremos tentar aproveitar o nosso ataque organizado”, anteviu.

Apesar das cinco derrotas consecutivas e de ter conquistado um ponto nos últimos 21 possíveis, o treinador nota “uma equipa a crescer” e mostra-se satisfeito com o “caráter, compromisso e respeito” dos avenses, que procuram “fazer história” diante do FC Porto, com quem averbaram 14 derrotas e um empate nos confrontos anteriores.

“No último jogo tínhamos uma estratégia para a segunda parte que foi condicionada ao fim de 30 segundos, mas a capacidade de os atletas conseguirem reajustar para jogarmos com menos um durante 45 minutos só provou a sua competência e qualidade”, apontou, aludindo à expulsão do defesa Ricardo Mangas na derrota em Tondela (2-0).

Os nortenhos também estão privados do avançado chadiano Marius Mouandilmadji, cedido pelo FC Porto, e equacionam a estreia de “mais um ou dois atletas” oriundos da equipa sub-23 na reta final do campeonato, no qual já recorreram a 41 jogadores sem “olhar a idades, mas às competências de cada um e ao que podem oferecer ao grupo”.

Após quase três meses de paragem devido à pandemia de covid-19, Nuno Manta Santos considera ser “muito prematuro” aferir os impactos do regresso de um futebol sem adeptos nas bancadas, com riscos redobrados de lesões e a medida temporária das cinco substituições, que perfazem um “espetáculo diferente” ao qual “todos se estão a adaptar”.

Os avenses têm atravessado uma série de contrariedades desportivas, diretivas e financeiras e voltaram a falhar na terça-feira a obrigação de demonstrar a inexistência de dívidas salariais a jogadores e treinadores nos meses de março e abril junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que remeteu o processo para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, tal como tinha sucedido em 03 de abril.

A SAD liderada pelo chinês Wei Zhao justificou o incumprimento entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 com a paralisação da atividade económica na China, motivada pelo novo coronavírus, mas assistiu às rescisões unilaterais do guarda-redes francês Quentin Beunardeau e do avançado brasileiro Welinton Júnior, numa reincidência que pode significar cinco a oito pontos de penalização na luta pela manutenção na I Liga.

O Desportivo das Aves, 18.º e último classificado, com 13 pontos, 12 abaixo da zona de salvação, recebe o FC Porto, na liderança isolada, com 63, mais dois do que o campeão nacional Benfica, na terça-feira, às 21:15, no Estádio do CD Aves, em encontro da 27.ª jornada, com arbitragem de Carlos Xistra, da associação de Castelo Branco.

DESPORTO

FUTEBOL: PORTUGAL DESCE AO OITAVO LUGAR NO RANKING DA FIFA

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Online há

em

Portugal desceu do sexto para o oitavo lugar do ranking da FIFA, numa hierarquia liderada pela Argentina e na qual a Espanha, nova campeã europeia, ascendeu ao terceiro lugar, anunciou o organismo que rege o futebol mundial.

Afastado do Euro2024 nos quartos de final, após perder com a França no desempate por grandes penalidades, Portugal desceu duas posições e segue imediatamente atrás dos Países Baixos, que se mantiveram no sétimo lugar.

Na frente, mantém-se a campeã mundial Argentina, que no domingo venceu a Copa América, seguida da França, segunda, e da Espanha, que conquistou, também no domingo, o seu quarto título de campeã europeia e ascendeu ao pódio, subindo cinco posições no ranking.

A Inglaterra, finalista vencida no Euro2024, subiu do quinto para o quarto lugar, por troca com o Brasil, que desceu uma posição, à frente da Bélgica, sexta, depois de ter descido três lugares.

A Colômbia, que foi finalista da Copa América, subiu três posições e entrou no top 10, ocupando o nono lugar, à frente da Itália, que mantém o 10.º posto.

Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, mantiveram o 69.º, enquanto a seleção de Angola, liderada por por Pedro Gonçalves, subiu para 90.º posto.

A Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 114.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 136.º.

LER MAIS

DESPORTO

PRÉ-ÉPOCA: SPORTING EMPATA EM JOGO DE TREINO FRENTE AO UNION SAINT-GILLOISE

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Online há

em

O Sporting empatou hoje 2-2 com os belgas do Union Saint-Gilloise, no primeiro jogo de preparação para a época 2024/25 do campeão português de futebol aberto ao público, no Estádio Algarve, em Faro.

Rafael Nel, aos 45+1 minutos, deu vantagem aos comandados de Rúben Amorim, que voltariam a marcar, já na segunda parte, por Pedro Gonçalves, aos 54, antes de Sadiki e do canadiano Promise David, aos 73 e 88, empatarem para o vencedor da Taça da Bélgica e vice-campeão em 2023/24.

Os ‘leões’ sofreram hoje os primeiros golos da pré-temporada futebolística, no quarto jogo, depois da igualdade 0-0 com o Estoril Praia, da I Liga, e os triunfos, respetivamente, por 3-0 e 2-0 diante de Torreense e Portimonense, este último durante o dia de hoje.

O Sporting tem como primeiro jogo oficial da temporada o embate da Supertaça Cândido Oliveira, em 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, que bateu os ‘verde e brancos’ na final da última edição da Taça de Portugal.

A preparação da formação ‘leonina’ prossegue com jogos na terça-feira diante do Farense, à porta fechada, em Lagos, e do Sevilha, novamente no Estádio Algarve, antes de defrontar o Athletic Bilbau, no dia 27, no jogo do Troféu Cinco Violinos, que serve para apresentar o plantel aos adeptos, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

LER MAIS

MAIS LIDAS