Ligue-se a nós

ARTE & CULTURA

ÓSCARES: ‘TOP GUN’ E ‘AVATAR’ SURPREENDEM NA CORRIDA PELO ‘MELHOR FILME’

O filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida aos Óscares, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.

Online há

em

O filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida aos Óscares, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.

AAcademia de Cinema dos Estados Unidos revelou a lista dos nomeados para a 95.ª edição e nela figura o filme ‘Ice Merchants’, do realizador português João Gonzalez, candidato a Melhor Curta-Metragem de Animação, um feito inédito no cinema português.

‘Tudo ao mesmo tempo em todo o lado’, uma produção independente de ficção científica sobre universos paralelos, está indicada para os Óscares de Melhor Filme ou Realização e também nas categorias de representação, nomeadamente para Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, o ator que em criança entrou em ‘Indiana Jones e o Templo Perdido’ (1984).

Para o Óscar de Melhor Filme, estão também nomeados ‘Os espíritos de Inisherin’ (Martin McDonagh), ‘Os Fablemans’ (Steven Spielberg), ‘Tár’ (Todd Field), ‘A oeste nada de novo’ (Edward Berger), ‘Top Gun: Maverick’ (Joseph Kosinski), ‘Elvis’ (Baz Luhrmann), ‘Avatar: O caminho da água’ (James Cameron), ‘A voz das mulheres’ (Sarah Polley) e ‘Triângulo da Tristeza’ (Ruben Ostlund).

A Associated Press lembra que este ano, ao contrário de 2022, grande parte dos filmes nomeados estreou-se nas salas de cinema e obteve substanciais resultados de bilheteira, nomeadamente as sequelas de ‘Top Gun’ e ‘Avatar’. Juntos, estes dois filmes fizeram 3,2 mil milhões de euros de receitas globais.

Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.

O ‘biopic’ de Baz Luhrmann sobre Elvis Presley soma oito nomeações, nomeadamente para Austin Butler como Melhor Ator, e ‘Os Fablemans’, o filme semibiográfico de Steven Spielberg segue com sete nomeações, entre as quais para Melhor Banda Sonora, de John Williams.

Este compositor foi nomeado pela 53.ª vez e mantém o recorde de personalidade viva mais nomeada na história dos Óscares.

Ana de Armas (‘Blonde’), Cate Blanchett (‘Tár’), Andrea Riseborough (‘To Leslie’), Michelle Williams (‘Os Fabelmans’) e Michelle Yeoh estão nomeadas para o Óscar de Melhor Atriz.

Entre os homens estão indicados Brendan Fraser (‘A Baleia’), Colin Farrell (‘Os espíritos de Inisherin’), Austin Butler (‘Elvis’), Bill Nighy (‘Living’) e Paul Mescal (‘Aftersun’).

Para o Óscar de Melhor Filme Internacional surgem ‘A oeste nada de novo’ (Alemanha), ‘Argentina, 1985’ (Argentina), ‘Close’ (Bélgica), ‘EO’ (Polónia) e ‘The Quiet Girl’ (Irlanda).

‘Pinóquio’, ‘Marcel the Shell With Shoes On’, ‘Gato das Botas: O último desejo’, ‘The Sea Beast’ e ‘Turning Red – Estranhamente Vermelho’ estão na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação.

Destaque ainda para aquela que foi a primeira nomeação de Rihanna para um Óscar, a par de Tems, Ryan Coogler e Ludwig Goransson, na categoria de Melhor Canção Original, com ‘Lift me up’, associada ao filme ‘Black Panther: Wakanda Forever’. Concorre, assim, com nomes como Lady Gaga e Diane Warren.

A cerimónia dos Óscares está marcada para 12 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel.

ARTE & CULTURA

FESTIVAL PORTO FEMME COMEÇA HOJE DEDICADO ÀS MULHERES E À REVOLUÇÃO

O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

Online há

em

O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.

“No ano em que celebramos o 50.º aniversário do 25 de Abril [de 1974], evocamos o dia em que a poesia saiu à rua, exibindo imagens capturadas por mulheres sobre as várias revoluções”, explica a organização deste festival.

Entre os filmes escolhidos estão ‘Revolução’ (1975), de Ana Hatherly, uma montagem “a partir do léxico dos grafites e cartazes do 25 de Abril”, e ‘O aborto não é um crime’ (1976), de Mónica Rutler e Fernando Matos Silva, que fez parte de uma série documental da RTP, de Maria Antónia Palla e Antónia Sousa, que acabou cancelada por via de um processo em tribunal.

“Somente 33 anos depois do 25 de Abril é que o aborto foi legalizado”, lembra a direção do festival Porto Femme.

Em competição vão estar também outros filmes de mulheres que abordam a temática da revolução, como ‘Beirute: Olho da tempestade’ (2021), de Mai Masri, sobre o papel das mulheres na “primavera árabe”, e ‘Sagargur’ (2024), de Natasa Nelevic, sobre um campo de prisioneiros na ilha de São Gregório, no mar Adriático, onde mais de 600 mulheres foram torturadas entre 1949 e 1952.

Nesta sétima edição, o festival Porto Femme vai ainda homenagear a realizadora portuguesa Margarida Cardoso.

Hoje, na abertura do festival, no Batalha — Centro de Cinema, são exibidas as curtas-metragens ‘Mia’ (2023), de Karina Minujin, ‘Oysters’ (2022), de Maaa Descamps, ‘Uli’, (2023), de Mariana Gil Rios.

A competição oficial conta com 122 filmes de 38 países.

O festival de cinema Porto Femme, dedicado ao “melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias”, termina no dia 21.

LER MAIS

ARTE & CULTURA

CINEMAS PORTUGUESES COM O MELHOR MÊS DE MARÇO EM RECEITAS DESDE 2018

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Online há

em

Os cinemas portugueses atingiram 6,2 milhões de euros em receitas em março, uma subida de 46,3% face ao homólogo de 2023 e o melhor valor desde março de 2018, anunciou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No entanto, o número de espectadores necessário para chegar ao valor alcançado em março deste ano é menor do que o registado em março de 2018. Se em março de 2018 os cinemas nacionais registaram 6,3 milhões de euros em receitas com 1,2 milhões de entradas, em março deste ano os 6,2 milhões de euros foram conseguidos com 946 mil espectadores.

No acumulado de 2024, as salas de cinemas registaram 16,6 milhões de euros em receitas, 17,4% acima do valor arrecadado no primeiro trimestre de 2023, com 2,7 milhões de espectadores, mais 14,6% do que no ano passado.

A lista de mais vistos do mês de março é encabeçada pelo segundo capítulo da saga “Duna”, de Denis Villeneuve, com mais de 258 mil bilhetes vendidos desde a estreia, em 29 de fevereiro, seguindo-se “O Panda do Kung Fu 4”, de Mike Mitchell e Stephanie Stine, “Bob Marley: One Love”, de Reinaldo Marcus Green, o novo Godzilla contra King Kong, de Adam Wingard, e “Caça Fantasmas: O Império do Gelo”, de Gil Kenan.

O filme português mais visto do ano até março é “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, que foi visto por 16.827 pessoas e somou 102 mil euros de receita.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS