RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

PLANETA ASSINALA HOJE O ‘DIA DA TERRA’

nbsp| RÁDIO REGIONAL

Milhões de pessoas assinalam esta sexta-feira em todo o mundo o Dia da Terra, sob o tema “Investir no Planeta” e com o objetivo de alertar para a necessidade de um desenvolvimento sustentável e de salvar um planeta doente.

O Dia da Terra deve servir para lembrar a importância de os homens agirem no sentido da preservação do planeta, afirma a associação ambientalista portuguesa Zero a propósito da efeméride.

Um dos desafios é o clima, com o último relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC na sigla original) a salientar o aquecimento da Europa e a escassez de água e as perdas e danos nos ecossistemas.

Como metas nacionais, a Zero propõe para 2030 a redução de 48% das emissões de gases com efeito de estufa, a redução de 15% da produção de resíduos urbanos, a redução de 25% no consumo de água, menos 2,4 vezes de consumo de carne, peixe e ovos, e a devolução à natureza de 01% da área hoje artificializada.

São metas que se conseguem usando menos o transporte avião e mais transportes públicos, usando produtos a granel e não embalados, poupando diariamente na água, comendo mais leguminosas e preferindo casas já construídas a novas.

As comemorações do Dia da Terra realizaram-se pela primeira vez nos Estados Unidos a 22 de abril de 1970, por iniciativa do senador Gaylord Nelson.

VEJA AINDA:

ESTUDO: UM QUARTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL CORRE RISCO DE GRANDES INUNDAÇÕES

Lusa

AMBIENTALISTAS SAÚDAM FIM DOS MOTORES DE COMBUSTÃO A PARTIR DE 2035

Lusa

LIMITAR AQUECIMENTO GLOBAL A 1,5 GRAUS REDUZIRÁ SIGNIFICATIVAMENTE RISCOS PARA HUMANOS

Lusa

SANTIAGO DO CACÉM: AUTARQUIA APELA À POUPANÇA E USO RESPONSÁVEL DA ÁGUA

Lusa

VENDA DE NOVOS VEÍCULOS LIGEIROS ELÉTRICOS CRESCE 78% ATÉ MAIO

Lusa

PAN: QUER INCLUIR O CRIME CONTRA O AMBIENTE (ECOCÍDIO) NO CÓDIGO PENAL

Lusa