A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, deteve um homem e uma mulher, em operações distintas, pelo crime de posse de armas proibidas.
As detenções ocorreram em flagrante delito na sequência de diligências integradas numa estratégia de prevenção e combate à criminalidade violenta, que visa a deteção e a apreensão de armamento ilegal suscetível de ser utilizado na prática de ilícitos criminais graves.
No total das duas intervenções policiais, desencadeadas após ações de recolha de informação, as autoridades procederam à apreensão de dez armas de fogo e de dezenas de munições de diversos calibres.
O suspeito, de 67 anos, foi intercetado na localidade de Peso da Régua, no distrito de Vila Real, tendo a Judiciária apurado que o homem detinha o material bélico em violação direta da legislação em vigor.
Na sua posse foram encontradas cinco caçadeiras e cartuchos variados. Por sua vez, a arguida, de 60 anos, foi detida no concelho de Ovar, pertencente ao distrito de Aveiro, confirmando-se as suspeitas de que guardava armamento fora das condições estipuladas por lei.
A investigação policial indicou que a mulher se preparava para colocar as armas no mercado ilegal, não possuindo qualquer documentação que legitimasse a respetiva posse. No seu caso, foram também confiscadas cinco caçadeiras e várias munições.
As detenções foram comunicadas às instâncias judiciais competentes, tendo os arguidos sido libertados após a aplicação das medidas de coação iniciais.

