Ligue-se a nós

REGIÕES

PORTO VAI RECEBER EM 2021 A WOMEX O MAIOR EVENTO MUNDIAL DA INDÚSTRIA MUSICAL

O Porto recebe em outubro de 2021 a Womex Worldwide Music Expo, a maior feira do mundo do setor, sendo esperados, ao longo de cinco dias, mais 2.500 profissionais, 60 espetáculos de ‘show case’, em oito salas diferentes.

Online há

em

O Porto recebe em outubro de 2021 a Womex Worldwide Music Expo, a maior feira do mundo do setor, sendo esperados, ao longo de cinco dias, mais 2.500 profissionais, 60 espetáculos de ‘show case’, em oito salas diferentes.

O festival, apresentado hoje no Teatro Rivoli, acontece de 27 a 31 de outubro, tendo implicado um investimento nacional na ordem dos 1,7 milhões de euros, onde se inclui o apoio do Ministério da Cultura (200 mil euros), do Turismo de Portugal e da Câmara do Porto (620 mil euros).

“Hoje é um marco histórico. Esta ideia de querer trazer o Womex para Portugal tem mais de 20 anos”, afirmou, na conferência de imprensa desta tarde, o diretor geral da AMG Music, António Miguel Guimarães, produtora responsável pela realização do evento em Portugal.

Ao longo de cinco dias, são esperados, entre os mais de 2.500 profissionais envolvidos, mais de 260 artistas vindos de todos os continentes, cerca de 520 editoras e distribuidoras, quatro centenas de instituições governamentais e educacionais, oito centenas de agentes, mais de 610 gestores e 300 produtores, a que se juntarão cerca de 1250 empresas vindas de mais de 50 países.

“Esta gente toda vem aqui para comprar e vender, ou seja, o que aqui vai acontecer em [20]21, vai se refletir-se em [20]22, [20]23 e [20]24 nas salas de todo o mundo. Os artistas que conseguirem ser selecionados (…) vão ter reflexos até uma década. Uma presença no Womex vale ouro para a exportação de qualquer grupo artístico, de qualquer projeto cultural”, explicou o diretor Geral da AMG Music.

Para aquele responsável, o Womex será “vital” para a reorganização do mundo da música na era pós-covid-19, em que tudo se desestruturou, na medida em que vai permitir reativar contactos, projetar o futuro, relançando as carreiras dos artistas.

“Quando nós começámos este processo, o contexto era de expansão, agora vai ser um contexto de recuperação. Para nós, cultura portuguesa, música portuguesa, desse ponto de vista, no meio de tanto azar, tivemos sorte. (…) São oportunidades que acontecem de 30 em 30 anos, e, portanto, temos de aproveitar”, afirmou, sublinhando que o evento terá um impacto económico “poderosíssimo” cá dentro.

António Miguel Guimarães explicou ainda que os artistas serão escolhido por um júri conhecido como “Os Sete Samurais” a quem cabe a tarefa de selecionar 60, entre as “milhares de propostas”.

Em declarações aos jornalistas, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, que marcou presença na cerimónia de apresentação da edição de 2021 da Womex sublinhou a importância da realização de um evento desta dimensão para o Porto e para o país, ainda mais em contexto de pós-pandemia.

“Há um apoio financeiro e também institucional e o empenho que temos, juntamente com outros parceiros de alargar esta presença de Portugal na Womex, se quiser um compromisso que vá para além de apenas um ano”, adiantou a governante.

Graça Fonseca disse ainda estar confinante de que as instituições, caso a evolução da pandemia assim o exija, serão capazes de se adaptar como aliás tem demonstrados ao longo dos últimos dois meses.

Presente na cerimónia de apresentação da Womex Porto, o presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, salientou que o desejo de trazer o evento para o Porto é antigo. Em 2014, enquanto autarca, recebeu o representante da Womex. Contudo, à data, as finanças municipais e circunstâncias, em Portugal, não permitiram lançar mão deste “empreendimento”.

Desta vez, salientou, foi possível graças apoio do Governo e do Turismo de Portugal.

Aos jornalistas, Rui Moreira disse que o retorno do investimento feito pela autarquia está dependente da evolução da pandemia de covid-19, contudo, se até lá a situação estiver resolvida, é expectável um retorno 15 a 20 vezes o valor investido.

O diretor do Womex, Alexander Walter, revelou que a organização há já algum que estava a tentar trazer o evento para Portugal, pelo que não poderia estar mais satisfeito, sobretudo numa altura em que o setor enfrenta dificuldades por conta da pandemia de covid-19.

Um dos centros nevrálgico do evento será o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, local que acolherá a feira comercial, onde são aguardados cerca de 2.800 delegados para visitarem os 300 stands.

Os 60 concertos ‘showcase’ programados, em que artistas de todo o mundo se apresentam a agentes, promotores e jornalistas, terão como palcos sete salas diferentes: o Coliseu Porto Ageas, o Rivoli, uma tenda montada na Praça de D. João I, a Casa da Música, o Hard Club, o Cinema Passos Manuel e os teatros São João e Sá da Bandeira.

A programação da edição de 2021 da Womex reserva ainda um ciclo de conferências, com um total de cerca de 80 oradores envolvidos, bem como um ciclo de filmes e documentários, que, ao longo de três dias, vai exibir 16 projeções, incluindo três estreias e uma homenagem especial.

A habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Músicas do Mundo decorrerá na Casa da Música, uma das oito salas que vão acolher a edição de 2021 da Womex.

REGIÕES

LISBOA: AUTARQUIA “PREOCUPADA” COM O AUMENTO DE SEM-ABRIGO EM ARROIOS

A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira um voto de preocupação sobre o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo no largo da Igreja dos Anjos, em Arroios, e sobre os obstáculos que enfrentam para a regularização em Portugal.

Online há

em

A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira um voto de preocupação sobre o aumento de pessoas em situação de sem-abrigo no largo da Igreja dos Anjos, em Arroios, e sobre os obstáculos que enfrentam para a regularização em Portugal.

Em reunião pública do executivo municipal, o voto foi apresentado pela vereadora do Bloco de Esquerda (BE), Beatriz Gomes Dias, e foi aprovado por unanimidade.

Entre as pessoas em situação de sem-abrigo a pernoitar no largo da Igreja dos Anjos, a vereadora do BE destacou a existência de 30 migrantes timorenses, lembrando a proposta que apresentou e que foi aprovada para a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência de cidadãos timorenses, através de uma resposta nas áreas de habitação, trabalho, saúde e educação.

Apresentada há mais de um ano, essa proposta foi aprovada em fevereiro, com sete votos contra da liderança PSD/CDS-PP e 10 votos a favor, nomeadamente três do PS, dois do PCP, três do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

Nessa altura, a vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde (CDS-PP), justificou o voto contra a proposta do BE com o apoio dado pelo município aos cidadãos timorenses através do centro de acolhimento de emergência na freguesia lisboeta de Campolide, criado em março de 2022 para acolher refugiados ucranianos e que encerrou em 30 setembro de 2023.

Sofia Athayde disse que foram apoiadas “172 pessoas” no centro de acolhimento de emergência de Campolide, foi feito um ponto de situação passado três meses e foi registado “97% de sucesso de automatizados”, referindo que as equipas estão a acompanhar 15 cidadãos timorenses que estão a pernoitar na Praça da Figueira e nove na Praça do Martim Moniz, no sentido de os integrar.

No voto de preocupação apresentado esta quarta-feira, o BE reforçou que “continua válida” a proposta de criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência “ITA HOTU HAMUTUK – todos juntos”, para apoio e acompanhamento das pessoas timorenses que chegaram nos últimos meses à cidade de Lisboa, através da disponibilização de condições de habitação, trabalho, saúde e educação.

Além disso, o voto alerta para obstáculos que os cidadãos estrangeiros enfrentam para a regularização em Portugal, inclusive devido à decisão da Junta de Freguesia de Arroios de exigir um título de autorização de residência válido (arrendamento ou compra de casa) para emitir atestados de residência.

No âmbito da votação, o vereador do PCP João Ferreira disse que à câmara se pede mais do que manifestar preocupação e defendeu que esta situação “carece de uma intervenção social”, pelo que o município deve intervir “o mais rapidamente possível”.

Acompanhando a preocupação, o presidente da câmara, Carlos Moedas (PSD), deixou um voto de louvor ao trabalho que está a ser feito todos os dias na resposta às pessoas em situação de sem-abrigo, sublinhando que “a preocupação é de todos”.

A vereadora do BE reforçou que a câmara tem de concretizar a proposta de criação de um programa municipal para dar resposta às “pessoas timorenses que se encontravam em situação de sem-abrigo em outubro de 2022 e que continuam a encontrar-se em situação de sem-abrigo agora em março de 2024”.

Atualmente, o executivo da Câmara de Lisboa, que é composto por 17 membros, integra sete eleitos da coligação “Novos Tempos” (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança) — que são os únicos com pelouros atribuídos e que governam sem maioria absoluta —, três do PS, dois do PCP, três do Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), um do Livre e um do BE.

LER MAIS

REGIÕES

REGIÃO OESTE INTEGRADA NA REDE MUNDIAL DE GEOPARQUES DA UNESCO

A região Oeste é um dos 18 novos sítios mundiais que passaram a integrar a Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, confirmou esta quarta-feira a organização.

Online há

em

A região Oeste é um dos 18 novos sítios mundiais que passaram a integrar a Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, confirmou esta quarta-feira a organização.

O Geoparque Oeste passa a ser o sexto em Portugal e um dos 213 em todo o mundo.

Em comunicado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) destaca a costa marítima da região Oeste, com 15 quilómetros de praias, arribas compostas por camadas geológicas com 230 milhões de anos e as tradições ligadas à pesca.

A UNESCO faz ainda referência ao património paleontológico, com mais de 180 jazidas, nas quais foram descobertas 12 espécies e dois dos 12 ninhos fossilizados com embriões de dinossauro existentes em todo o mundo.

“É a primeira pedra de um legado para as futuras gerações, pois passarão a olhar para o seu património natural e local como algo de excecional e único,” afirma João Serra, representante do município da Lourinhã na direção da associação, citado numa nota de imprensa da Associação Geoparque Oeste.

Também citado na nota, o coordenador executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, sublinha que a candidatura faz parte da estratégia de desenvolvimento regional alicerçada na geologia, na biodiversidade, na história, na preservação e promoção das tradições e dos costumes que constituem a identidade da região.

A UNESCO designou esta quarta-feira 18 novos geoparques localizados no Brasil, China, Croácia, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Polónia, Portugal e Espanha, entre os quais o Geoparque Oeste.

O Geoparque Oeste é gerido pela AGEO — Associação Geoparque Oeste, constituída em 2018 pelos municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

Em 2020, a equipa técnica iniciou a investigação de sítios, atividades e programas turísticos que fundamentaram a candidatura apresentada formalmente em 2022 à Rede Mundial de Geoparques.

Além do Geoparque, o Oeste possui outras chancelas da UNESCO: as Berlengas — Reserva da Biosfera, Caldas da Rainha — Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares, o Mosteiro de Alcobaça – Património Mundial da UNESCO e Óbidos Cidade Criativa da Literatura.

A região Oeste integra os concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral (distrito de Leiria), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos (distrito de Lisboa).

A Rede de Geoparques Mundiais da Unesco foi criada em 2004 e conta atualmente com 213 geoparques distribuídos por 48 países do mundo.

Em Portugal, o Oeste junta-se a mais cinco geoparques: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Serra da Estrela.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE


FABIO NEURAL @ ENCODING

KEYWORDS

NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS