RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

PORTUGAL: 73% TÊM CASA PRÓPRIA MAS 16% NÃO A CONSEGUEM AQUECER

Apenas um quarto das famílias em Portugal vive em casa arrendada. Segundo dados do Eurostat referentes a 2024, 73,4% dos portugueses são proprietários da sua habitação, uma percentagem que supera a média da União Europeia (68%). O país segue a tendência do leste europeu, onde a propriedade domina, ao contrário da Alemanha, onde a maioria arrenda.

Apesar de a casa ser o principal ativo das famílias, o conforto térmico continua a ser um problema. Portugal é um dos países onde se sente mais dificuldade em manter a casa quente: cerca de 16% da população admite não conseguir aquecer a habitação, face à média europeia de 9%. Ainda assim, registou-se uma melhoria de 5,1 pontos percentuais face ao ano anterior.

Os dados revelam ainda que os jovens portugueses saem de casa dos pais, em média, aos 28,9 anos. Nesta faixa etária, a sobrelotação das habitações ronda os 18%, refletindo as dificuldades de acesso ao mercado imobiliário.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

DESEMPREGO EM PORTUGAL RECUA 8,7% EM MAIO PARA 274 MIL INSCRITOS

Rádio Regional

PORTUGUESES REDUZEM ORÇAMENTO DE FÉRIAS PARA 861 EUROS EM 2026

Rádio Regional

GOVERNO REDUZ DESCONTO NO ISP PERANTE QUEDA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Rádio Regional

GNR: OPERAÇÃO TRADEMARK APREENDE MAIS DE 13 MIL ARTIGOS CONTRAFEITOS

Rádio Regional

GOVERNO ALARGA PRAZO DE ENTREGA DO IRC PARA 30 DE JUNHO

Rádio Regional

LIPOR REGISTA LUCRO DE 8,5 MILHÕES DE EUROS EM 2025

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.